x

Post de Luis Silva no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Dívida de 2 bilhões e subindo, presidente dando depoimento como investigado, categoria de base loteada por bandidos, conselheiros sanguessugas MAS o problema é a torcida organizada que faça chuva ou faça sol está apoiando o time.

em Bate-Papo da Torcida > “A Gaviões Não Manda no Timão”: A Tentativa de Influência Exagerada...

Em resposta ao tópico:

“A gaviões Não Manda no Timão”: A Tentativa de Influência Exagerada da Torcida Organizada!

Nos bastidores do Parque São Jorge, uma frase tem ecoado com mais força entre conselheiros e torcedores comuns: 'A gaviões não manda no Timão.' A declaração, que pode parecer polêmica à primeira vista, traduz uma insatisfação crescente com o nível de influência que a principal torcida organizada do Corinthians tem tentado exercer sobre o clube, muito além do que seria considerado saudável para qualquer instituição esportiva.

Torcida ou diretoria paralela?

A gaviões da Fiel, fundada em 1969 com o objetivo de apoiar o Corinthians e fiscalizar a gestão do clube, cresceu ao ponto de se tornar uma das torcidas mais respeitadas (e temidas) do país. No entanto, nos últimos anos, diversas atitudes da organizada têm levantado questionamentos sobre os limites dessa “fiscalização”.

Reuniões com dirigentes, exigências por mudanças técnicas, críticas públicas a jogadores, e até pressão sobre decisões administrativas — como contratações, demissões e escolhas políticas internas — têm gerado desconforto. Muitos dentro do clube enxergam a atuação da gaviões como uma tentativa de criar uma diretoria paralela, sem voto, sem responsabilidade legal, mas com voz ativa e intimidadora.

O ambiente no CT

Não são raros os relatos de jogadores que se sentem pressionados por visitas frequentes da torcida ao CT Joaquim Grava, especialmente em momentos de crise. O argumento da 'cobrança por amor' se mistura com um clima de medo, interferindo diretamente no desempenho e na tranquilidade do elenco. Alguns atletas, inclusive, evitam entrevistas ou redes sociais para não se tornarem alvos de protestos orquestrados.

A diretoria acuada

A atual gestão do Corinthians tem adotado um discurso dúbio: tenta manter um bom relacionamento com a gaviões para evitar confrontos públicos, mas internamente há quem reconheça que a influência da organizada extrapolou os limites. Conselheiros ouvidos sob anonimato relatam que decisões estratégicas são frequentemente proteladas ou ajustadas após “sinais” vindos da torcida.

&Ldquo;Eles [a gaviões] têm todo o direito de torcer, protestar, se manifestar. Mas daí a se sentarem como se fossem gestores do clube, há uma enorme diferença. Isso é antidemocrático e perigoso”, afirma um conselheiro veterano.

O perigo da dependência

O Corinthians é um clube gigante, com uma torcida que ultrapassa 30 milhões de pessoas. Reduzir sua identidade à vontade de uma única torcida organizada é colocar em risco sua pluralidade, sua democracia interna e até sua imagem institucional. A influência da gaviões é histórica e tem seu valor cultural, mas não pode ser confundida com poder de comando.

A frase 'A gaviões não manda no Timão' não é um ataque. É um lembrete. Um grito de alerta de que o clube precisa ser gerido com independência, transparência e responsabilidade. E que nenhuma torcida — por mais apaixonada que seja — pode assumir o volante de um time que pertence a todos os corinthianos.

Responder ao post do Luis Silva

Réplicas desse post

Foto do perfil de William

William 5 posts

@william-sousa-nunes em 21/04/2025 às 10:21

E isso aí amigo, o clube afundo em crise financeira e até na polícia, mais a culpa e da organizada que só quer ver o bem do clube.

Foto do perfil de Jose Silva

Jose 66 posts

@jose-silva4 em 17/04/2025 às 14:37

Verdade, um belo apoio ' ou joga por amor ou joga por terror'.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Magno Amoreira

    Off: Flamengo e sua base em crise

    Última resposta há 1 minuto por Alexandre Monte Chellii

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 5 minutos por Regis Algusto

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Vocês viram isso?

    Última resposta há 11 minutos por Leandro Silva

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 13 minutos por Carlos Luis

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas ¨

    Primeira intervenção judicial saiu. é para glorificar de pé

    Última resposta há 13 minutos por Carbone Artilheiro

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Flávio meu timão

    Diretor informou aos jogadores que salários de maio serão divididos em 6 parcelas

    Última resposta há 21 minutos por Rodolfo Ribeiro

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Reis

    Vasco e Corinthians no mesmo caminho

    Última resposta há 22 minutos por Cleder Rogerio Maximo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 22 minutos por Nelson 77

    48respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Roblox Neto

    Parabéns ao gordao TV 👍

    Última resposta há 22 minutos por Rafael Oliveira Alves

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 24 minutos por Chato do Forum

    31respostas

    acessar o tópico