x

Post de ISRAEL no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Arena 100% do Corinthians! Nada de vender parte do estádio. Até porque, a dívida da arena representa apenas 20% do passivo do clube. Perderíamos parte da nossa arena e o problema continuaria do mesmo jeito.

em Bate-Papo da Torcida > Neo química arena: a solução das dividas

Em resposta ao tópico:

O Sport Club Corinthians Paulista enfrenta atualmente uma das maiores crises financeiras de sua história, com uma dívida que ultrapassa os R$ 2,469 bilhões. Diante desse cenário, torna-se urgente a adoção de medidas estratégicas que permitam a recuperação econômica sem comprometer a competitividade esportiva e a sustentabilidade da instituição. Uma solução viável, inteligente e responsável seria a venda de 49% da Neo Química Arena, com base em uma avaliação estimada de R$ 700 milhões feita pela própria Caixa Econômica Federal.

A operação consistiria na alienação parcial do fundo proprietário da Neo Química Arena, mantendo-se o Corinthians como acionista majoritário, com 51% de participação. A quantia arrecadada permitiria uma redução imediata da dívida total para aproximadamente R$ 1,749 bilhão, além de eliminar o peso financeiro representado pelos juros anuais da dívida do estádio, que atualmente variam entre R$ 120 e R$ 150 milhões. Tal alívio traria fôlego ao fluxo de caixa do clube, ao mesmo tempo em que preserva parte relevante das receitas do estádio, incluindo bilheteria, eventos e contratos de naming rights.

A economia gerada por essa reestruturação financeira resultaria em um superávit superior a R$ 200 milhões por ano, recursos que poderiam ser direcionados à gestão esportiva, à quitação de outras dívidas e à atração de novos patrocinadores. Com responsabilidade administrativa e uma política de gastos equilibrada, o clube teria plenas condições de estabilizar sua situação financeira em um prazo de quatro a cinco anos. A partir desse ponto, abrir-se-ia a possibilidade de recomprar as cotas vendidas da arena ou, alternativamente, firmar uma nova parceria com os investidores para ampliação da estrutura do estádio.

Dessa forma, a venda parcial da Neo Química Arena não representa uma perda patrimonial, mas sim uma decisão estratégica de reequilíbrio financeiro, com preservação do controle sobre o ativo e projeção de crescimento sustentável. A medida, se bem executada, recolocaria o Corinthians em posição de destaque no futebol nacional e internacional, não apenas pela sua tradição em campo, mas também pela gestão moderna e responsável fora dele.

Responder ao post do ISRAEL

Réplicas desse post

Foto do perfil de Matheus

Matheus 505 posts

@matheus-santos37 em 07/06/2025 às 12:09

Cara depende, eu concordo que a dívida da arena não seja lá um dos maiores problemas do Corinthians, mas se nesse acordo caso acontecesse o que o cara falou ficar certo que a renda da arena, dos jogos fosse para o clube a arena se tornaria uma fonte de receitas para o Corinthians, que podia ser usado pra pagar outras dividas ou pra investir

Foto do perfil de Fc

Fc 120 posts

@fc-memes em 07/06/2025 às 11:28

De que adianta ter um estádio super moderno com uma dívida de R$ 2,5 bilhões? A Neo Química Arena é um dos principais fatores que impedem o Corinthians de respirar financeiramente. Pagamos cerca de R$ 150 milhões por ano só em juros, enquanto a arena gera apenas R$ 90 a 100 milhões anuais. Vender 49% por R$ 700 milhões resolveria parte da dívida, manteria o clube como dono majoritário, melhoraria o fluxo de caixa e ainda permitiria, no futuro, a recompra ou uma parceria para ampliação. É hora de pensar com razão, não com sentimentalismo pela arena.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Sandra Lima

    Organizadas do Corinthians marcam presença na Copa do Mundo

    Última resposta há 3 segundos por CRIATIVOS PERSONALIZADOS

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 4 minutos por Thiago Sccp

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Qual o nome do filme?

    Última resposta há 4 minutos por Azazel Zel

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Bruno Vinicius

    Off Topic - Isso é uma vergonha

    Última resposta há 11 minutos por José Oliveira

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo da Silva

    CazéTV - Esta ruim a transmissão?

    Última resposta há 11 minutos por T-gerg

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Sccp

    Brasil nas oitavas. Rumo ao hexa

    Última resposta há 12 minutos por Azazel Zel

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Doutor Sócrates, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 15 minutos por Marco Antônio

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 23 minutos por André Santos

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Daniel Santos Fernandes

    Até a base está sem receber

    Última resposta há 24 minutos por PEDRO NEVES TEIXEIRA

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 27 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    28respostas

    acessar o tópico