x
Fórum do Corinthians

Vejam se há coerência

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Marcos

Ranking: 393º

Marcos 7.382 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/10/2013 às 10:06
Por Marcos Marques (@valdemir)

Não é tão difícil assim entender o que se passa com o Corinthians:

Fato é que o Tite pensou, estudou e armou o time do Corinthians em cima de uma visão tática perfeita, segura e consistênte, a ponto de termos ganhado tudo ano passado, esse elenco ter entrado na história com o mais vencedor de todos, etc.

O esquema usado pelo Tite foi idealizado para ter todo o controle do jogo e atacar com segurança. Acontece que para dar certo, é necessário um vigor e esforço físico relevante, pois exige que todo jogador seja muti funcional e tenha condição física de defender e sair rapidamente no contra-ataque, por isso a necessidade premente de um centroavante de referência e laterais volantes que saiam carregando a bola levando o time à frente.

O Corinthians ganhou quase tudo ano passado, mas ficou com jogadores com idade avançada e com vigor físico menor e uma clara falta de motivação por já ter alcançado todos os títulos possíveis.

O Tite erra ao insistir no mesmo esquema, posto que sabe que não pode mais extrair tudo que precisa desse elenco. Erra também ao indicar jogadores de qualidade duvidosas para substituir Ralph e Paulinho quando não pode contar com eles. A diretoria erra ao não perceber o óbvio: que isso iria acontecer esse ano e que uma renovação do elenco era fundamental. O que é mais fácil? Se defender, mas não tem mais condições de levar o time ao ataque.

O Tite erra porque se desastabilizou, achou que o esquema era perfeito e que duraria para sempre. É hora de renovar e inovar, dar outra forma a este time de jogar com a ausência de jogadores com características que ele precisava ano passado. É hora de deixar esse time mais ofensivo, ou alguém duvida que o nosso ataque seja menos talentoso que o do Botafogo, Atletico-PR e Vitória por exemplo que estão perto do G4, quanto mais os dos times perto do rebaixamento?

Vamos apoiar e cobrar isso, foco!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhor resposta

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 76º

Edgard 18.152 posts

@edgard.alan.souza em 18/10/2013 às 10:31

Temporada 2013 começou e eu percebo o Tite agindo de forma correta, renovando e emitindo sinais de que vai mudar o esquema para o 4-4-2 pra encaixar Renato Augusto e Pato no time. Time faz partidas de encher os olhos contra Millionarios (sem torcida) e Tijuana no Pacaembu jogando assim.

Porem as contusões do Renato Augusto e do Pato iniciam um processo de confusão na cabeça do Tite e ele decide abandonar esse 4-4-2 e retornar ao 4-2-3-1. Esse sistema dá seu último suspiro e ganha o Paulista e a Recopa.

Começa o Br13 e mesmo sem ser brilhante, Tite mantem o 4-2-3-1 e o SCCP consegue se manter entre os 6 primeiros. Tite perde o craque do time, Paulinho, depois perde Guilherme, chegou a vez do Ibson.

Aqui o professor se perde totalmente. Refugo do Flamengo e Santos não é nem sombra do antigo camisa 8 e os resultados desaparecem.

Quando os antigos pilares da equipe também caem fisicamente, as limitações e a covardia do treinador ficam cada vez mais escancaradas. Se agarra ao esquema, não altera as peças, time cada vez mais recuado onde o importante é não perder, desculpas.

Essa é a temporada 2013 do SCCP onde espero que o capitulo final não seja o rebaixamento pra Serie B.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcos Marques

Ranking: 393º

Marcos 7.382 posts

@valdemir em 18/10/2013 às 12:37

O que estamos vendo é que o Tite precisa adptar os jogadores que ele tem disponível neste momento, com quem esteja bem, com um novo esquema tático, mais ofensivo, ao invés de tentar a todo custo adptar os novos jogadores ao esquema tático antigo. Prova disso é a quantidade de atletas jogando fora de suas posições de origem, numa clara e desesperada tentativa de manter o esquema 4-2-3-1 que não está dando certo.

O time ano passado na final do mundial era: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson; Guerrero

O time do jogo contra o grêmio foi: Cássio, Edenilson, Cléber, Gil, Igor e Ralf, Guilherme, Diogo Macedo, Douglas, Romarinho e Emerson

São apenas três jogadores em comum e os demais com características totalmente diferentes.

Foto do perfil de Renato Garcia David

Ranking: 7.143º

Renato 378 posts

@renatinho.da.leste em 18/10/2013 às 12:35

Se for contratar pereba é melhor dár oportunidade para o pessoal da base, apesar de achar a base do Corinthians mal trabalhada.

Foto do perfil de Everton Alves

Ranking: 5.954º

Everton 504 posts

@ellalves em 18/10/2013 às 12:31

O problema foi que os adversários aprenderam como jogar contra o Timão e Tite n modificou o modo de jogar. Concordo com você também, montar um time de velhos é loucura.
Foto do perfil de Felipe Ramos

Felipe 13 posts

@felipe07ramos em 18/10/2013 às 12:31

Perfeita a análise. Assino embaixo!

Publicidade

Foto do perfil de Rogerio De Oliveira

Ranking: 1.747º

Rogerio 2.158 posts

@rogerjau em 18/10/2013 às 12:16

Analize perfeita, exatamente o que eu penso

Foto do perfil de XandÃo Polemico

Ranking: 78º

Xandão 17.877 posts

@xandaopolemico em 18/10/2013 às 12:07

Dificuldades sim, mas manter panela e a covardia em campo não tem explicação

Foto do perfil de Rodrigo Junqueira

Ranking: 2.657º

Rodrigo 1.414 posts

@rodrigo.junqueira em 18/10/2013 às 11:34

parabéns pelo tópico e o nível dos comentários.
Foto do perfil de Ivan Pereira

Ranking: 1.919º

Ivan 1.962 posts

@ivan.avare em 18/10/2013 às 11:32

Se nós, torcedores, fossemos capazes de pensar com coerência, chegariamos a triste conclusão que o Cornthians merece ser rebaixado para a segunda divisão. O futebol que o time apresenta neste brasileiraão é digno de pena ou de risos...