x

Post de Guto no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

Faz um planejamento para vender o Guilherme, Giovani Augusto

em Estádio do Corinthians > Ação de Marketing ao estilo Rosenberg

Em resposta ao tópico:

Comecei a redigir o texto como um comentário em um tópico sobre marketing, mas como ficou detalhado demais e longo, achei melhor abrir um novo tópico.

P.s.: Corinthians, se você usar esse modelo de marketing, eu espero pelo menos reconhecimento, me leve para alguns jogos, para conhecer o time, sei lá hahah

Trabalhei para uma empresa de estacionamento que controla a maioria dos estacionamentos em estádios do Brasil e fiz um projeto interessante para os estádios do Rio Grande do Sul.

Como a galera sabe, o churrasco é uma tradição muito forte por lá, e a Tramontina procurou a empresa que trabalhei para anunciar a linha Churrasco deles nos estacionamentos.

A nossa ideia foi de fazer esse anúncio como uma ação para os torcedores. O modelo de negócio foi dividido em dois tipos:

Tipo 1:
O torcedor alugava espaços para fazer um churrasco com os amigos e família antes do jogo.
Esse espaço era uma tenda toda tematizada com a marca da Tramontina e possuía apenas produtos da mesma marca, todos da linha churrasco. (Garfos, facas, churrasqueira móvel, mini geladeira, etc.)

Tipo 2:
Fiz o projeto de um foodtruck da tramontina também para vender churrasco para o público geral. Ali o foodtruck também serviria como expositor do material vendido pela marca.

Este modelo podia trazer dinheiro de 3 maneiras a ser divididos entre o clube, o estacionamento e a marca anunciante (Soa estranho ouvir tantas divisões, mas é assim que são os negócios. Infelizmente todo o dinheiro que os times ganham, independentemente da fonte, é repartido com despesas e 'parceiros').

As 3 maneiras eram:
1 - o pagamento do anunciante ao Time e a empresa gestora do estacionamento (ou do estádio);
2 - aluguel dos espaços aos torcedores;
3 - venda de alimentos para o público que não fizesse o aluguel.

Além do envolvimento dessas três entidades, poderiam se somar ainda outras duas ou três marcas. Marcas de produtos alimentícios e bebidas podem se tornar parceiros e anunciar seus produtos juntamente a marca de produtos para churrasco.

IMPLICAÇÕES:
Não sei dizer se é lei, afinal minha expertise é Design*, mas com certeza é um impeditivo contratual. A venda de alimentos em estádios do Brasil está atrelada a pagamento de royalties feitos por franquias. As vezes vemos notícias aqui no Meu Timão sobre troca de lanchonetes ou fornecedores de bebidas na Arena Corinthians, por exemplo.
Assim o Timão teria que estudar direitinho, se não haveria quebra de contrato com os outros fornecedores.

Tratando-se de materiais cortantes, praticamente armas brancas, a segurança na revista precisaria se grande. Em caso de compra dos produtos, esses deveriam ser comercializados como uma compra pela internet. A venda seria feita ali no Stand mas não seria pronta entrega, esse produto deveria ser enviado para a casa do cliente.

*Participei fortemente do projeto de marketing, mas minha profissão mesmo é Designer Gráfico/Ilustrador.

Responder ao post do Guto

Réplicas desse post

Foto do perfil de Tiago

Tiago 215 posts

@tiago.ferreira.lima em 07/03/2017 às 15:19

Seria algo espetacular

Foto do perfil de Sergio

Sergio 300 posts

@carlitosteves em 06/03/2017 às 20:47

Boa hauahsaus

Foto do perfil de Pulga

Pulga 582 posts

@pjuliomaciel em 06/03/2017 às 20:09

Faço só planejamento, não milagre hahahaha

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians em gols marcados (03/03)

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Zemetek

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 2 minutos por Oswaldo de Oliveira Lima Júnior

    66respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Criado há 3 minutos por Paulo Henrique Sola

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Augusto Melo mandou uma mensagem

    Criado há 3 minutos por Silvano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Se o Brasa passar em segundo...

    Última resposta há 3 minutos por F. FZZ

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 5 minutos por Peterson Martins

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 5 minutos por PHILL JAMES WINCLER

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Off Topic - Esse tipo de pessoa que a sociedade deveria admirar

    Última resposta há 5 minutos por F. FZZ

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Matemática é fácil?

    Última resposta há 5 minutos por F. FZZ

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 5 minutos por F. FZZ

    33respostas

    acessar o tópico