x

Post de VICTOR no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Por MUITO o nosso maior título. Paulistão era copa do mundo, valia o que vale hoje um supermundial, e estávamos a VINTE E DOIS anos sem título. Inimaginável hoje. O grito entalado. Músicas sendo feitas, sonhos batendo na trave. É a páscoa do Corinthians, nossa travessia do deserto, não tem comparação. E não me venha a 'fiel liberta' falar de 2012, que foi incrível, mas poha, a gente já era campeão do mundo (ao que me consta, mundo > América do sul). Tinha sido campeão brasileiro no ano anterior, da Copa do Brasil e do paulista em 2009, vínhamos de conquistas, não de um longo jejum. Cenários inteiramente distintos.

77 é o maior título da história DO FUTEBOL. Aliás minto: DO ESPORTE. Maior que a Copa de 70, maior que qualquer NBA da via, qualquer luta aí, maior que os históricos títulos de F1 de 74,76,83,87,90,07,17,21... Nada se compara

em Bate-Papo da Torcida > Esse seria o título mais importante da história do Corinthians?

Em resposta ao tópico:

O Campeonato Paulista de 1977 não foi apenas uma taça levantada, foi um renascimento. Depois de quase 23 anos de jejum de títulos expressivos, o Corinthians finalmente soltou o grito preso na garganta de milhões de torcedores.

Foi o ano em que o sofrimento virou história e a história virou eternidade.

O time, comandado por Oswaldo Brandão, vinha do vice-campeonato brasileiro de 1976, aquele da Invasão Corinthiana no Maracanã, e carregava nas costas o peso de uma nação que só queria voltar a sorrir.

Na final contra a Ponte Preta, três batalhas ficaram marcadas para sempre.

Primeiro jogo: vitória por 1 a 0, gol de Palhinha.
Segundo jogo: recorde de público no Morumbi (146 mil pessoas) e derrota de virada por 2 a 1.
Terceiro jogo: o desfecho. Basílio fez o gol que libertou o Corinthians, o gol que lavou a alma do povo.

A narração de Osmar Santos naquele momento ainda arrepia até hoje: “Depois de vinte anos, a Fiel está explodindo... Doce mistério da vida este Corinthians. Inexplicável Corinthians...”

@marciosousa1970 #corinthians_momentos #corinthians #basilio77 #corinthiansxpontepreta #fimdotabu #vaicorinthians #vaicorinthians #campeaopaulista1977 #timao #sccp ♬ som original - Marcio Sousa

O estádio virou um mar de lágrimas, o campo foi invadido e São Paulo se transformou em uma grande festa. Vicente Matheus, sem perceber, perdeu até o sapato no gramado, um símbolo vivo da loucura e da emoção daquele 13 de outubro de 1977.

Basílio entrou para a eternidade e o Corinthians se reconectou com sua essência: o povo, o sofrimento e a alegria sem explicação.

Agora fica a pergunta para vocês, Fiel: esse título de 1977 foi o maior da história do Corinthians? Ou o mais importante, por tudo que representou? Será que alguma conquista superou o peso emocional daquele dia em que o povo voltou a sorrir?

Comentem aí, Fiel. Qual o verdadeiro significado de 1977 para vocês?

Responder ao post do VICTOR

Réplicas desse post

Foto do perfil de Paulo

Paulo 1.851 posts

@paulo-silva21 em 13/10/2025 às 21:36

O zagueiro Brito que jogou a Copa de 70 disse isso, era o título + importante da carreira!

Foto do perfil de Carbone

Carbone 5.262 posts

@john-wallace-remanow em 13/10/2025 às 21:23

Falou TD irmão

E a gente vinha de perder a final de 1974 pra porcada, quando o Riva pipocou e foi mandado embora. Aí chegou o Basílio Pé De Anjo pra entrar pra história do universo

Foto do perfil de Moreno

Moreno 686 posts

@nelson.moreno.junio1 em 13/10/2025 às 12:49

Concordo plenamente.

77 na raça contra tudo e todos.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Silvano

    Por que a Turquia foi eliminada com 2 derrotas e Senegal não está sendo?

    Última resposta há 25 segundos por Kaua

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Criado há 27 segundos por Fala Timao

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou ricardinho 2001 kkkkk!

    Última resposta há 48 segundos por Luciano Gomes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frank Oliver

    Argentinos em ecstasi pq o messi já tem 5 gols na copa

    Última resposta há 1 minuto por Marco Antônio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Messi, CR7, Mbappê, Halland Todos esses baterão sempre recordes! São de alto nível!

    Última resposta há 3 minutos por Kimbo Badd

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 4 minutos por Juriscleison Abdala Cardoso

    142votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Revolta Geral

    Você entra na página do meu Timão e lê

    Última resposta há 5 minutos por Marco Antônio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 5 minutos por Kimbo Badd

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 6 minutos por Juliane Bauer

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Se deixar a Argentina leva o tetra

    Última resposta há 6 minutos por Orozimbo Santos

    27respostas

    acessar o tópico