x

Post de wilson fmu no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Respeito, mas discordo das 2 formações. Contra equipes fortes, o time ficaria muito exposto. Prefiro 3 zagueiros, 3 volantes, 1 meia e 2 atacantes. Evidente, que nada engessado. A partida é dinâmica e o técnico tem que ter diversas opções e esquemas prontos e treinados.

em Bate-Papo da Torcida > A formação titular deveria ser essa

Em resposta ao tópico:

Opção 1

Opção 2

Analisando todas as opções de escalação, acredito que esta formação seja a mais equilibrada do ponto de vista tático, dando uma boa profundidade ofensiva, mas não comprometendo muito a defesa.

Primeiramente, creio que devemos abandonar o sistema com 3 zagueiros e partir para um 4-2-3-1 ou um 4-2-2-2 (aqui o Talles viraria segundo atacante fazendo dupla com o Memphis e o Coronado centralizaria junto com o Garro).

A dupla de zaga formada por André Ramalho e Félix Torres é provavelmente a melhor combinação disponível no momento. Félix voltou muito bem após a data FIFA (jogou muito contra o Fortaleza inclusive) e parece estar pronto para entregar todo o potencial que sempre foi esperado dele. André Ramalho, por sua vez, traz experiência e solidez, formando uma defesa bastante confiável.

Nas laterais, Fagner e Matheus Bidu são peças fundamentais para dar amplitude ao time pelos lados, uma vez que jogaremos com 'falsos pontas'. Ambos têm qualidade ofensiva, principalmente no apoio ao ataque pelos flancos, mas sem comprometer a defesa.

No meio-campo, Charles é absolutamente incontestável. Ele é sólido defensivamente, faz bem a proteção à zaga e ainda contribui com uma saída de bola. José Martínez, como primeiro volante, é um “mordedor” e eficiente na marcação, mas optei por ele devido à sua capacidade de distribuir o jogo melhor que a do Ryan.

Ryan, Bidon e Carrillo são boas opções no banco, podendo entrar para mudar a dinâmica do jogo ou até disputar a titularidade, embora, na minha visão, Charles seja titular absoluto. A variação está mais na dupla ao seu lado (No caso a vaga do Martínez).

Sobre o setor ofensivo, o Igor Coronado vai atuar pela esquerda, mas sem ficar preso por lá. Ele e o Rodrigo Garro devem se movimentar bastante, trocando de posição e confundindo a defesa adversária. A ideia é abrir espaço, especialmente com Charles e Fagner fazendo uma dobradinha pelo lado direito, como já vimos em alguns jogos.

Agora, o Memphis Depay jogando de falso 9 é uma ideia que pode dar muito certo. Ele tem a capacidade de segurar a bola, criar jogadas e ainda atrair a marcação, o que abre muito espaço para as infiltrações de Garro, Coronado e Talles Magno. O importante aqui é que os meias entendam as movimentações do Depay e ocupem os espaços deixados por ele para manter a pressão no ataque.

Talles Magno, pela ponta esquerda, precisa se aproximar do Garro para fazer triangulações e abrir espaços. Além disso, ele precisa entrar mais na área como um segundo atacante, aproveitando os espaços que o Depay vai criar ao puxar a marcação.

O que precisa ficar claro nessa formação é a importância de uma recomposição defensiva rápida, especialmente com os laterais avançando bastante. Charles e Martínez vão ter um papel importante nessa cobertura, permitindo que os jogadores da frente tenham mais liberdade para se movimentar.

Levando em conta que não temos pontas de ofício nessa formação, faz sentido focar na criação de jogadas pelo corredor central e pelos meio-espaços, aproveitando os passes entre as linhas defensivas dos adversários. Isso nos permite explorar zonas onde as defesas tendem a ficar mais vulneráveis, especialmente em momentos de transição ou quando o adversário está em um bloco médio.

Os corredores laterais seriam mais utilizados pelos nossos laterais, como Fagner e Matheus Bidu, que trariam a amplitude necessária para abrir a defesa adversária e gerar mais espaço nas áreas centrais e nos meio-espaços. Assim, o time não perde profundidade e amplitude, mesmo sem a presença de pontas tradicionais.

Quando enfrentamos times mais compactos, atacar esses espaços centrais pode se tornar mais difícil. Nesse cenário, a entrada de um jogador como Yuri ou Héctor Hernández pode ser uma boa solução. Eles funcionariam como uma referência na área, ocupando os zagueiros e dando mais liberdade para que os meias possam trabalhar na criação e finalização na entrada da área.

O que acham dessa formação? Concordam ou tem outra opinião?

Responder ao post do wilson fmu

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Rodrigo Reis

    Vasco e Corinthians no mesmo caminho

    Última resposta há 1 minuto por Cleder Rogerio Maximo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando

    'A BATALHA DE ITAQUERA: a expulsão dos 300 conselheiros virou o 'grito de guerra'

    Última resposta há 38 minutos por Lucas ¨

    32respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 38 minutos por Chato do Forum

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians em gols marcados (03/03)

    Última resposta há 39 minutos por ROSANA RSN

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 40 minutos por Willian Decio Vieira

    52respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 43 minutos por Rodolfo Ribeiro

    46respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Só raiz assistindo Colômbia x congo

    Última resposta há 1 hora por Nicholas Moreno

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 1 hora por Filipe Silva

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Flávio meu timão

    Diretor informou aos jogadores que salários de maio serão divididos em 6 parcelas

    Última resposta há 2 horas por Rodolfo Ribeiro

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Boa madrugada 🙌

    Última resposta há 2 horas por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico