Mauro Leite
Bela análise e muito bom tópico.
Acrescento apenas que considero IMPRESCINDÍVEL que se consiga alterar o esquema dentro do jogo e sem efetuar nenhuma troca de jogadores para não queimar substituição.
Mas, se o Tite ainda não consegue fazer isso e acredita que o 4-1-4-1 é o esquema e pronto, ele precisa ter os jogadores ideais para cada função e nenhum dos dois é o ideal para ser esse médio central esquerdo como dizes com propriedade.
Como já disse o Tite diversas vezes, o esquema pede um articulador, um infiltrador e um elemento surpresa, daí os famosos triângulos que citaste (muito usados no basquete).
No ano passado os triângulos eram:
- pela direita, Jadson (A) + Fagner (I) + Elias (ES)
- variante, Jadson (A) + V.Love (Pivô) + Fagner/Elias (ES)
- pela esquerda, R.Augusto (A) + Malcon (I) + Uendel/Arana (ES)
- variante, R.Augusto (A) + V.Love (Pivô) + Malcon/Uendel/Arana (ES)
Falando especificamente dos 2 citados por ti no post, o Rodriguinho está mais para o Elias que para o Jadson e o Guilherme está mais para o V.Love (agora o André)
Nosso problema continua sendo acertar alguém nas posições que eram do Jadson e do R.Augusto.
Quem sabe agora, com todas as peças que tem nas mãos e sem contratação (eu agradeceria imensamente se trouxessem um meia armador nato), o Tite possa tentar o seguinte esquema:
- pela direita, M.Gabriel (A) + Fagner (I) + Elias (ES)
- variante central, M.Gabriel (A) + André/Guilherme/Luciano (P) + Fagne/Elias (ES)
- pela esquerda, G.Augusto (A) + Marlone/Romero/Lucca (I) + Uendel/Arana (ES)
- variante, G.Augusto (A) + André/Guilherme/Luciano (P) + Marlone/Romero/Lucca/Uendel/Arana (ES)
em Bate-Papo da Torcida > Guilherme x Rodriguinho
Em resposta ao tópico:
Antes de analisar Guilherme e Rodriguinho, importante entender a função executada jogando de central esquerdo no 4-1-4-1
Jogando como interior (médio central esquerdo) a funcão pede jogadores com mobilidade para transição defensiva e ofensiva, circulando às costas dos volantes do rival, se aproximando para triângulo de passes (com lateral e extremo) pela beirada ou acionando extremos.
Imprescindível ter movimentação com e sem a bola, não é nem ser um volante e nem um armador, tem que ser um organizador que participa das fases de jogo.
Não se pode somente aguardar a bola redonda par realizar o passe da assistência para os seus companheiros.
Tem se movimentar por todo campo ofensivo e também recuar até atrás dos volantes da sua equipe e troca de posição com os outros meias do time para achar a entrelinha adversária
Guilherme X Rodriguinho
#GUILHERME 10
Defino como atacante que joga mais recuado, bom reflexo na troca rápida de passes curtos e bom passe esticado.
Acostumado a atuar mais no terço final, jogando quase como antigo 'enganche' sofre pois a função atual exige que atue mais entre terço central e ofensivo, formando a segunda linha de quatro.
A melhora na dinâmica do time tem muito a ver com o que ele realiza.
A insistência nisso, inclusive no empenho do jogador, tende a gerar o aumento de oportunidades de gol.
Pontos fortes : visão para distribuir o jogo bom passe médio/longo, busca sempre o arremate quando possível dentro ou fora de área, ótima alternativa contra linhas fechadas;
Pontos fracos : poucos recuos para se posicionar defensivamente e auxiliar o portador da bola na organização de saída.
Observações: lento ainda nas ações de jogo, mas tem como virtude a qualidade no passe médio/longo.
Mapas de calor mostram que tende a centralizar jogada e deixar buraco, sobrecarregando outros meiocampistas como Bruno e Elias no momento defensivo.
Importante é adequar ao modelo, jogo de posição com aproximação para facilitar troca de passes, e recomposição sem a bola ocupando espaços. Flutuando entre esquerda e centro, sem a bola fecha mais pela esquerda.
Característica de jogo dele dificulta para atuar como interior, pela pouca mobilidade (recuar e articular) e intensidade (disciplina sem a bola na marcação). Precisa render mais, individual e principalmente de maneira coletiva.
Marca do jogador hoje é a instabilidade, foi bem coletivamente em alguns jogos contra Cerro na Arena e nos dois jogos contra Santa Fé e em outros esteve bem abaixo, prejudicando o desempenho coletivo.
# RODRIGUINHO26
Rodriguinho está longe de ser o central esquerdo ideal, mas cumpre e executa melhor função do que Guilherme que nitidamente fica desconfortável na posição.
Há de se destacar o jogo do Rodriguinho voltado para o coletivo como na média de passes certos, passes chaves para gol (foi responsável direto em assistência ou gols nas vitórias do Timão desse ano), movimentação para recuar e inciar a saída limpa, dinâmica para troca de passes para time avançar.
Mas há deficiencias também, pois na fase defensiva não possui estrutura física avantajada e não consegue ser muito combativo em situações defensivas, poucos desarmes e interceptações, mas costuma fechar bem os espaços, aborda o portador da bola.
Mas tem mobilidade, posiciona e fecha espaços importantes do adversário.
É evidente que Rodriguinho não é um jogador que exercerá papel de condutor técnico do Corinthians, mas contribui para o jogo coletivo do time.

