x
Fórum do Corinthians

Neo química arena: a solução das dividas

Foto do perfil de FC

Fc 120 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 07/06/2025 às 10:56
Por FC MEMES (@fc-memes)

O Sport Club Corinthians Paulista enfrenta atualmente uma das maiores crises financeiras de sua história, com uma dívida que ultrapassa os R$ 2,469 bilhões. Diante desse cenário, torna-se urgente a adoção de medidas estratégicas que permitam a recuperação econômica sem comprometer a competitividade esportiva e a sustentabilidade da instituição. Uma solução viável, inteligente e responsável seria a venda de 49% da Neo Química Arena, com base em uma avaliação estimada de R$ 700 milhões feita pela própria Caixa Econômica Federal.

A operação consistiria na alienação parcial do fundo proprietário da Neo Química Arena, mantendo-se o Corinthians como acionista majoritário, com 51% de participação. A quantia arrecadada permitiria uma redução imediata da dívida total para aproximadamente R$ 1,749 bilhão, além de eliminar o peso financeiro representado pelos juros anuais da dívida do estádio, que atualmente variam entre R$ 120 e R$ 150 milhões. Tal alívio traria fôlego ao fluxo de caixa do clube, ao mesmo tempo em que preserva parte relevante das receitas do estádio, incluindo bilheteria, eventos e contratos de naming rights.

A economia gerada por essa reestruturação financeira resultaria em um superávit superior a R$ 200 milhões por ano, recursos que poderiam ser direcionados à gestão esportiva, à quitação de outras dívidas e à atração de novos patrocinadores. Com responsabilidade administrativa e uma política de gastos equilibrada, o clube teria plenas condições de estabilizar sua situação financeira em um prazo de quatro a cinco anos. A partir desse ponto, abrir-se-ia a possibilidade de recomprar as cotas vendidas da arena ou, alternativamente, firmar uma nova parceria com os investidores para ampliação da estrutura do estádio.

Dessa forma, a venda parcial da Neo Química Arena não representa uma perda patrimonial, mas sim uma decisão estratégica de reequilíbrio financeiro, com preservação do controle sobre o ativo e projeção de crescimento sustentável. A medida, se bem executada, recolocaria o Corinthians em posição de destaque no futebol nacional e internacional, não apenas pela sua tradição em campo, mas também pela gestão moderna e responsável fora dele.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcelo Nunes

Ranking: 1.239º

Marcelo 2.984 posts

@marcelon em 07/06/2025 às 12:19

Isso não vai resolver pq claramente o problema é gestão, prioridade é mudar estatuto para profissionalizar, Fortaleza é SAF sem vender para investidor, sócios são os proprietários, o que muda é que pela lei SAF exige mais transparência e profissionalização, presidente do Corinthians não é remunerado, acha que tem tantos querendo cargo por amor ap clube?

Foto do perfil de Giovani Soares De Oliveira

Ranking: 9.333º

Giovani 239 posts

@giovani65 em 07/06/2025 às 11:23

Não tenho conhecimento de valores se são próximos ou não mas se for pra fazer um negócio desse porque não vender o Parque São Jorge?

Foto do perfil de Israel Geraldo De Castro

Ranking: 2.095º

Israel 1.823 posts

@israel.sccp em 07/06/2025 às 11:22

Arena 100% do Corinthians! Nada de vender parte do estádio. Até porque, a dívida da arena representa apenas 20% do passivo do clube. Perderíamos parte da nossa arena e o problema continuaria do mesmo jeito.