x

Post de Duga no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Antes de analisar Guilherme e Rodriguinho, importante entender a função executada jogando de central esquerdo no 4-1-4-1

Jogando como interior (médio central esquerdo) a funcão pede jogadores com mobilidade para transição defensiva e ofensiva, circulando às costas dos volantes do rival, se aproximando para triângulo de passes (com lateral e extremo) pela beirada ou acionando extremos.

Imprescindível ter movimentação com e sem a bola, não é nem ser um volante e nem um armador, tem que ser um organizador que participa das fases de jogo.

Não se pode somente aguardar a bola redonda par realizar o passe da assistência para os seus companheiros.

Tem se movimentar por todo campo ofensivo e também recuar até atrás dos volantes da sua equipe e troca de posição com os outros meias do time para achar a entrelinha adversária

Guilherme X Rodriguinho

#GUILHERME 10

Defino como atacante que joga mais recuado, bom reflexo na troca rápida de passes curtos e bom passe esticado.

Acostumado a atuar mais no terço final, jogando quase como antigo 'enganche' sofre pois a função atual exige que atue mais entre terço central e ofensivo, formando a segunda linha de quatro.

A melhora na dinâmica do time tem muito a ver com o que ele realiza.

A insistência nisso, inclusive no empenho do jogador, tende a gerar o aumento de oportunidades de gol.

Pontos fortes : visão para distribuir o jogo bom passe médio/longo, busca sempre o arremate quando possível dentro ou fora de área, ótima alternativa contra linhas fechadas;

Pontos fracos : poucos recuos para se posicionar defensivamente e auxiliar o portador da bola na organização de saída.

Observações: lento ainda nas ações de jogo, mas tem como virtude a qualidade no passe médio/longo.

Mapas de calor mostram que tende a centralizar jogada e deixar buraco, sobrecarregando outros meiocampistas como Bruno e Elias no momento defensivo.

Importante é adequar ao modelo, jogo de posição com aproximação para facilitar troca de passes, e recomposição sem a bola ocupando espaços. Flutuando entre esquerda e centro, sem a bola fecha mais pela esquerda.

Característica de jogo dele dificulta para atuar como interior, pela pouca mobilidade (recuar e articular) e intensidade (disciplina sem a bola na marcação). Precisa render mais, individual e principalmente de maneira coletiva.

Marca do jogador hoje é a instabilidade, foi bem coletivamente em alguns jogos contra Cerro na Arena e nos dois jogos contra Santa Fé e em outros esteve bem abaixo, prejudicando o desempenho coletivo.

# RODRIGUINHO26

Rodriguinho está longe de ser o central esquerdo ideal, mas cumpre e executa melhor função do que Guilherme que nitidamente fica desconfortável na posição.

Há de se destacar o jogo do Rodriguinho voltado para o coletivo como na média de passes certos, passes chaves para gol (foi responsável direto em assistência ou gols nas vitórias do Timão desse ano), movimentação para recuar e inciar a saída limpa, dinâmica para troca de passes para time avançar.

Mas há deficiencias também, pois na fase defensiva não possui estrutura física avantajada e não consegue ser muito combativo em situações defensivas, poucos desarmes e interceptações, mas costuma fechar bem os espaços, aborda o portador da bola.

Mas tem mobilidade, posiciona e fecha espaços importantes do adversário.

É evidente que Rodriguinho não é um jogador que exercerá papel de condutor técnico do Corinthians, mas contribui para o jogo coletivo do time.

em Bate-Papo da Torcida > Guilherme x Rodriguinho

Responder ao post do Duga

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Vou explicar para quem ainda não entendeu a lógica do PSJ

    Última resposta há 28 segundos por Andrezinho Gandolfi Peres

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 42 segundos por Leandro Ferreira da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Memphis Depão

    ENQUETE: Quem será o artilheiro dessa Copa do Mundo?

    Última resposta há 1 minuto por joao henrique

    17votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Flávio meu timão

    Diretor informou aos jogadores que salários de maio serão divididos em 6 parcelas

    Última resposta há 4 minutos por Victor Gabriel

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 4 minutos por Augustos Prittori

    65respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Wildem Oliveira

    Porque o assunto Neymar deixa o brasileiro tão sic?

    Última resposta há 5 minutos por JOKER 1jz

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Girão

    Corinthians quebrou

    Última resposta há 5 minutos por All Colatra

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Torcida da Noruega da baile na do Brasil

    Última resposta há 6 minutos por Markhal Drow

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandra Lima

    CBF divulga rodadas do Brasileirão com jogos antes do fim da Copa do Mundo

    Última resposta há 7 minutos por Rubens Francisco da Silva

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Esse cara que gravou vídeo pedindo para o Yuri Alberto ficar tem que virar persona non grata

    Última resposta há 8 minutos por Eri Do Carmo

    1resposta

    acessar o tópico