x

Post de Rafael no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Prefiro o Maycon jogando ali

em Bate-Papo da Torcida > Guilherme x Rodriguinho

Em resposta ao tópico:

Antes de analisar Guilherme e Rodriguinho, importante entender a função executada jogando de central esquerdo no 4-1-4-1

Jogando como interior (médio central esquerdo) a funcão pede jogadores com mobilidade para transição defensiva e ofensiva, circulando às costas dos volantes do rival, se aproximando para triângulo de passes (com lateral e extremo) pela beirada ou acionando extremos.

Imprescindível ter movimentação com e sem a bola, não é nem ser um volante e nem um armador, tem que ser um organizador que participa das fases de jogo.

Não se pode somente aguardar a bola redonda par realizar o passe da assistência para os seus companheiros.

Tem se movimentar por todo campo ofensivo e também recuar até atrás dos volantes da sua equipe e troca de posição com os outros meias do time para achar a entrelinha adversária

Guilherme X Rodriguinho

#GUILHERME 10

Defino como atacante que joga mais recuado, bom reflexo na troca rápida de passes curtos e bom passe esticado.

Acostumado a atuar mais no terço final, jogando quase como antigo 'enganche' sofre pois a função atual exige que atue mais entre terço central e ofensivo, formando a segunda linha de quatro.

A melhora na dinâmica do time tem muito a ver com o que ele realiza.

A insistência nisso, inclusive no empenho do jogador, tende a gerar o aumento de oportunidades de gol.

Pontos fortes : visão para distribuir o jogo bom passe médio/longo, busca sempre o arremate quando possível dentro ou fora de área, ótima alternativa contra linhas fechadas;

Pontos fracos : poucos recuos para se posicionar defensivamente e auxiliar o portador da bola na organização de saída.

Observações: lento ainda nas ações de jogo, mas tem como virtude a qualidade no passe médio/longo.

Mapas de calor mostram que tende a centralizar jogada e deixar buraco, sobrecarregando outros meiocampistas como Bruno e Elias no momento defensivo.

Importante é adequar ao modelo, jogo de posição com aproximação para facilitar troca de passes, e recomposição sem a bola ocupando espaços. Flutuando entre esquerda e centro, sem a bola fecha mais pela esquerda.

Característica de jogo dele dificulta para atuar como interior, pela pouca mobilidade (recuar e articular) e intensidade (disciplina sem a bola na marcação). Precisa render mais, individual e principalmente de maneira coletiva.

Marca do jogador hoje é a instabilidade, foi bem coletivamente em alguns jogos contra Cerro na Arena e nos dois jogos contra Santa Fé e em outros esteve bem abaixo, prejudicando o desempenho coletivo.

# RODRIGUINHO26

Rodriguinho está longe de ser o central esquerdo ideal, mas cumpre e executa melhor função do que Guilherme que nitidamente fica desconfortável na posição.

Há de se destacar o jogo do Rodriguinho voltado para o coletivo como na média de passes certos, passes chaves para gol (foi responsável direto em assistência ou gols nas vitórias do Timão desse ano), movimentação para recuar e inciar a saída limpa, dinâmica para troca de passes para time avançar.

Mas há deficiencias também, pois na fase defensiva não possui estrutura física avantajada e não consegue ser muito combativo em situações defensivas, poucos desarmes e interceptações, mas costuma fechar bem os espaços, aborda o portador da bola.

Mas tem mobilidade, posiciona e fecha espaços importantes do adversário.

É evidente que Rodriguinho não é um jogador que exercerá papel de condutor técnico do Corinthians, mas contribui para o jogo coletivo do time.

Responder ao post do Rafael

Réplicas desse post

Foto do perfil de Duga

Duga 9.790 posts

@duguinha2shae em 27/04/2016 às 19:02

Poderia ser também, ocupa bem os espaços, aborda portador da bola, facilita o jogo de outros meicampistas, mas teria muito corneta por jogar com 3 'volantes' com Bruno, Elias e Maycon.. Rs

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era pra Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 38 segundos por VIÚVA VP

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 53 segundos por Luiz Fernando Camargo

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fabio Luciano Silva Junior

    Time muito forte na base

    Última resposta há 1 minuto por José Roberto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SUPER CORINTHIANO

    Cristiano e messi

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Ezequiel Wailer

    Portugal tem Vitinha

    Última resposta há 2 minutos por Luiz Fernando Camargo

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Acho que o Neymar não vai jogar um jogo Mata a Mata pela Seleção Brasileira

    Última resposta há 2 minutos por Claudio Sanches

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Dounpe x

    Quando acabar a copa vou sentir saudades...

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Adversários do Brasil no Mata-Mata

    Última resposta há 3 minutos por Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Parabéns ao gordao TV 👍

    Última resposta há 3 minutos por Marco Antônio

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 3 minutos por José Roberto

    15respostas

    acessar o tópico