x

Post de Pulga no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

Comecei a redigir o texto como um comentário em um tópico sobre marketing, mas como ficou detalhado demais e longo, achei melhor abrir um novo tópico.

P.s.: Corinthians, se você usar esse modelo de marketing, eu espero pelo menos reconhecimento, me leve para alguns jogos, para conhecer o time, sei lá hahah

Trabalhei para uma empresa de estacionamento que controla a maioria dos estacionamentos em estádios do Brasil e fiz um projeto interessante para os estádios do Rio Grande do Sul.

Como a galera sabe, o churrasco é uma tradição muito forte por lá, e a Tramontina procurou a empresa que trabalhei para anunciar a linha Churrasco deles nos estacionamentos.

A nossa ideia foi de fazer esse anúncio como uma ação para os torcedores. O modelo de negócio foi dividido em dois tipos:

Tipo 1:
O torcedor alugava espaços para fazer um churrasco com os amigos e família antes do jogo.
Esse espaço era uma tenda toda tematizada com a marca da Tramontina e possuía apenas produtos da mesma marca, todos da linha churrasco. (Garfos, facas, churrasqueira móvel, mini geladeira, etc.)

Tipo 2:
Fiz o projeto de um foodtruck da tramontina também para vender churrasco para o público geral. Ali o foodtruck também serviria como expositor do material vendido pela marca.

Este modelo podia trazer dinheiro de 3 maneiras a ser divididos entre o clube, o estacionamento e a marca anunciante (Soa estranho ouvir tantas divisões, mas é assim que são os negócios. Infelizmente todo o dinheiro que os times ganham, independentemente da fonte, é repartido com despesas e 'parceiros').

As 3 maneiras eram:
1 - o pagamento do anunciante ao Time e a empresa gestora do estacionamento (ou do estádio);
2 - aluguel dos espaços aos torcedores;
3 - venda de alimentos para o público que não fizesse o aluguel.

Além do envolvimento dessas três entidades, poderiam se somar ainda outras duas ou três marcas. Marcas de produtos alimentícios e bebidas podem se tornar parceiros e anunciar seus produtos juntamente a marca de produtos para churrasco.

IMPLICAÇÕES:
Não sei dizer se é lei, afinal minha expertise é Design*, mas com certeza é um impeditivo contratual. A venda de alimentos em estádios do Brasil está atrelada a pagamento de royalties feitos por franquias. As vezes vemos notícias aqui no Meu Timão sobre troca de lanchonetes ou fornecedores de bebidas na Arena Corinthians, por exemplo.
Assim o Timão teria que estudar direitinho, se não haveria quebra de contrato com os outros fornecedores.

Tratando-se de materiais cortantes, praticamente armas brancas, a segurança na revista precisaria se grande. Em caso de compra dos produtos, esses deveriam ser comercializados como uma compra pela internet. A venda seria feita ali no Stand mas não seria pronta entrega, esse produto deveria ser enviado para a casa do cliente.

*Participei fortemente do projeto de marketing, mas minha profissão mesmo é Designer Gráfico/Ilustrador.

em Estádio do Corinthians > Ação de Marketing ao estilo Rosenberg

Responder ao post do Pulga

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Manoel Corinthians

    Arigato Kusaima Nihao Onichan

    Criado há 2 minutos por Manoel Corinthians

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 14 segundos por CRIATIVOS PERSONALIZADOS

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 37 segundos por Ronaldo Lakovis

    88respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 38 segundos por Hilton Lima germano

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Silva

    Japão você tem uma missão

    Última resposta há 43 segundos por Azazel Zel

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas Horns

    Crl povo chato da sic, anti Corinthians e anti Brasil aqui tá cheio

    Última resposta há 48 segundos por vinelsu

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 52 segundos por marselo

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    Descobri que minha amiga são-paulina acessa o Meu Timão

    Última resposta há 2 minutos por JaoPdrn

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 2 minutos por Caio Marolato

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Vini

    Última resposta há 2 minutos por Felipe Felipe Felipe

    6respostas

    acessar o tópico