x
Fórum do Corinthians

Crônica/reflexão: desesperança corinthiana - até quando?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Marcos

Marcos 72 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/06/2025 às 08:36
Por Marcos Junior (@marcos.junior48)

Recentemente revi um filme que gosto muito. Relatos Selvagens (2014). É argentino, premiado.

São seis histórias de vingança vividas por personagens que são confrontados com situações que os deixam à beira de perder o controle. É o que diz a sinopse. É o que o filme entrega.

E não teve jeito. Um dos contos me fez refletir sobre a situação do nosso tão amado Corinthians. São paralelos inevitáveis. É sobre isso que escrevo.

Em um dos contos, Simón Fisher, um engenheiro especializado em implosões, estoura no trânsito depois de uma sequência de injustiças, que começa com o seu carro sendo erroneamente guinchado. Simón é como um de nós. Exasperado pelo sistema, pelo descaso, pela impunidade... Explode.

Troque o guincho por uma diretoria perdida. Troque o carro levado por uma camisa arrancada do peito. O sentido pode ser figurado, mas o torcedor entende o significado. E principalmente o peso. O sentimento é o mesmo: um homem comum, empurrado lentamente para o limite.

Nós, torcedores, olhamos ao redor e não reconhecemos mais o time que aprendemos a amar. Dívidas viraram rotina, promessas soam como deboche. A esperança vem sempre com um asterisco... Ou com vários. Entre impeachments, escândalos policiais e ultimatos, o clube parece viver num teatro de absurdos: empresários mandam mais que presidentes, e a Fiel paga a conta em silêncio. Até quando?

Como Fisher, o torcedor acorda cedo, trabalha, sonha. E engole a raiva. Mas todo relógio de pressão (afinal é rival empilhando títulos e a gente vivendo de passado) tem um estouro anunciado. No filme, a explosão é literal. Na arquibancada, ou no sofá de casa, é tristeza, desesperança, apatia. Uma bomba emocional que não busca só justiça, mas age, principalmente, como desabafo. E o mais trágico: não explode contra rivais, mas contra si mesma.

'Bombita', título do conto de Relatos Selvagens, é um grito abafado de quem cansou. O torcedor corinthiano vive hoje essa mesma curva: do amor ao desespero, da esperança ao sarcasmo.

E a cada dia, mais um se pergunta: quantos guinchos a alma aguenta antes de perder de vez a razão?

Até quando?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Jefferson Cunha

Ranking: 6.363º

Jefferson 455 posts

@jeffersoncunha em 26/06/2025 às 09:02

O que estamos vivenciando hoje, não se trata de uma situação nova, mas que vem se arrastando por anos, com getões amadoras e fraudulentas! Se querem de fato resolver o problema e iniciar uma nova era corinthiana, comecem a responsabilizar as gestões ateriores, desde a saída do Dualib. Todos sem exceção devem ser responsabilizados, devem ser penalizados e se o clube quer se tornar um clube sério, que todos os culpados paguem pelas suas gestões, sem direito a voto, sem direito a ingresso gratuito, sem regalias, volta para o fim da fila e inicia uma condição se sócio igual aos outros!

Foto do perfil de Fabrício Kazuo Karasawa Beleze

Ranking: 3.162º

Fabrício 1.154 posts

@fabricio.beleze Apoiador em 26/06/2025 às 10:33

Parabéns pelo texto. Só falta a torcida acordar, assim como o povo brasileiro como um todo e mostrar quem manda. Outro paralelo que acho ideal é a animação infantil 'Vida de inseto' (Bug´s life), onde as formigas, que são em maior número, são oprimidas pelos gafanhotos, que são mais fortes individualmente...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Ricardo Felippi

Ranking: 1.257º

Ricardo 2.944 posts

@ricardo.felippi em 13/07/2025 às 15:19

Perfeito

Foto do perfil de Juliane Bauer

Ranking: 7.290º

Juliane 366 posts

@juliane-bauer19 em 05/07/2025 às 14:52

Boa pergunta

Foto do perfil de Alexandre Rodrigo Dos Santos

Ranking: 1.569º

Alexandre 2.388 posts

@xandon em 29/06/2025 às 15:34

Corinthians não tem conselheiros capacitados para sentar na cadeira da presidência a anos. É um pior que o outro, todos analfabetos administrativamente, ou seja, não sabe o mínimo para execer cargo de presidente. Este é o maior problema do Corinthians de anos!

Foto do perfil de Vêmcoisaboa Aí

Ranking: 513º

Vêmcoisaboa 6.069 posts

@felipe.fiel em 29/06/2025 às 10:59

Não tenho muitas esperanças de mudança.

A torcida é bizarramente estúpida.

O Duilio tinha 90% de aprovação, e o Augusto Melo também.

O Augusto Melo mentiu, mas mentiu muito, várias bombas estourando, vários erros, alguns verdadeiramente grotescos, cambismo, ele não divulgava balanços.

E a torcida aprovava ele, e não só aprovava, os organizados foram até o parque São Jorge lutar por ele, defender ele.

A R$T ficou 16 anos no poder. 16 ANOS aumentando a dívida, e ninhuém falava nada. Ninguém cobrava nada, eles cobravam um #foratite, um 'foracarile.

Mas ninguém com o mínimo de noção para saber que o problema não era treinador, não era jogador. QUe o verdadeiro problema era a diretoria, o aumento da dívida, a base loteada, a falta de transparência, a falta de um estatuto moderno.

Infelizmente, com a torcida que temos, é muito difícil mudarmos.

Se amanhã venderem os direitos de imagem dos nossos próximos 10 anos, mas trouxerem 2 ou 3 estrelas, a torcida vai achar lindo. Vão chamar o cara de mito.

Nós temos a diretoria e o clube que merecemos.

Publicidade

Foto do perfil de Luiz Antônio Sciola

Luiz 118 posts

@luiz.antonio.sciola em 28/06/2025 às 15:52

Infelizmente não vejo luz no fim do túnel p o Corinthians, enquanto houver homens de saco roxo p acabar com essa roubalheira que virou no Corinthians

Foto do perfil de Jonatas Costa

Ranking: 4.725º

Jonatas 693 posts

@jonatas.costa em 28/06/2025 às 14:40

É fácil manipular a emoção do torcedor. Infelizmente, os próximos anos serão tão difíceis quanto esse... Nada mudou.

Foto do perfil de Denis Nunes

Denis 119 posts

@denis.nunes3 em 28/06/2025 às 10:18

É um reflexo de uma situação que vivemos no país.

O Corinthians sempre foi pra mim um jeito de tentar substituir coisas ruins e coisas desagradáveis desse país.

Percebemos que estamos sendo enganados por pessoas que nos usaram e continuam nos usando.

Nunca ligaram pr essa paixão que tivemos durante toda a vida, muitos vão dizer que é apenas um time de futebol, mas não é, é muito mais e quando percebemos que estamos sendo enganados nos frustramos e a tristeza é a desesperança vem.

Foto do perfil de Marcelo Camargo

Marcelo 42 posts

@marcelo-camargo1 em 28/06/2025 às 00:47

Existe uma necessidade urgente de renovação dos dirigentes do clube. Isso passa também por uma mudança do modelo de gestão e injeção de capital. O Corinthians têm uma marca forte que se bem trabalhada pode mudar este quadro atual do clube.

O problema é que a atual panela que está na direção do clube não vai largar o osso de jeito nenhum. Como tirar estes caras de lá? Realmente não sei...isso é o que dá mais desânimo...