x
Fórum do Corinthians

E ainda querem uma SAF para o Corinthians?

Foto do perfil de Allan

Allan 35 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/01/2023 às 09:19
Por Allan Costa (@allan.costa)

Há quatro meses eu escrevia neste fórum o tópico 'Para aqueles que defendem a SAF no Corinthians' onde alertava para a grande possibilidade dos clubes brasileiros, caso virassem SAF, se tornarem apenas equipes satélites formadoras de jogadores para as holding's europeias. Passando-se esse tempo, vem a ocorrer exatamente o que previ neste tópico, analisando especificamente o caso do Botafogo e do John Textor. Recapitulando: primeiro ele compra o Botafogo, e meses depois adquire o Lyon.

Agora no início de 2023, o Botafogo com um time ainda aquém do esperado (graças a uma série de decisões duvidosas de seus gestores no campo das contratações) necessita de ou: 1) fazer caixa para contratar; ou 2) manter as boas peças no seu elenco pra poder brigar com algo. Eis o que o Textor faz: empresta um de seus melhores jogadores para seu clube na França, mesmo havendo proposta de aquisição de clubes da Inglaterra e da Alemanha.

Mais uma vez, do que o Corinthians precisa para ser mais competitivo é uma diretoria que não seja amadora e sim capaz de explorar economicamente o Corinthians em toda a sua totalidade.

Um time com 30 milhões de torcedores pode arrecadar, com eficientes campanhas de marketing, muito mais do que atualmente já o faz. E isso passa pelo o que? Explorar o potencial econômico de seu maior ativo, a torcida, com ações de marketing, patrocínios que fazem jus a capilaridade da instituição e o licenciamento de produtos, equilibrando a necessidade de gerar despesas para manutenção de um time competitivo e se manter uma saúde financeira.

Para isso, antes de tudo, é necessário trazer a fiel para decidir quem ocupa essas cadeiras, como já mencionei em outro tópico, atualmente o processo de eleição no Corinthians é simplesmente vergonhoso. O último pleito, que elegeu o Duílio Monteiro Alves contou com 2.873 votos. Isso representa na ponta do lápis 0.00009% da torcida.

VAAAI CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhor resposta

Foto do perfil de Luis Lima

Ranking: 74º

Luis 18.178 posts

@luislima em 30/01/2023 às 09:42

Diretoria que assumiu em 2.007 até o dia de hoje, já fizeram do Corinthians uma SAF.

A única diferença é que, o lucro foi destinado a interesses pessoais e não da instituição.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Wsouza

Ranking: 1.153º

Wsouza 3.186 posts

@will1995 em 30/01/2023 às 10:04

'o Corinthians precisa para ser mais competitivo é uma diretoria que não seja amadora e sim capaz de explorar economicamente o Corinthians em toda a sua totalidade'

Perfeito a frase. De fato um clube do tamanho do Corinthians não precisa de Saf.

Porém, projetando, nosso futuro seguirá com uma corja amadora... Infelizmente nossas perspectiva de futuro é triste.

O próximo presidente do Corinthians será mais uma vez, e para surpresa de 0 pessoas, outro membro da corja R&T...

Também era totalmente contra a Saf, mas cada vez mais penso que para o Corinthians ser bem gerido, precisa de uma diretoria profissional

Foto do perfil de Daniel F L

Ranking: 218º

Daniel 10.684 posts

@daniel.lucato em 30/01/2023 às 10:02

Existe boa administração e má administração. Seja SAF, empresa familiar, empresa de capital aberto, etc, etc.

Mas você previsa pensar em outros dois pontos:

1 - Esse empréstimo vai render 27M ao Botafogo. Clube que não vendia jogador nem por 1 milhão.

2 - O Botafogo sem a SAF já teria caído de novo. Clube sem nenhuma estrutura e com uma torcida muito pequena. Já estava caminhando para virar uma portuguesa... Hoje esta conseguindo se manter no meio da tabela da série A.

---

A SAF do Botafogo é ótima para o Botafogo. Porém esse modelo para clubes maiores seria péssimo.

Foto do perfil de Marcos Big Marck

Ranking: 479º

Marcos 6.426 posts

@marcos.carillo em 30/01/2023 às 09:58

Exato, um clube com o nosso potencial, só precisa ser bem administrado.

Nada de sub 23 de empresarios, nada de contratar jogador que não tá pronto pra jogar no clube e ficar emprestando, como Luigi, Matheus Alexandre, Fessin, Matheus Mathias... Parar de definir comissão técnica, diretoria e Plantel pelo criterio da amizade, mas sim por capacidade. Acertar o 'time' na hora de renovar os contratos, assim evitando novelas como a do GP.

Foto do perfil de Everton Silva

Ranking: 4.884º

Everton 666 posts

@everton.silva39 em 30/01/2023 às 09:57

Se não fosse o gringo o Botafogo já tinha sido rebaixado sem contar em mais de 100 anos Botafogo só tem um título brasileiro sem contar que o Corinthians da todo mundo de graça, o Corinthians já tem a saf do Andrés

Publicidade

Foto do perfil de Enio Sccp

Ranking: 84º

Enio 17.290 posts

@enio.sccp em 30/01/2023 às 09:56

O esperado do Botafogo é estar na segunda divisão e atrasando salário

Estão muito no lucro você não tem noção diss

Foto do perfil de Italo           .

Ranking: 1.306º

Italo 2.833 posts

@italo.zucareli em 30/01/2023 às 09:54

Se levarem qualquer jogador por empréstimo de 27 milhões pode levar todo mundo!

Foto do perfil de Caique Junior

Ranking: 885º

Caique 4.004 posts

@caique.junior em 30/01/2023 às 09:43

Emprestou com valor de compra estipulado:

https://ge.globo.com/google/amp/futebol/times/botafogo/noticia/2023/01/29/botafogo-vai-receber-cerca-de-r-27-milhoes-pelo-emprestimo-de-jeffinho-ao-lyon-veja-a-operacao.ghtml Botafogo vai receber cerca de R$ 27 milhões pelo empréstimo de Jeffinho ao Lyon; veja a operação |... Botafogo vai receber cerca de R$ 27 milhões pelo empréstimo de Jeffinho ao Lyon; veja a operação |... Clube francês, do empresário norte-americano John Textor, pagará quantia imediata pelo ida do atacante; se agradar, há valor de compra fixado; Botafogo nega... ge.globo.com

Vamos ser um pouco mais racional, o jogador vai ser melhor visto pode do receber propostas melhor jogando no Botafogo ou no Lyon?

Ain mas ele só vai usar o Botafogo pra ganhar lucro:

https://esportes.yahoo.com/noticias/botafogo-gasta-r-65-milh https://esportes.yahoo.com/noticias/botafogo-gasta-r-65-milh esportes.yahoo.com ões-080000172.html? Guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAABLKAS5ef7Rio9nD2v2XfEdabUOE0L6vjoa34f-HCNNywhe-SfZtKUD1oaZSTEZX7-6sD1rb1pd0qS9YOapG9RN3InS7kD9e0IZ6MbfeFYwW-dIkZ-ldt5bHT4of-uY5H0GywL6J7UPhPNfn0ZU03S12DAdE1IPC-uGLX3URMnsO

Como eu sei que ninguém vai abrir o link aqui vai um resumo da materia de abril de 2022:

O Botafogo chegou com o 'pé na porta' e já fez barulho na primeira janela com a anuência de John Textor, investidor que comprou 90% das ações da SAF do clube. O Alvinegro investiu cerca de R$ 65 milhões em contratações neste período - sendo o clube que mais investiu na chegada de jogadores no Brasil.

Estranho é renovar com jogador que nunca jogou no profissional e emprestar pra terceira divisão de Portugal. Deixar de responder uma oferta de 18 mi e ver um jogador sair de graça.

Mas o modelo SAF que é malvadao mesmo.