x
Fórum do Corinthians

O que falta para um time "COMPETITIVO"

Foto do perfil de José

José 176 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/02/2018 às 14:22
Por José Silva (@jose.bagrinho)

Como é de conhecimento geral desde o início do ano o Mestre Carille focou em resgatar o consagrado 4-1-4-1 de 2015, mesmo com um elenco não tão forte quanto o do Hexa, e ainda contando com algumas baixas em relação em 2017 esse foi o esquema escolhido para começar o ano e no início pareceu que ia dar certo.

Muitos costumam culpar Romero ou a falta de atacante para a falha desse esquema, mas analisando bem principalmente se compararmos com o jogo de ontem o que pesou realmente foi Jadson e Rodriguinho jogando juntos, algo que vem acontecendo desde o segundo semestre de 2017.

No consagrado esquema de 2015, Tite ultilizava 2 meias, 1 volante e 1 ponta na linha de 4 no meio, assim com Jadson na direita, Elias centralizado a direita, R Augusto centralizado a esquerda e Malcon na ponta esquerda. Em 2017 iniciamos com 2 meias e 2 pontas, e por mais que o Mestre tentou ficou claro que Jadson e Rodriguinho brigam pela mesma vaga, assim como Clayson e Romero briga pela mesma vaga (obs: não estou entrando no critério de qual deve ser titular apenas que são jogadores para mesma vaga), pois jogar com dois meias centralizados, ao invés de um meia e um volante, e dois pontas acaba fragilizando demais o time. Sobrando assim duas vagas no meio de campo, uma para volante e outra para um meia que joga pelas beiradas.

Ontem tivemos a apresentação de um jogador que mostrou que cairia muito bem nesse esquema o Rene Junior, assim como Maycon também é propicio para aquela e vaga, e não temos mais nenhum outro que jogue ali, não adianta segurar o Rodriguinho nessa posição, a terceira opção seria Marciel que foi emprestado.

Romero e Clayson também não jogam juntos, por mais que Romero ajude bem pela esquerda ele não é ponta esquerda, e como Clayson não rende tão bem pela esquerda não adianta achar que tem espaço para os dois no time, os dois disputam a vaga de ponta direita e pronto, usa um ou outro dependendo da intenção do momento, atacar ou defender.

E por último outro fato de conhecimento geral Jadson não aguenta mais jogar pelas pontas, e com isso ele disputa vaga com o Rodriguinho, colocar dois meias centralizados vai fragilizar o time sim, afinal ocupam o espaço de um volante, então ou é um ou é outro (Ficaria com o Jadson para segundo tempo, podendo ser a arma do time da segunda etapa).

Seguindo esses princípios temos bons titulares e bons reservas para 3 vagas no meio, R Junior ou Maycon, Jadson ou Rodriguinho e Clayson ou Romero. Ficando assim uma vaga em aberto no meio para um meia que atue pela esquerda, muitos cobram a contratação de um centroavante, mas não vejo ninguém cobrando jogador para essa posição, Marquinhos Gabriel tá machucado mas já mostrou que não dá conta ali, Vittal não tivemos muito tempo para saber se da conta ou não. Mas o fato é que precisamos de 2 jogadores par aquela posição um titular e um reserva bom, além de um centroavante para termos um time realmente bom. Vale ressaltar que essa mesma escalação ainda poderia variar de 4-1-4-1 para 4-3-2-1 mantendo os mesmo jogadores.

Essa é minha analise sobre time nesse momento, aguardo opiniões.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 37º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 20/02/2018 às 22:43

Acho que pelas peças que temos, tá na hora de mexer no time e dar chances a outros, não dar para ficar dando chances ao que não vem rendendo

Foto do perfil de Tiago Pexe

Ranking: 921º

Tiago 3.880 posts

@tiagopexe em 20/02/2018 às 20:03

A questão não é se podem jogar ou não.

Jadson e Rodriguinho jogaram juntos em 2017 e o time foi campeão.

Taticamente, nesse esquema 4-1-4-1, os jogadores centralizados tem que ter poder de marcação, senão vira uma bagunça e sobrecarrega o primeiro volante. Renato Augusto muitas vezes marcava mais que Paulinho, ficava mais, e se revezava com Paulinho.

Alguém se lembra de Guilherme chinelinho em 2016, jogando centralizado, Tite tentou repetir o 4-1-4-1 e n deu certo.

Com o Jadson é a mesma coisa, ele pode jogar centralizado, mas protegido por 2 volantes. Ou então, o Rodriguinho vai ter que se sacrificar por ele, jogando mais recuado, como um segundo volante, mas essa não é a essência do 4-1-4-1, onde n existe um segundo volante, mas uma alternância.

Foto do perfil de Anisio Molim

Ranking: 172º

Anisio 11.755 posts

@amoamolim em 20/02/2018 às 15:38

Vou me ater a responder sobre a pergunta do tópico que diz assim: 'O que falta para um time competitivo? (você esqueceu do ponto que interroga o sinal é esse (? ), eu coloquei pra você)

Pois bem; pra mim falta tudo, laterais, volantes que saibam jogar futebol e não apenas destruir jogadas, meias de armação e criação (só temos um e assim mesmo, não é lá uma brastemp) e atacantes dos dois lados e um na referência que faça gols. Só isso. O técnico pode ser esse aí, caso ele não insista mais, em camachos, romeros e rodriguinhos.

É o que falta para ser competitivo.

Foto do perfil de Marco Antonio Ferreira

Ranking: 6.628º

Marco 424 posts

@ciska em 20/02/2018 às 15:28

Nem li o post todo pois é muito longo, mas para mim o que falta é Técnico.

Publicidade

Foto do perfil de Tati Nascimento

Ranking: 69º

Tati 1.026 posts

@loco.31 em 20/02/2018 às 14:48

Outra coisa. Acho que Clayson tem sempre jogado pela esquerda. Inclusive, quando Carille colocou Romero pela esquerda, supostamente para ajudar o Capixaba, Carille colocou MG do outro lado, supostamente porque Clayson não daria certo na direita. Acho que a esquerda que é o melhor lado de Clayson. Não é isso não?

Foto do perfil de Tati Nascimento

Ranking: 69º

Tati 1.026 posts

@loco.31 em 20/02/2018 às 14:32

Quero dizer como meia pela esquerda.

Foto do perfil de Tati Nascimento

Ranking: 69º

Tati 1.026 posts

@loco.31 em 20/02/2018 às 14:31

Pedrinho talvez fosse uma boa aposta por ali. Não?

Foto do perfil de Tati Nascimento

Ranking: 69º

Tati 1.026 posts

@loco.31 em 20/02/2018 às 14:27

ótima análise.