x

Post de Tiago Almeidauciid no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O Corinthians vinha de 9 jogos sem vencer, técnico demitido, ambiente pressionado, confiança no chão, cenário clássico de crise.

E aí chega um novo treinador e, em poucos jogos, já começam as críticas. Sério mesmo?

Estão dizendo que o trabalho é ruim, que o método é autêntico demais, que não tem a cara do Corinthians. Mas vamos parar pra pensar com um pouco mais de profundidade.

Desde quando ter identidade, propor jogo e tentar construir algo diferente virou problema?

O Corinthians sempre foi um time de resposta forte em momentos difíceis, mas também sempre evoluiu quando teve coragem de mudar.

O que mais me surpreende é a desconfiança em relação a algo que sempre foi valorizado dentro de campo: garra, intensidade e competitividade.

E isso nunca faltou nos times do Fernando Diniz. Pelo contrário, os times dele são conhecidos por:

Pressão alta

Intensidade constante

Busca pelo controle do jogo

Coragem para jogar, mesmo sob risco

Talvez o problema esteja na confusão que muita gente faz:

Garra

Luta

Vontade de vencer

Não é a mesma coisa que:

Retranca

Medo de jogar

Se esconder atrás da bola

E vamos ser bem claros:

Retranca nunca foi a essência do Corinthians.

Sim, o clube já teve times organizados defensivamente, como o campeão da Libertadores 2012 e do Mundial 2012, mas até aquele time tinha:

Transição rápida

Qualidade técnica

Personalidade para decidir jogos grandes

Não era só defesa. Era equilíbrio com mentalidade vencedora.

E quando a gente olha pra trás, para os times que realmente marcaram época:

Marcelinho Carioca, referência técnica e liderança

Edílson Capetinha, irreverência e talento

Carlos Tévez, raça absurda com qualidade decisiva

Luizão, gols em momentos grandes

Freddy Rincón, força, imposição e liderança

Emerson Sheik, decisivo em Libertadores

Ronaldo Nazário, talento e protagonismo

Esses caras não jogavam com medo.

Eles jogavam com:

Personalidade

Coragem

Protagonismo

O Corinthians sempre foi isso: um time que compete, mas também enfrenta.

O que parece hoje é que qualquer tentativa de jogar diferente já é vista como erro, como se o único caminho possível fosse se fechar e sobreviver.

Mas isso não constrói futuro.

Criticar é fácil, ainda mais em momento de crise.

Difícil é ter visão de longo prazo, entender processo e apoiar quando o cenário é adverso.

Se queremos um Corinthians forte de verdade, competitivo de forma consistente, precisamos parar de confundir:

Identidade com medo

Organização com retranca

Coragem com irresponsabilidade

O Corinthians não é pequeno pra se esconder.

Nunca foi.

em Bate-Papo da Torcida > O Diniz sempre teve a cara do Corinthians!

Responder ao post do Tiago Almeidauciid

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Kaua

    Os 3 Maiores da HISTÓRIA

    Última resposta há 0 segundos por Carbone Artilheiro

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Aquino

    Enquanto isso... Neymar

    Última resposta há 7 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 13 segundos por Joe Doe

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de QD+ Corinthians

    Alguém explica por favor? Minha ignorância não me deixa entender a entrevista do Paz

    Última resposta há 21 segundos por QD+ Corinthians

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 49 segundos por Daniel Timão

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 1 minuto por Fabiano Lima

    39respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 1 minuto por Vai Corinthians!

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucão da Fiel

    Sabe o que Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappe e Haaland tem em comum?

    Criado há 9 minutos por Lucão da Fiel

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Alerta extremo - Defesa Civil...

    Última resposta há 3 minutos por Francisco Nascimento Junior

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da História do Corinthians em Gols Marcados (03/03)

    Criado há 40 minutos por Fernando Zemetek

    0respostas

    acessar o tópico