x

Post de Mabio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Parabéns pela análise! Se o time realmente se comportar taticamente como você disse também acho que estará brigando pelo título no fim do ano. Agora se for para o Guilherme ficar fora de posição fechando o meio toda hora e limitado ao ataque eu acredito que sería preferível manter o esquema atual e colocar o Danilo no meio no lugar do Rodriguinho / Guilherme pois o time ganharia muito em qualidade de passe e visão de jogo. E ainda acho o André limitado, falta um cento-avante que faças as vezes de pivô para os meias que chegam e que saiba ser decisivo quando necessário.

em Bate-Papo da Torcida > O novo Corinthians que com o tempo pode voar

Em resposta ao tópico:

Em detrimento da vontade de alguns torcedores que pedem desesperadamente pelo Marlone, ainda assim Tite mostra que pode tentar se reinventar.

Em 2013, Tite morreu abraçado com Romarinho e Sheik. Em 2016, parecia morrer abraçado com o esquema tático. O problema não é ter preferência por Rodriguinho, Lucca ou André.. Mas de por quem ele acha que melhor se encaixar no esquema. Com duas eliminações e futebol estagnado, parece que o professor resolveu mudar a estrutura tática. Finalmente percebeu que o elenco 2016 não tem a mesma mecânica de execução do seu modelo de 4-1-4-1 que o elenco do ano passado. Falo 'modelo de 4-1-4-1' por que o esquema pode ser executado de diversas formas. O Flamengo de Muricy joga no 4-1-4-1 e... Bom, você já sabe a qualidade.

O modelo de Tite até então era formado por uma alternância de movimentos. Linha de 4 (esquerda para a direita): infiltra, arma, infiltra, arma. Nessa mecânica Malcom, Renato, Elias e Jadson se sobressaíram. O time desse ano não tem ninguém que desempenhe a função de armador pelo meio. Rodriguinho e Guilherme foram os usados. G. Augusto o mais pedido. Nenhum dos três tem condições de fazê-la.

Tite mudou.

As laterais estão trancadas. Então, meias de qualidade no passe e no drible foram colocados abertos. G. Augusto na esquerda e M. Gabriel na direita. Tite deixa de ter apenas qualidade no passe nas laterais. Tite agora tem passe, drible, força e capacidade de fechar espaços. Guilherme será o jogador coringa. Forma a linha de 4 para triangular (atacando o espaço, ou abrindo-o para a passagem de Uendel) ou avança para jogar atrás de André (posição em que mais rendeu na carreira). Por falar em André, esse será um dos mais beneficiados. A tendência é que menos bolas quadradas cheguem e o pivô seja constante. Elias, por sua vez, continuará executando exatamente os mesmos movimentos. A diferença é que sua infiltração e o corte para o meio do Marquinhos abrem a avenida para Fagner, melhor jogador do ano no Corinthians.

O mais legal é que a linha de quatro do Corinthians agora não tem função predefinida. A linha é multante. Seria algo como:

Arma/fecha; Arma/infiltra/ataca; Fecha/Infiltra; Arma/Infiltra/Fecha

Se a torcida não for chutar o carro de ninguém e deixar o time trabalhar, creio que terminaremos o ano de novo como melhores do Brasil.

Responder ao post do Mabio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Kauê Teodoro

    Se o Memphis faz aqle gol...

    Última resposta há 18 segundos por Carlos Gehlen

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Augusto

    Vamos falar do Douglas Santos ou ainda é cedo?

    Última resposta há 22 segundos por Flávio Vieira

    32respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 23 segundos por Daniel Soares

    63respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Preferia a Suécia mas vamos de Japão mesmo

    Última resposta há 32 segundos por Hilton Lima germano

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nosred Volz

    Felix Torres

    Última resposta há 52 segundos por Joao Alcantara

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus dos Santos

    Ugente! Camisa III 2019

    Última resposta há 1 minuto por San George

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Sccp

    Brasil nas oitavas. Rumo ao hexa

    Última resposta há 1 minuto por Daniel Soares

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    O time do Mirassol é melhor que essa seleção do Japão. Goleada fácil...

    Criado há 1 minuto por Bi Libertadores

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 2 minutos por Thiago Sccp

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Soares

    82respostas

    acessar o tópico