x

Post de Andre no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Discordo um pouco quando você fala que Manoel e Henrique não são dupla pra títulos. Se não fosse, não ganharíamos o Paulista. Você pode não gostar deles, mas eles mereceram o direito de ter um pouco de crédito.

Quanto ao Bruno Mendez, ele deve ter oportunidades em breve. Basta treinar bem pra ter essa chance.

em Bate-Papo da Torcida > Vamos falar de Bruno Méndez

Em resposta ao tópico:

Não é de hoje que nossa defesa não é a mesma de tempos atrás.

Nos orgulhamos principalmente de 2008 para cá de um dos melhores sistemas defensivos (se não o melhor) do país. Com altos e baixos, mas sempre com padrão tático e jogadores ascendentes em seus desempenhos.

Porém isso vem mudando de forma mais acentuada do ano passado para cá. É notório.

Desde a saída da dupla Balbuena/Pablo não temos jogadores regulares ou afirmações para a posição.

Sabemos que um sistema defensivo passa por um goleiro firme, laterais que anulem as subidas, linhas compactas, volantes aplicados e não apenas dois ou três bons zagueiros, porém por mais que tenhamos pontos a corrigir, com exceção de nossa dupla de zaga temos um sistema consistente e jogadores preparados, como Cássio, Fagner, Ralf, Gabriel, Junior Urso e outros minimamente preparados no banco.

Nesse ponto o que preocupa mesmo é nossa dupla de zaga. Minha humilde opinião: Manoel e Henrique não são jogadores para um time que pensa em títulos. Veio no paulista? Sim, mas quando pensamos em Copa do Brasil e Sulamericana em que um jogo ruim termina com um campeonato inteiro e o Brasileiro em que regularidade é tudo, é difícil pensar que esse nível de jogadores possa nos ajudar a levantar o caneco ao final do ano.

No banco temos um contestado Pedro Henrique que por mais que tenha tido suas oportunidades e demonstrado certo desenvolvimento, não trás confiança à torcida, além de Marllon que mostrou seu valor em todas as oportunidades mas mostra certa resistência com Carille (ao qual é difícil de sabermos porque) e Bruno Méndez. Este, um jogador novo, com apenas 19 anos de idade e desconhecido por grande parte da torcida. Sendo assim resolvi pinçar números de sua carreira e fiquei extremamente surpreso.

Sei que não é apenas um jogador que muda um time (com exceção de alienígenas como Messi), mas os números ajudam a compreender o impacto de sua entrada e visível melhora do desempenho, sobretudo defensivo da equipe.

Vamos aos fatos:

O jogador subiu para os profissionais do modesto Montevideo Wanderers em meados de 2017, logo no final do Clausura Uruguaio (segundo turno, digamos assim). Inicialmente como lateral direito foi titular em 4 partidas na reta final do campeonato, atuando por 90 minutos em 3 delas e por 45 em uma.

Clausura 2017:

Sem ele: 11 jogos / 22 gols sofridos / média de gols sofridos: 2,00 por jogo

Com ele: 4 jogos / 4 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,00 por jogo

Durante o ano de 2018 disputou tanto o Apertura quanto o Clausura pelo Montevidéu Wanderers além da Copa do Uruguai. Tanto no Apertura quanto na Copa jogou como lateral direito, passando a ser zagueiro central no Clausura, por onde se destacou mais ainda.

Apertura 2018:

Sem ele: 2 jogo / 4 gols sofridos / média de gols sofridos: 2,00 por jogo

Com ele: 12 jogos / 16 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,33 por jogo

Clausura 2018:

Sem ele: 6 jogos / 12 gols sofridos / média de gols sofridos: 2,00 por jogo

Com ele: 8 jogos / 8 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,00 por jogo

Copa do Uruguai 2018:

Sem ele: 4 jogos / 7 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,75 por jogo

Com ele: 3 jogos / 3 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,00 por jogo

Números absolutos jogando pelo Montevideu Wanderers:

Sem ele: 23 jogos / 45 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,96 por jogo

Com ele: 27 jogos / 31 gols sofridos / média de gols sofridos: 1,15 por jogo

Aproveitamento? O aproveitamento sem ele em campo foi de 28,98% dos pontos disputados, com 5 vitórias, 5 empates e 13 derrotas em 23 jogos disputados, enquanto que com sua presença, em 27 jogos disputados a equipe obteve 13 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, acumulando 55,55% de aproveitamento dos pontos disputados (praticamente dobrando o aproveitamento).

Demais números? Ao todo foram 8 cartões amarelos, 1 gol e 3 assistências.

Seleção Uruguaia? Ao todo foram 29 jogos, sendo 1 pela Sub-17,26 pela Sub-20 (25 como capitão) e 2 pela seleção principal (contra Brasil e França, em 2018 e em ambos como titular).

Novamente repito que não é ele que mudou TUDO, mas é de se pensar o resultado de sua entrada no time pois os números são bem claros.

Somado ao fato de ser homem de confiança na sub-20 e convocado com apenas 19 anos para a principal em jogos contra potenciais e sendo titular.

Posso estar errado e no Corinthians a camisa pesar, mas vi vários jogos dele e sempre mostrou extrema personalidade, liderança e qualidade acima da média para a sua posição (talvez por migrar da lateral para a zaga). Não foi apenas no mediano campeonato uruguaio que se destacou, mostrou tudo isso em todas as camisas que vestiu, sendo protagonista na sub-20 e jogando muito bem nas duas oportunidades que teve pela principal.

Sempre lembrando: 19 anos!

Não podemos ter um jogador desse no elenco para queimá-lo e possivelmente emprestá-lo para qualquer time de série B por não utilizá-lo enquanto temos dificuldade absurda com nossa zaga titular. Sem levar em conta sua qualidade ainda tem o valor futuro que 85% de seus direitos econômicos podem nos trazer. Sei que chegou a pouco tempo, mas não utilizá-lo com inteligência é negligenciar e pior, depreciar um ativo relevante que temos.

Abre o olho Carille!

Responder ao post do Andre

Réplicas desse post

Foto do perfil de Augusto

Augusto 2.668 posts

@augusto.rodrigues1 em 01/05/2019 às 12:46

Nem sempre treinar bem é o suficiente por aqui... Marllon que o diga que é melhor que o ph, e sempre come banco quando titulares não podem jogar.

Foto do perfil de Bruno

Bruno 23 posts

@brunomello em 01/05/2019 às 12:03

Como disse 'minha humilde opinião'. E não sei quanto ao 'se não fosse, não ganharíamos o Paulista'. Passamos tanto nas quartas quanto na semi final por disputas de pênaltis após jogos sofríveis (com exceção do primeiro jogo da semi final). E crédito merecem sim, tem participação na conquista, mas isso não diminui a 'minha opinião' de que não são zagueiros a altura do Corinthians. Quanto ao 'basta treinar bem para ter essa chance' tenho minhas dúvidas (enormes). Se for nessa linha de pensamento apenas o time titular e mais uns 2,3 jogadores treinam bem e o resto nada, pois há poucas mudanças no time. Se fosse simples assim haveria maior rodizio em algumas funções aos quais sabemos que não há. Enfim, na somatória toda, essa é a minha 'humilde opinião'.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Nicolas

    A casa tá caindo por isso fechando com site de puta

    Última resposta há 11 segundos por Kimbo Badd

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Filipe Silva

    Tankando o Bostil kkkkkk...

    Última resposta há 11 segundos por Matheus Reus

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 15 segundos por WESLEY MATEUS

    47respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de JOTAR

    Live safiel neste momento

    Criado há 52 segundos por JOTAR

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Tévez falando do confronto do Corinthians na Libertadores contra o Rosario Central

    Última resposta há 2 minutos por VIÚVA VP

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1962

    Criado há 18 horas por Marcio Serrão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Japoneses não tem mais respeito pelo Brasil (estão nos zoando)

    Criado há 2 minutos por Manoel Corinthians

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Não precisa ser vidente mas vivemos para vermos os japoneses falando isso da seleção

    Última resposta há 4 minutos por Cleder Rogerio Maximo

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Se vender os principais jogadores e perder o Memphis

    Última resposta há 4 minutos por Matheus Reus

    1resposta

    acessar o tópico