x
Fórum do Corinthians

Aos que dizem que o Corinthians faliu

Foto do perfil de Luis

Ranking: 3.670º

Luis 965 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/08/2025 às 10:53
Por Luis Ribas (@luis-carlos-batista1)

Claramente dívida do Corinthians não é impagável, e consequentemente, o clube não faliu.

Chego a essa conclusão de forma simples. Vamos supor que ela esteja em quase 3 bilhões, até onde sabemos o Corinthians arrecada cerca de 1 bilhão por ano.

Fazendo uma analogia com a vida comum (conta de padeiro, sem considerar taxas e juros), é como se uma pessoa que ganha 1 milhão por ano comprasse um apartamento de 3 milhões, parcelado em 10 anos. Essa dívida seria impagável? Obviamente não. O parcelamento faria parte da rotina dela por 120 meses, mas seria plenamente administrável, pois representaria uma parte da renda, mas não a ponto de impossibilitar o pagamento dos outros custos de vida e ainda investir ou fazer reservas. Bastaria administrar os recursos de forma que fosse possível pagar a dívida sem comprometer os demais compromissos.

O problema é que, atualmente, o Corinthians, em vez de equacionar a dívida, só a aumenta. É como se essa pessoa do exemplo, depois de comprar o apartamento, adquirisse também um Porsche de 1 milhão para usar nos fins de semana, uma Land Rover Velar de 700 mil para o dia a dia, saísse para jantar todos os dias no Fasano e continuasse gastando sem controle, ou seja, além de aumentar a dívida, ainda cria mais custos recorrentes que elevam o custo de vida. E isso torna complicado administrar as finanças.

Em melhores palavras, a dívida só se torna impagável quando não é paga e ainda cresce. No momento em que alguém, minimamente sério assumir o clube, focar em profissionalizar a gestão, com um período de austeridade, montando elencos focados em custo e benefício, principalmente direcionando recursos para equacionar as dívidas, em poucos anos o clube conseguirá voltar a ter condições de investir e estar na elite novamente.

A questão é: a torcida aceitaria ficar de 5 a 10 anos sem contratar jogadores caros para que as contas fossem colocadas em dia?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Raphael Corinthians

Ranking: 1.138º

Raphael 3.221 posts

@raphael.corinthians2 em 14/08/2025 às 11:41

Olhando para os candidatos a ser presidente do Corinthians, Conselho, postura de caras como Tumba Jr, que afirmo sem pestanejar: não há solução com esse tipo de gente envolvida, quebramos sim, e pior que o Cruzeiro porque quanto maior o tamanho, maior o tombo.

Foto do perfil de Felipe Santos

Ranking: 8.107º

Felipe 305 posts

@felipe-santos7 em 14/08/2025 às 11:19

Rapaz... Existe um conceito completamente ignorado no seu raciocínio que se chama fluxo de caixa. Se você ganha 1 milhão e tem um custo de vida de 950mil reais, financiar a casa de 3 milhões é loucura. Corinthians não é insolvente porque o patrimônio do clube cobre a dívida (isto é, se vender tudo ele se paga), entretanto, esta enforcado no fluxo de caixa. Dívidas de curto prazo, salários entre outras coisas comem quase todo o orçamento do Corinthians. O que resta malemá consegue pagar o Juros. O fluxo de caixa do Corinthians está comprometido. Não temos dinheiro em caixa.

Foto do perfil de Wesley Barbosa

Ranking: 3.547º

Wesley 1.001 posts

@sobral1910 em 14/08/2025 às 11:17

Faliu, se não profissionalizar a administração não adianta nada arrecadar 1bi anual e não saber administrar.

Quem falou foram os administradores que lá passaram.

E não vão sair! E a intenção deles realmente é FALIR o clube e conseguiram.

Logo logo colocarão a venda o clube para um dos amiguinhos adquirirem, e quem vender ganhar uma grana absurda no que deveria ser do clube!

Foto do perfil de Daniel Santos Fernandes

Ranking: 181º

Daniel 11.516 posts

@daniel.santos.fernan em 14/08/2025 às 11:10

O clube tá praticamente insolvente, cheio de adiantamentos de verbas que não estarão disponíveis no futuro, não conseguindo honrar acordos (pegando empréstimo para pagar salário, sem honrar prêmioscom feminino e masculino), cheio de processos pesados que estão próximos de serem executados, vendendo almoço para pagar a janta...

Desde quando 2.5 BILHÕES virou dívida pagável, para quem não consegue pagar salários?

Esquecem que no parque São Jorge ninguém é confiável!

Mesmo que tenha 1 único, os conselheiros, os vitalícios, não deixaram o cara em paz, se não fizer o que eles quiserem...

Cada um vive da narrativa que quer! Recomendo ler Alice no país das maravilhas. Tem bastante fantasia também!

Publicidade

Foto do perfil de Matheus Inacio

Ranking: 5.172º

Matheus 618 posts

@matheus-inacio em 14/08/2025 às 11:06

Não dá pra desconsiderar o juros.

Não há menor sinal da dívida diminuindo, e nos meus cálculos só esse ano vem 400 a 450M de juros, e com a selic média do Brasil nos últimos 15 anos, por mais que a maior parte da dívida deva estar em IPCA + X, em poucos tempo o juros chega na metade do faturamento.

Eu não vejo saída de não quebrar sem a injeção de 1B, ou 1,5B se quiser que o time seja competitivo rápido.

Foto do perfil de Jefferson Ribeiro

Ranking: 112º

Jefferson 14.938 posts

@jefferson.ribeiro13 em 14/08/2025 às 11:06

O Corinthians precisa vender esse naming rights arena urgentemente, segundo se falou 50 outros já falaram 70 milhões multa.. E tirar essa pemba da nossa dívida..

Já era pra está negociando com atual marca o real interesse deles em continuar, uma vez que esses valores pagos atualmente está defasado!

Se eles aceitarem conversar 1 BI ou no mínimo o valor real da dívida atual pra eles, isso considerando os juros, com menos tempo de contrato...

Se aceitarem ok segue baile, não aceitando com certeza outro dia aparece fila de empresa que aceitaria, por exemplo, chama o concorrente do Pacaembu, quero ver se eles não aceitaram pagar os mesmos 1Bi que pagaram naquele estádio para ter shows e jogos esporadicamente..

Já que seus valores é absurdamente alto pra jogar lá..

Tirou a pemba da arena da nossa dívida, reduz essa folha salarial pela metade!

Vai com molecada da base e o que conseguir ganhar com vendas usa pra pagar as dividas..

Tivessem pessoas minimamente boa vontade só com Wesley peladeiro e Moscardo foi mais 300 milhões, cadê essa grana?

O resto parcela como falou...

Foto do perfil de Claudio L

Ranking: 3.999º

Claudio 865 posts

@claudio-alves-lago em 14/08/2025 às 11:00

Esse é o problema. A imensa maioria da torcida não pensa no clube a longo prazo. Não pensa que é uma instituição centenária e que deve ser tratada para permanecer ativa por mais cem anos.

O torcedor comum tem hoje uma única preocupação: quem que o 'incompetente' do Fábio Soldado vai contratar para substituir o Yuri Alberto na Copa do Brasil.

O horizonte não passa de uma semana, infelizmente.

Os assuntos são sempre os mesmos para a maioria: contratação e troca de técnico.

Ninguém está nem aí para a necessidade de troca de gestão e administração profissional no Corinthians.

Pobreza.

Foto do perfil de Carlos Augusto

Ranking: 178º

Carlos 11.661 posts

@carlos.augusto66 em 14/08/2025 às 10:58

Já faz anos que do trazemos jogadores ruins, Cafu, Roger, Kazim, Hugo entre outros e a dívida só aumenta, como explicar isso, aumentar a dívida só trazendo jogador ruim