x

Post de Daniel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O clube tá praticamente insolvente, cheio de adiantamentos de verbas que não estarão disponíveis no futuro, não conseguindo honrar acordos (pegando empréstimo para pagar salário, sem honrar prêmioscom feminino e masculino), cheio de processos pesados que estão próximos de serem executados, vendendo almoço para pagar a janta...

Desde quando 2.5 BILHÕES virou dívida pagável, para quem não consegue pagar salários?

Esquecem que no parque São Jorge ninguém é confiável!

Mesmo que tenha 1 único, os conselheiros, os vitalícios, não deixaram o cara em paz, se não fizer o que eles quiserem...

Cada um vive da narrativa que quer! Recomendo ler Alice no país das maravilhas. Tem bastante fantasia também!

em Bate-Papo da Torcida > Aos que dizem que o Corinthians faliu

Em resposta ao tópico:

Claramente dívida do Corinthians não é impagável, e consequentemente, o clube não faliu.

Chego a essa conclusão de forma simples. Vamos supor que ela esteja em quase 3 bilhões, até onde sabemos o Corinthians arrecada cerca de 1 bilhão por ano.

Fazendo uma analogia com a vida comum (conta de padeiro, sem considerar taxas e juros), é como se uma pessoa que ganha 1 milhão por ano comprasse um apartamento de 3 milhões, parcelado em 10 anos. Essa dívida seria impagável? Obviamente não. O parcelamento faria parte da rotina dela por 120 meses, mas seria plenamente administrável, pois representaria uma parte da renda, mas não a ponto de impossibilitar o pagamento dos outros custos de vida e ainda investir ou fazer reservas. Bastaria administrar os recursos de forma que fosse possível pagar a dívida sem comprometer os demais compromissos.

O problema é que, atualmente, o Corinthians, em vez de equacionar a dívida, só a aumenta. É como se essa pessoa do exemplo, depois de comprar o apartamento, adquirisse também um Porsche de 1 milhão para usar nos fins de semana, uma Land Rover Velar de 700 mil para o dia a dia, saísse para jantar todos os dias no Fasano e continuasse gastando sem controle, ou seja, além de aumentar a dívida, ainda cria mais custos recorrentes que elevam o custo de vida. E isso torna complicado administrar as finanças.

Em melhores palavras, a dívida só se torna impagável quando não é paga e ainda cresce. No momento em que alguém, minimamente sério assumir o clube, focar em profissionalizar a gestão, com um período de austeridade, montando elencos focados em custo e benefício, principalmente direcionando recursos para equacionar as dívidas, em poucos anos o clube conseguirá voltar a ter condições de investir e estar na elite novamente.

A questão é: a torcida aceitaria ficar de 5 a 10 anos sem contratar jogadores caros para que as contas fossem colocadas em dia?

Responder ao post do Daniel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Gumercindo Aguiar

    Halland no banco é um absurdo e esse tipo de atitude mostrou o tamanho da Noruega

    Última resposta há 17 segundos por Luiz Felipe crispino

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Félix Torres vs Alemanha: vence

    Última resposta há 24 segundos por NERY

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Filipe Martins

    André os cara aqui critica pelos erros, o Memphis anda e veneram

    Última resposta há 38 segundos por Filipe Martins

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    Essa Alemanha lembra muito o Corinthians na postura

    Última resposta há 52 segundos por NERY

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 2 minutos por Felipe Felipe Felipe

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    Fechou por 22,5 mi

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mathiers

    Félix Torres em campo

    Última resposta há 2 minutos por NERY

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Bobao

    Líder em pênaltis contra. Zero pênaltis a favor

    Última resposta há 3 minutos por Marco Antônio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marco tiberio

    Mostardo

    Última resposta há 3 minutos por Mathiers

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luque WF5

    Com todo respeito mas eu estou do lado do Iker Casillas

    Última resposta há 3 minutos por Marcos

    15respostas

    acessar o tópico