x

Post de Cirio no fórum "Off topic" do Meu Timão

Concordamos nessa analise, e quanto ao presidencialismo também.

A raiz do problema está aí,. Porém não é de interesse do Legislativo e nem do Judiciário, mudar o regime, afinal eles não querem perder a bucha de canhão. O prego que se destaca e que será o primeiro a levar a martelada.

E permita elogiar sua postura de saber em quem votou, coisa muita rara hoje em dia.

em Off topic > Treino aberto - Saiam de suas bolhas

Em citação ao post:

Ah se você quer dizer que a eleição para o legislativo importa mais que para o executivo, concordo completamente. E eu tanto sie bem disso como lembro como votei para o legislativo em todas as eleições de que participei.

Agora uma coisa é dizer que a elaboração de leis e fiscalização do executivo, que são atribuições legislativas de fato, são mais importantes no longo prazo do que as ações do governo executivo, que geralmente se resumem a ações pontuais ou políticas de governo e no mais das vezes não se convertem em políticas de estado. Outra é negar que o executivo é o principal responsável pelas situações imediatas e ignorar que dentro do que está estabelecido legalmente o executivo tem larga margem para criar políticas em áreas chave - economia, saúde, educação, assistência social etc. - que mudam a situação de vida de uma pessoa.

Dito tudo isso, disputo a ideia de que foi a mídia que nos ensinou que 'prefeito, governador e presidente que são os cargos de importância'. A cobertura poderia ser melhor em relação ao impacto do legislativo, mas acho que a diferença no foco é consequência do presidencialismo.

Responder ao post do Cirio

Réplicas desse post

Foto do perfil de Páme

Páme 6.047 posts

@oi.korinthioi em 09/07/2022 às 15:24

Cara, nisso discordo. Novamente, uma coisa é dizer que o Legislativo de fato tem uma função com impacto mais duradouro, isso é uma característica comum das democracias modernas que nascem com um compromisso de limitar os abusos do poder individual de líderes no executivo e também de magistrados. Outra é achar que há um interesse do legislativo em manter o presidencialismo - não necessariamente, há um debate razoável sobre adotar um semipresidencialismo e desde 2016 há um debate igualmente presente sobre se, de fato, não migramos para um quase semi presidencialismo - ou que o judiciário se beneficia com isso - a situação do judiciário manter-se-ia semelhante num regime parlamentarista e recentemente o que tem acontecido é o oposto, um fogo direcionado ao judiciário para passar pano para um executivo que não tem cumprido suas atribuições.

Novamente, acho que a questão é que no presidencialismo uma só figura concentra os papéis de chefe de Estado e de governo e isso naturalmente atrai uma atenção maior àquela pessoa.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Jordan Marques

    Olise é monstro

    Última resposta há 4 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius

    Mbappe tem 16 jogos na copa do mundo e 16 gols

    Última resposta há 5 segundos por Fernando Santos

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 10 segundos por Haniel Sousa

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frank Oliver

    Argentinos em ecstasi pq o messi já tem 5 gols na copa

    Última resposta há 1 minuto por Luke Skywalker

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Wildem Oliveira

    Porque o assunto Neymar deixa o brasileiro tão sic?

    Última resposta há 3 minutos por Danilo Nogueira

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Pq n fomos atrás do Thiago Silva?

    Última resposta há 3 minutos por Thiago Augusto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Esse time do Iraque é disparado o pior da copa

    Última resposta há 5 minutos por Zebedeus .

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 5 minutos por Baltazar Oswaldo Silva

    52respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de antonio carlos Batista

    Home office!

    Última resposta há 5 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    4respostas

    acessar o tópico