x

Post de adilson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Lervantar 3 bilhões em ações..

Vendendo para 1.5 milhões de torcedores.. Daria R$ 2.000 em ações por torcedor

1 ação por CPF, ou cada CPF R$2.000 podendo dividir em 10x.

Acabou a bagunça..todos com os mesmos direitos

em Bate-Papo da Torcida > SAFiel 3.0 - Uma SAF realmente do torcedor

Em resposta ao tópico:

Primeiramente, quero deixar claro que o que eu defendo é que o poder do futebol do Corinthians esteja na mão do fiel torcedor. O problema do Corinthians é que um punhado de pessoas consegue controlar boa parte do poder no Corinthians. A reinvidicação da torcida sempre foi a gestão profissional e a democracia.

Resumidamente, a SAFiel 2.0 propõe criaar 10 milhões de ações, cada uma valendo R$ 250. Os votos seria distribuidos em 5 'Distritos Economicos' (DT1, DT2, DT5). Que em outras palavras, podemos chamar de 5 níveis de poder aquisitivo:

DT5 -> R$ 2,5 mi e R$ 45 mi (limite de 180k ações por acionista)

DT4 -> R$ 250 000 a R$ 2,5 mi

DT3 -> R$ 25000 a 250000

DT2 -> R$ 2500 a R$ 25000

DT1 -> R$ 250 a R$ 2500

de acordo com as projeções dos idealizadores, você teria 250k tocedores comprando em média 4 ações (para um total de R$ 1 mi de ações e 250 mi), 115k comprando entre 11 e 15k ações (7 mi de ações e R$ 1.75 bi) e 130 acionistas comprando comrando mais de 15k ações (para um total de 2 mi de ações e R$ 500 mi)

Então um total de 2,5 bi. Pra isso, os torcedores com até 10 ações só ia controlar 20% do clube. E não importa quantos torcedores comprassem até 10 ações, sempre controlariam apenas 20% dos votos. Para o Conselho Gestor. Enquanto isso, 130 pessoas controlaria 20% praticamente sozinhas. Pra que o torcedor apoiaria isso?

Se o limite fosse de 10 ações pra todos os acionistas ao invés de 200k, 100% dos votos seriam nossos. Pela própria projeção dos idealizadores, os 365k dos torcedores, conseguiriam de cara levantar R$ 537 mi. Com essa grana e uma gestão profissional, o Corinthians podia entrar em Recuperação Judicial e com um elevado disconto nas dívidas, esses 537 mi poderia facilmente quitar pelo menos R$ 1,5 bi em dívidas, possivelmente mais, dos R$ 2 bi de dívidas líquidas do clube.

Aí eu te pergunto: pra que a gente deveria apoiar um plano em que a massa corinthiana que nunca vai ter condições de comprar 10 ações, pra que a gente abriria mão de 80% do nosso poder de voto para quem comprar mais de 10 ações?

A gente podia se livrar das dívidas, ter uma gestão profissinal e manter 100% controle do clube. Pra que entregar um poder de voto enorme pra um punhado de milhonários? Pra que vender o Corinthians?

A gente tem uma torcida que ergueu mais de R$ 40 mi em doações, sem correspondência nenhuma. A gente ia se livrar dos 100 vitalícios que detem 33% dos votos, pra que 130 acionistas controlem 20%? Sem contar os outros 60% que abriria mão para quem comprar mais de 10 ações?

Não faz sentido. Particularmente, eu sou a favor de 1 CPF, 1 voto. Mas se for pra ser 1 ação, 1 voto, a gente pode muito bem resolver todos os nossos problemas limitando a quantidade de ações por acionista a 10 e manter minimamente a democracia no clube e muito mais igualitária.

Aliás, dos 250k que comprariam em média 4 ações de cara, boa parte deles poderia ao longo do tempo comprar outras 6, erguendo mais R$ 350 mi para pagar boa parte da dívida tributária.

Toda a parte de Governança, ok, show de bola. Mas eu gostaria que alguém me explicasse qual a justificativa para apoiar essa versão 2.0 da SAFiel, se a grande massa da torcida não tem condições de comprar mais que 10 ações e ficaria com uma parte ínfima dos votos?

Sou contra vender o Corinthians pra milionários. Sou a favor de uma verdadeira SAF da torcida, democrática, igualitária e acessível.

Responder ao post do adilson

Réplicas desse post

Foto do perfil de Vinícius

Vinícius 304 posts

@vinicius-de-souza2 em 10/04/2026 às 14:19

Eu entendo o que você está falando. Mas se for cobrar R$ 2000 na ação e limitar a uma, é muito parecido a limitar a 10,250 cada. Seria como parcelar os 2500 em 10x, mas você pode comprar o total do voto de modo fracionado, entendeu? E assim as pessoas não precisam contrair dívida, vai comprando o quanto pode no tempo que preferir.

E outra, você fez a estimativa de 1.5 milhões sem critério algum. Eu estava usando a própria estimativa de quantas pessoas na torcida teria grana para comprar ações.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Jonathan Natan

    Lula para presidente do Timão, seria épico

    Criado há 24 segundos por Jonathan Natan

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 57 segundos por Walter White

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 1 minuto por Peterson Martins

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fernando

    'A BATALHA DE ITAQUERA: a expulsão dos 300 conselheiros virou o 'grito de guerra'

    Última resposta há 3 minutos por Corinthiano raiz

    48respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    O desespero da globo por audiência tá com constrangedor

    Última resposta há 3 minutos por kilograma

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de LEANdrO D OlivEirA

    OFF:Urgente:intervenção judicial no Vasco e Pedrinho afastado!

    Última resposta há 3 minutos por Lucas Fogo

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rodrigo Reis

    Vasco e Corinthians no mesmo caminho

    Última resposta há 4 minutos por Fernando Oliveira

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 5 minutos por Ronaldo Giba Marcelo Guinei Jacenir Marcio Wilson Mano Tupanzinho Neto Fabinho Mauro

    59respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alexandre Felipe Saulo

    Vice do Corinthians

    Criado há 6 minutos por Alexandre Felipe Saulo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Magno Amoreira

    Off: Flamengo e sua base em crise

    Última resposta há 7 minutos por Flávio meu timão

    3respostas

    acessar o tópico