Lucas Teixeira
O pior é que quando errarem a nosso favor (pode acontecer tendo em vista o nível dos árbitros) vão querer polemizar e nem vão lembrar desses lances.
em Bate-Papo da Torcida > As vitórias e a liderança passam pano nos ERROS DE ARBITRAGEM
Em resposta ao tópico:
Se é que podemos chamar de 'erro'.
Contra o Santos fizeram todo aquele circo na lateral com o gol do PH. Anularam. No replay mostra o calcanhar esquerdo de Romeiro a frente do último defensor. 'Impedimento bem marcado'. Nem entro no mérito do cabeceio ter saído de praticamente dentro da pequena área, nem sequer dando tempo assim pra que o goleiro do Santos sequer pensasse em reagir à um movimento do Romeiro (que por sinal vem atrasado ao movimento da bola tamanha velocidade do lance).
Contra o Vasco, Luis Fabiano parece a mesma quantidade de Romeiro impedido no primeiro gol. Nada se fala, tampouco tira-teima. Na jogada seguinte cabeceia em sua própria mão e faz o gol. Certo que esse lance é controverso mas eu penso da seguinte forma: ele teve a intenção? Claramente não, faz o movimento natural do cabeceio; no entanto ele nitidamente ERRA a cabeçada, acerta mascada com a lateral do rosto, ela toma o rumo do chão, encontra o braço se movimentando e muda a trajetória em direção ao gol. É possível notar que o próprio Cássio demora a cair por conta do desvio. Penso: a bola iria para o gol sem o toque? Não. Portanto vejo irregular. Já nesse mesmo jogo, o mesmo comentarista de arbitragem bundão Paulo Cezar de Oliveira que validou os gols do Vasco e a mídia focam em um possível pênalti de Paulo Roberto em Manga (que eu sinceramente no replay acho bem fácil de enxergar o pé do Paulo pisando ao lado do de Manga) e PIOR AINDA em uma bola cruzada no braço recolhido grudado ao corpo enquanto se vira para o bloqueio do mesmo Paulo Roberto.
Hoje não foi diferente. Gol do Gilberto com meio tronco impedido, enquanto entrava de costas na área. Segundo Garciba, 'é muito pouco pra botar na conta do árbitro'. Talvez até concordasse se o calcanhar esquerdo do Romeiro que, duvidosamente, participaria da jogada não fosse ACERTO do bandeira. Se um calcanhar impedido é acerto, meio tronco é erro. E mais tarde a bola cruzada e desviada no cotovelo do Junior Tavares dentro da área. Braço dobrado mas aberto, aumentou a área do corpo do jogador e interceptou o movimento da bola. Além do mais, todo lateral que se preze, aprende em escolinha, marca cruzamento com braços pra trás ou virando o corpo com eles recolhidos junto a ele. Segundo Garciba, 'bola na mão'.
A diferença é que o time do Corinthians é tão eficiente que se anulam dois, fazem mais dois; se toma dois irregulares, faz mais três; se leva um irregular e tem pênalti não-marcado, faz mais um e sofre outro que juiz nenhum deixaria de marcar.
Mas de toda forma é preciso estar atento. Não é de hoje que temos títulos comprometidos por erros que ninguém se fala. Me lembro do campeonato de 2010, dois gols mal anulados do Ronaldo contra o Guarani se não me engano (falo desse apenas pois só este em pontuação bastaria) na penultima ou antepenutima rodada a favor do tapetense, fora os entregassos.
