Duga Shimizu
Vlw Mauro e gabaritou também no comentário com ótima explanacao..
Por enquanto, acho difícil Tite sair do 4141, ainda mais nesse período que ele escolhe e ajusta jogadores ao sistema, mas com o tempo quem sabe, já que 4141 é nada mais que uma variante do 442 (que poderia ser também 4312,4411 e 4231)
E quando time é acuado por conta pressão extrema do adversário, normalmente Elias alinha se a Bruno, e meio que molda para 4231
Concordo que falta acertar jogador para posicao/funcao que faça o Jadson e Renato no 4141
Mas até entendo a complexidade(além característica jogador para funcao, exige entrosamento para sincronismo de movimentos) e poucos jogadores atuam como Jadson, de c/ a bola sair da beirada para dentro para ser mais um apoiador para ter controle de posse e jogo no meio e sem a bola fazer a recomposicao para dobra de marcação no corredor
E mais complicado ainda achar um jogador brasileiro que seja versatil, organizacional e inteligência ofensiva como Renato Augusto, para atuar de área a área
em Bate-Papo da Torcida > Guilherme x Rodriguinho
Em citação ao post:
Bela análise e muito bom tópico.
Acrescento apenas que considero IMPRESCINDÍVEL que se consiga alterar o esquema dentro do jogo e sem efetuar nenhuma troca de jogadores para não queimar substituição.
Mas, se o Tite ainda não consegue fazer isso e acredita que o 4-1-4-1 é o esquema e pronto, ele precisa ter os jogadores ideais para cada função e nenhum dos dois é o ideal para ser esse médio central esquerdo como dizes com propriedade.
Como já disse o Tite diversas vezes, o esquema pede um articulador, um infiltrador e um elemento surpresa, daí os famosos triângulos que citaste (muito usados no basquete).
No ano passado os triângulos eram:
- pela direita, Jadson (A) + Fagner (I) + Elias (ES)
- variante, Jadson (A) + V.Love (Pivô) + Fagner/Elias (ES)
- pela esquerda, R.Augusto (A) + Malcon (I) + Uendel/Arana (ES)
- variante, R.Augusto (A) + V.Love (Pivô) + Malcon/Uendel/Arana (ES)
Falando especificamente dos 2 citados por ti no post, o Rodriguinho está mais para o Elias que para o Jadson e o Guilherme está mais para o V.Love (agora o André)
Nosso problema continua sendo acertar alguém nas posições que eram do Jadson e do R.Augusto.
Quem sabe agora, com todas as peças que tem nas mãos e sem contratação (eu agradeceria imensamente se trouxessem um meia armador nato), o Tite possa tentar o seguinte esquema:
- pela direita, M.Gabriel (A) + Fagner (I) + Elias (ES)
- variante central, M.Gabriel (A) + André/Guilherme/Luciano (P) + Fagne/Elias (ES)
- pela esquerda, G.Augusto (A) + Marlone/Romero/Lucca (I) + Uendel/Arana (ES)
- variante, G.Augusto (A) + André/Guilherme/Luciano (P) + Marlone/Romero/Lucca/Uendel/Arana (ES)
