x

Post de Jonatas Costa no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

É fácil manipular a emoção do torcedor. Infelizmente, os próximos anos serão tão difíceis quanto esse... Nada mudou.

em Bate-Papo da Torcida > Crônica/reflexão: desesperança corinthiana - até quando?

Em resposta ao tópico:

Recentemente revi um filme que gosto muito. Relatos Selvagens (2014). É argentino, premiado.

São seis histórias de vingança vividas por personagens que são confrontados com situações que os deixam à beira de perder o controle. É o que diz a sinopse. É o que o filme entrega.

E não teve jeito. Um dos contos me fez refletir sobre a situação do nosso tão amado Corinthians. São paralelos inevitáveis. É sobre isso que escrevo.

Em um dos contos, Simón Fisher, um engenheiro especializado em implosões, estoura no trânsito depois de uma sequência de injustiças, que começa com o seu carro sendo erroneamente guinchado. Simón é como um de nós. Exasperado pelo sistema, pelo descaso, pela impunidade... Explode.

Troque o guincho por uma diretoria perdida. Troque o carro levado por uma camisa arrancada do peito. O sentido pode ser figurado, mas o torcedor entende o significado. E principalmente o peso. O sentimento é o mesmo: um homem comum, empurrado lentamente para o limite.

Nós, torcedores, olhamos ao redor e não reconhecemos mais o time que aprendemos a amar. Dívidas viraram rotina, promessas soam como deboche. A esperança vem sempre com um asterisco... Ou com vários. Entre impeachments, escândalos policiais e ultimatos, o clube parece viver num teatro de absurdos: empresários mandam mais que presidentes, e a Fiel paga a conta em silêncio. Até quando?

Como Fisher, o torcedor acorda cedo, trabalha, sonha. E engole a raiva. Mas todo relógio de pressão (afinal é rival empilhando títulos e a gente vivendo de passado) tem um estouro anunciado. No filme, a explosão é literal. Na arquibancada, ou no sofá de casa, é tristeza, desesperança, apatia. Uma bomba emocional que não busca só justiça, mas age, principalmente, como desabafo. E o mais trágico: não explode contra rivais, mas contra si mesma.

'Bombita', título do conto de Relatos Selvagens, é um grito abafado de quem cansou. O torcedor corinthiano vive hoje essa mesma curva: do amor ao desespero, da esperança ao sarcasmo.

E a cada dia, mais um se pergunta: quantos guinchos a alma aguenta antes de perder de vez a razão?

Até quando?

Responder ao post do Jonatas Costa

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Haniel Sousa

    Aos Argentinos do fórum

    Última resposta há 2 minutos por Rocky

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    O hexa vem ai

    Última resposta há 6 minutos por Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno C.

    Agora sim, vamos ser justos. Seleção tá jogando bem

    Última resposta há 7 minutos por Bruno C.

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Bagre Tiago não entra mais no time

    Última resposta há 7 minutos por Elnatã Nascimento

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 8 minutos por Thiago Augusto

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Elnatã Nascimento

    Vamos gente, eu quero mais tópicos de qualidades...

    Última resposta há 8 minutos por Roblox Neto

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 9 minutos por Tulio Melo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 9 minutos por mauricio randi

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Clilson Assis

    Melhor vender o PSJ pra abrir um presídio

    Última resposta há 10 minutos por Jefferson nunes

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Juan Sebastian veron

    Que várzea essa Escócia hein

    Última resposta há 10 minutos por Tom

    16respostas

    acessar o tópico