x
Fórum do Corinthians

O que fazer para ainda termos um time para torcer?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alinha

Alinha 40 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/09/2025 às 20:06
Por Alinha M (@alan-pedroso1)

1. Profissionalizar a gestão

Criar um departamento de futebol independente do clube social.

Nomear executivos com histórico de sucesso no futebol, não apenas ex-jogadores ou aliados políticos.

2. Separar o clube social do futebol

Criar uma empresa (SAF ou modelo similar) para o futebol.

Clube social continua como associação, mas sem interferência no time profissional.

3. Reduzir a folha salarial

Parar de contratar medalhões caros com contratos longos, rescindir com jogadores que não condizem com a situação atual.

Apostar em jovens da base, com folha reduzida e foco em performance e revenda (O próprio Gui Negão é um case de sucesso, rende mais que Romero, Talles, Hector e todas aquelas perebas caras).

4. Negociar dívida

Fazer refinanciamento com credores.

Vender ativos (ex: parte de jogadores ou percentuais de receita futura).

Buscar novos patrocinadores e acordos comerciais mais vantajosos.

5. Transparência e prestação de contas

Abrir números publicamente.

Atrair investidores com governança clara.

🧱 Obstáculos reais

Resistência política: conselheiros e aliados do atual grupo não querem perder poder.

Falta de pressão da torcida organizada: parte das torcidas têm relações próximas com dirigentes.

Modelo arcaico de gestão: enquanto clubes como Botafogo, Cruzeiro e Vasco viraram SAF, o Corinthians ainda funciona como nos anos 90.

Receitas comprometidas: parte do dinheiro da TV, patrocínio e bilheteria já está antecipada.

O Corinthians precisa passar por um choque de gestão, mas dependeria de vontade política real (de dentro e fora do clube), profissionalização radical, quebra de velhos vícios administrativos, apoio da torcida à reestruturação (que pode doer no curto prazo).

Sem essas mudanças, o clube corre o risco de virar um novo Cruzeiro pré-SAF: endividado, sem crédito, e cada vez menor. Pior que Cruzeiro, a gente pode acabar falindo e ter que recomeçar do zero, literalmente.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Juan Sebastian Veron

Ranking: 135º

Juan 13.478 posts

@juan-sebastian-veron em 27/09/2025 às 11:39

São boas ideias tudo já foi sugerido.

Mas como próprio tópico citou a resistência. Antes de tudo só precisa haver uma intervenção judicial.

Foto do perfil de Juarez Augusto

Ranking: 1.320º

Juarez 2.797 posts

@juarez.augusto em 27/09/2025 às 20:53

Jogar dinheiro fora com jogadores de péssima qualidade ex: Romero talles magno hector caca hugo charles Maycon palácio felix torres Pedro raul alex santana olha essa lista de jogadores limitado.muito triste essa situação

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcelo Camargo

Marcelo 42 posts

@marcelo-camargo1 em 28/09/2025 às 22:56

Parabéns pelas propostas. Todas muito coerentes e lógicas. O problema é romper com a atual panela que existe na gestão do clube e conseguir fazer algo diferente. Infelizmente, os parasitas do conselho e da administração nunca irão largar o osso...

Foto do perfil de Elson Jesus Basilio

Ranking: 2.146º

Elson 1.777 posts

@maniadetimao em 28/09/2025 às 22:43

Com salário do Memphis dava pra pagar 8 jogadores, que jogassem, porque esse Holandês este ano não jogou nada.

Foto do perfil de Patricia Falcão

Ranking: 1.051º

Patricia 3.453 posts

@patricia.falcao em 28/09/2025 às 16:12

Já era

Foto do perfil de Marcio Cajui Inoue

Ranking: 8.206º

Marcio 300 posts

@marciojapa em 28/09/2025 às 09:51

Meu amigo ideias todo mundo tem. O problema do Corinthians é que está ali usufruindo, mamando. Enquanto a instituição der dinheiro para as ratazanas continuarem fazendo suas vidas sem responsabilidade de acontecer algo que realmente sejam punidos está tudo bem.

Publicidade

Foto do perfil de Joseph  Dias Schwalk

Ranking: 19º

Joseph 38.141 posts

@joseph-dias-schwalk em 28/09/2025 às 08:13

Gui negão não é parâmetro não, ele só tá no clube pq o agente dele é sócio do mentiroso melo, futuramente vai aparecer pegadinha no contrato $$$ clube precisa é de teto salarial, maior exemplo está no próprio estado, o mirassol, elenco modesto e está bem na parte de cima da tabela!

Foto do perfil de Marcelino Jesus De Lima

Ranking: 5.650º

Marcelino 541 posts

@marceljesus em 27/09/2025 às 20:45

Eu já tenho um time para torcer!

Foto do perfil de Micah Sccp

Micah 133 posts

@michel.prigol em 27/09/2025 às 19:25

Três letras: SAF