Newton Silva Apoiador
Bom eu votei sim simplesmente porque acho que de maneira geral é a melhor solução e na minha opinião a única que pode acontecer sem mágica (ainda que extremamente improvável), mas claro que depende de como for feito.
Como tudo na vida, tudo depende de como é feito. Nada é 100% inerentemente bom ou ruim.
A questão é que precisa ser bem planejada com calma. Já escrevi textos bem grandes aqui no fórum debatendo isto, mas de maneira geral tenho alguns pontos básicos:
- O modelo de venda precisa ser completamente diferente dos modelos feitos até agora. Não pode ser balizado simplesmente para o pagamento das dívidas e sim pensando em real valor de ativos e potencial de crescimento do clube e marca.
- Atrelado ao primeiro ponto, o contrato da SAF precisa ser completamente construído de modo que qualquer valor de ganho mais significativo por parte de qualquer parte envolvida venha de ganhos que passem por conquistas e ágios relacionados ao futebol (e atividades esportivas do clube). Desta maneira negociatas só de compra e venda especulativas seriam evitadas. (Para um clube do tamanho do Corinthians existem alguns fatores cruciais que por natureza, se seguidos iriam impedir a ideia de que o cara compra por pechincha hoje para vender amanha por um pouco mais, mas eles são longos e se alguém quiser conversar sobre crio um tópico relacionado).
- O contrato da SAF precisa ser muito bem redigido com auxílio e auditoria e de empresas externas focadas exclusivamente neste tipo de serviços.
- Os modelos de venda e de comprador, assim como as diretrizes do básico da direção de investimentos no clube, precisam ser todos muitos bem descritos e estabelecidos claramente neste contrato, assim como pesquisa profunda e cuidadosa de qualquer comprador interessado, para que não possa ser vendido para qualquer um e de maneira descuidada ou aleatória.
- Este processo vai ser longo e precisa ser minucioso e para o sucesso, precisa que absolutamente todos os relacionados ao clube dentro e fora do PSJ abracem está ideia que do começo da análise até o fim da implementação duraria anos (sim, no plural).
Em fim, isso é o começo do básico. É um assunto bilionário e extremamente complexo que tem vários outros pontos que poderiam e precisariam ser descritos de maneira mais longa. Pode ser uma conversa muito boa para programas inteiros de televisão ou até mesmo posts com discussões profundas (e amigáveis) de prós e contras. Isto é, se as pessoas realmente quiserem parar de tratar as coisas de maneira completamente rasa e baseada em argumentos simplistas como quase tudo é feito neste país.
em Bate-Papo da Torcida > Você é a favor do Corinthians virar SAF?
Em resposta ao tópico:
Você é a favor do Corinthians virar SAF?
VOTE E COMENTE O PORQUE? Está na hora da torcida ter um dialogo sobre o assunto, você acha isso um absurdo? Mas por que? Você é a favor? Mas por que?
O dialogo é o melhor caminho, somos a democracia do futebol e temos que dialogar para realmente exercer a democracia, não basta uma organizada postar uma nota em nome de todos da FIEL sem menos escultar a voz da torcia.


