x
Fórum do Corinthians

Esse seria o título mais importante da história do Corinthians?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Ana

Ranking: 11º

Ana 11.486 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 13/10/2025 às 07:44
Por Ana Paula Araújo Verificado (@anapaulaaraujo)

O Campeonato Paulista de 1977 não foi apenas uma taça levantada, foi um renascimento. Depois de quase 23 anos de jejum de títulos expressivos, o Corinthians finalmente soltou o grito preso na garganta de milhões de torcedores.

Foi o ano em que o sofrimento virou história e a história virou eternidade.

O time, comandado por Oswaldo Brandão, vinha do vice-campeonato brasileiro de 1976, aquele da Invasão Corinthiana no Maracanã, e carregava nas costas o peso de uma nação que só queria voltar a sorrir.

Na final contra a Ponte Preta, três batalhas ficaram marcadas para sempre.

Primeiro jogo: vitória por 1 a 0, gol de Palhinha.
Segundo jogo: recorde de público no Morumbi (146 mil pessoas) e derrota de virada por 2 a 1.
Terceiro jogo: o desfecho. Basílio fez o gol que libertou o Corinthians, o gol que lavou a alma do povo.

A narração de Osmar Santos naquele momento ainda arrepia até hoje: “Depois de vinte anos, a Fiel está explodindo... Doce mistério da vida este Corinthians. Inexplicável Corinthians...”

@marciosousa1970 #corinthians_momentos #corinthians #basilio77 #corinthiansxpontepreta #fimdotabu #vaicorinthians #vaicorinthians #campeaopaulista1977 #timao #sccp ♬ som original - Marcio Sousa

O estádio virou um mar de lágrimas, o campo foi invadido e São Paulo se transformou em uma grande festa. Vicente Matheus, sem perceber, perdeu até o sapato no gramado, um símbolo vivo da loucura e da emoção daquele 13 de outubro de 1977.

Basílio entrou para a eternidade e o Corinthians se reconectou com sua essência: o povo, o sofrimento e a alegria sem explicação.

Agora fica a pergunta para vocês, Fiel: esse título de 1977 foi o maior da história do Corinthians? Ou o mais importante, por tudo que representou? Será que alguma conquista superou o peso emocional daquele dia em que o povo voltou a sorrir?

Comentem aí, Fiel. Qual o verdadeiro significado de 1977 para vocês?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Nicolas Carlos

Ranking: 3.180º

Nicolas 1.144 posts

@nicolas.carlos1 em 13/10/2025 às 08:04

Na minha humilde opinião a Libertadores superou

Foto do perfil de Victor Vicente

Ranking: 1.975º

Victor 1.907 posts

@victor.vicente2 em 13/10/2025 às 11:22

Por MUITO o nosso maior título. Paulistão era copa do mundo, valia o que vale hoje um supermundial, e estávamos a VINTE E DOIS anos sem título. Inimaginável hoje. O grito entalado. Músicas sendo feitas, sonhos batendo na trave. É a páscoa do Corinthians, nossa travessia do deserto, não tem comparação. E não me venha a 'fiel liberta' falar de 2012, que foi incrível, mas poha, a gente já era campeão do mundo (ao que me consta, mundo > América do sul). Tinha sido campeão brasileiro no ano anterior, da Copa do Brasil e do paulista em 2009, vínhamos de conquistas, não de um longo jejum. Cenários inteiramente distintos.

77 é o maior título da história DO FUTEBOL. Aliás minto: DO ESPORTE. Maior que a Copa de 70, maior que qualquer NBA da via, qualquer luta aí, maior que os históricos títulos de F1 de 74,76,83,87,90,07,17,21... Nada se compara

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Fabinho Headbanger

Ranking: 327º

Fabinho 8.181 posts

@biozzy em 15/10/2025 às 18:50

É sim o título mais importante. Imagine só, mais de 20 anos sem um título de expressão.

Imaginem só mais de 140 mil torcedores em um estádio.!

Coisa de louco!

Foto do perfil de Adalberto Bernardes

Ranking: 8.334º

Adalberto 292 posts

@betao11 em 15/10/2025 às 18:45

Esse não foi nem de longe o título mais importante do Corinthians.

A Libertadores, os dois mundiais de clubes e os sete brasileiros são os mais importantes.

O paulistinha de 1977 foi só mais um...e conquistado com muita polêmica.

Foto do perfil de Roberto Moreira

Ranking: 8.602º

Roberto 277 posts

@roberto.moreira1 em 15/10/2025 às 17:53

Um dos títulos mais importantes..e tem outras vitórias que época foi considerada e festejada como título 'a quebra do tabu'pra quem estava presente, mas a Libertadores e 2° mundial..

Foto do perfil de Juliane Bauer

Ranking: 7.290º

Juliane 366 posts

@juliane-bauer19 em 15/10/2025 às 11:16

Eu não existia ainda

Publicidade

Foto do perfil de Wesley Mateus

Ranking: 3.680º

Wesley 961 posts

@wesley83zl em 14/10/2025 às 19:03

Pra mim o mais importante é sempre o recente, hoje o Paulistão 2025.

Foto do perfil de Rodrigo Gonzales

Ranking: 634º

Rodrigo 5.118 posts

@rodrigo.gonzales3 em 14/10/2025 às 18:06

Nem chega aos pés da Libertadores e nem do mundial

Foto do perfil de Marcelo Silva

Ranking: 1.986º

Marcelo 1.899 posts

@marcelo-silva37 em 14/10/2025 às 17:42

Título inesquecível, incrível um título Paulista bater de frente com o título da Libertadores, por exemplo.

1977 eterno!

Foto do perfil de Felipe Pavone

Ranking: 7.437º

Felipe 355 posts

@felipe.pavone em 14/10/2025 às 14:11

O mundial é muito mais importante, sem ele não estaríamos no mapa