x

Post de Felipe no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Rapaz... Existe um conceito completamente ignorado no seu raciocínio que se chama fluxo de caixa. Se você ganha 1 milhão e tem um custo de vida de 950mil reais, financiar a casa de 3 milhões é loucura. Corinthians não é insolvente porque o patrimônio do clube cobre a dívida (isto é, se vender tudo ele se paga), entretanto, esta enforcado no fluxo de caixa. Dívidas de curto prazo, salários entre outras coisas comem quase todo o orçamento do Corinthians. O que resta malemá consegue pagar o Juros. O fluxo de caixa do Corinthians está comprometido. Não temos dinheiro em caixa.

em Bate-Papo da Torcida > Aos que dizem que o Corinthians faliu

Em resposta ao tópico:

Claramente dívida do Corinthians não é impagável, e consequentemente, o clube não faliu.

Chego a essa conclusão de forma simples. Vamos supor que ela esteja em quase 3 bilhões, até onde sabemos o Corinthians arrecada cerca de 1 bilhão por ano.

Fazendo uma analogia com a vida comum (conta de padeiro, sem considerar taxas e juros), é como se uma pessoa que ganha 1 milhão por ano comprasse um apartamento de 3 milhões, parcelado em 10 anos. Essa dívida seria impagável? Obviamente não. O parcelamento faria parte da rotina dela por 120 meses, mas seria plenamente administrável, pois representaria uma parte da renda, mas não a ponto de impossibilitar o pagamento dos outros custos de vida e ainda investir ou fazer reservas. Bastaria administrar os recursos de forma que fosse possível pagar a dívida sem comprometer os demais compromissos.

O problema é que, atualmente, o Corinthians, em vez de equacionar a dívida, só a aumenta. É como se essa pessoa do exemplo, depois de comprar o apartamento, adquirisse também um Porsche de 1 milhão para usar nos fins de semana, uma Land Rover Velar de 700 mil para o dia a dia, saísse para jantar todos os dias no Fasano e continuasse gastando sem controle, ou seja, além de aumentar a dívida, ainda cria mais custos recorrentes que elevam o custo de vida. E isso torna complicado administrar as finanças.

Em melhores palavras, a dívida só se torna impagável quando não é paga e ainda cresce. No momento em que alguém, minimamente sério assumir o clube, focar em profissionalizar a gestão, com um período de austeridade, montando elencos focados em custo e benefício, principalmente direcionando recursos para equacionar as dívidas, em poucos anos o clube conseguirá voltar a ter condições de investir e estar na elite novamente.

A questão é: a torcida aceitaria ficar de 5 a 10 anos sem contratar jogadores caros para que as contas fossem colocadas em dia?

Responder ao post do Felipe

Réplicas desse post

Foto do perfil de Luis

Luis 965 posts

@luis-carlos-batista1 em 14/08/2025 às 11:25

Claro que não tem e não vai ter fluxo de caixa sem ter um arrocho nas despesas, clube não alivia nada, pagar mais de 4 milhões para um, repito, um jogador, nunca vai permitir que o clube tenha caixa.

A título de exemplo, o Mirassol tem uma folha aproximadamente 3 milhões, isso mesmo, eles gastam valor inferior ao que pagamos no Memplhis, no time todo, será que o clube não conseguiria manter uma equipe de meio de tabela gastando bem menos, atá pagar as contas?

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Alexandre Monte Chellii

    ENQUETE: Goleiro e centroavante é quase meio time

    Criado há 41 segundos por Alexandre Monte Chellii

    0votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    França é imparável

    Última resposta há 2 minutos por Manoel Corinthians

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Não sei se e sou eu que tenho isso

    Última resposta há 2 minutos por NERY

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de San George

    Retratação do Blog do Paulinho com o Caca Catalao

    Última resposta há 4 minutos por Canoa furada

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Porque o Rayan debochou do Japão?

    Última resposta há 4 minutos por Gabriel Almeida Brito

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cristiano Oliveira

    Alguém ouviu falar isso do CT Joaquim Grava?

    Última resposta há 4 minutos por Joseph Schwalk Dias

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Frangueiro demais

    Última resposta há 5 minutos por Fernando Oliveira

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 5 minutos por Sammyr Abdala

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rodrigo Reis

    Corinthians na frente apenas do Vasco

    Última resposta há 6 minutos por Zuin João

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    Garoto recado do stabile...

    Última resposta há 7 minutos por Mosqueteiro

    2respostas

    acessar o tópico