x

Post de Jose Silva no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

“A gaviões Não Manda no Timão”: A Tentativa de Influência Exagerada da Torcida Organizada!

Nos bastidores do Parque São Jorge, uma frase tem ecoado com mais força entre conselheiros e torcedores comuns: 'A gaviões não manda no Timão.' A declaração, que pode parecer polêmica à primeira vista, traduz uma insatisfação crescente com o nível de influência que a principal torcida organizada do Corinthians tem tentado exercer sobre o clube, muito além do que seria considerado saudável para qualquer instituição esportiva.

Torcida ou diretoria paralela?

A gaviões da Fiel, fundada em 1969 com o objetivo de apoiar o Corinthians e fiscalizar a gestão do clube, cresceu ao ponto de se tornar uma das torcidas mais respeitadas (e temidas) do país. No entanto, nos últimos anos, diversas atitudes da organizada têm levantado questionamentos sobre os limites dessa “fiscalização”.

Reuniões com dirigentes, exigências por mudanças técnicas, críticas públicas a jogadores, e até pressão sobre decisões administrativas — como contratações, demissões e escolhas políticas internas — têm gerado desconforto. Muitos dentro do clube enxergam a atuação da gaviões como uma tentativa de criar uma diretoria paralela, sem voto, sem responsabilidade legal, mas com voz ativa e intimidadora.

O ambiente no CT

Não são raros os relatos de jogadores que se sentem pressionados por visitas frequentes da torcida ao CT Joaquim Grava, especialmente em momentos de crise. O argumento da 'cobrança por amor' se mistura com um clima de medo, interferindo diretamente no desempenho e na tranquilidade do elenco. Alguns atletas, inclusive, evitam entrevistas ou redes sociais para não se tornarem alvos de protestos orquestrados.

A diretoria acuada

A atual gestão do Corinthians tem adotado um discurso dúbio: tenta manter um bom relacionamento com a gaviões para evitar confrontos públicos, mas internamente há quem reconheça que a influência da organizada extrapolou os limites. Conselheiros ouvidos sob anonimato relatam que decisões estratégicas são frequentemente proteladas ou ajustadas após “sinais” vindos da torcida.

&Ldquo;Eles [a gaviões] têm todo o direito de torcer, protestar, se manifestar. Mas daí a se sentarem como se fossem gestores do clube, há uma enorme diferença. Isso é antidemocrático e perigoso”, afirma um conselheiro veterano.

O perigo da dependência

O Corinthians é um clube gigante, com uma torcida que ultrapassa 30 milhões de pessoas. Reduzir sua identidade à vontade de uma única torcida organizada é colocar em risco sua pluralidade, sua democracia interna e até sua imagem institucional. A influência da gaviões é histórica e tem seu valor cultural, mas não pode ser confundida com poder de comando.

A frase 'A gaviões não manda no Timão' não é um ataque. É um lembrete. Um grito de alerta de que o clube precisa ser gerido com independência, transparência e responsabilidade. E que nenhuma torcida — por mais apaixonada que seja — pode assumir o volante de um time que pertence a todos os corinthianos.

em Bate-Papo da Torcida > “A Gaviões Não Manda no Timão”: A Tentativa de Influência Exagerada...

Responder ao post do Jose Silva

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 20 segundos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 3 minutos por Boleiro Véio

    161votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Soares

    Off esses são narradores do sbt pra copa?

    Última resposta há 3 minutos por Eduardo Filho

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    🙂

    Criado há 11 minutos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Goku Corinthiano

    Tem um atacante brasileiro com 42 Gols em 25 jogos, Corinthians precisa ir atrás

    Última resposta há 11 minutos por Ullisses Dias da Silva Machado

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    EUA. Tudo é planejamento

    Última resposta há 12 minutos por Caio Marolato

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 14 minutos por sergio trovo

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 27 minutos por Renann Matthaues

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Sabia disso sobre Corinthians, Memphis e a Copa do Mundo?

    Última resposta há 29 minutos por Sammyr Abdala

    42respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Cássio mandrake

    Bidu deveria ser explorado de outra maneira em campo

    Última resposta há 43 minutos por Sammyr Abdala

    66respostas

    acessar o tópico