Páme Korinthianoús!
Cara, nisso discordo. Novamente, uma coisa é dizer que o Legislativo de fato tem uma função com impacto mais duradouro, isso é uma característica comum das democracias modernas que nascem com um compromisso de limitar os abusos do poder individual de líderes no executivo e também de magistrados. Outra é achar que há um interesse do legislativo em manter o presidencialismo - não necessariamente, há um debate razoável sobre adotar um semipresidencialismo e desde 2016 há um debate igualmente presente sobre se, de fato, não migramos para um quase semi presidencialismo - ou que o judiciário se beneficia com isso - a situação do judiciário manter-se-ia semelhante num regime parlamentarista e recentemente o que tem acontecido é o oposto, um fogo direcionado ao judiciário para passar pano para um executivo que não tem cumprido suas atribuições.
Novamente, acho que a questão é que no presidencialismo uma só figura concentra os papéis de chefe de Estado e de governo e isso naturalmente atrai uma atenção maior àquela pessoa.
em Off topic > Treino aberto - Saiam de suas bolhas
Em citação ao post:
Concordamos nessa analise, e quanto ao presidencialismo também.
A raiz do problema está aí,. Porém não é de interesse do Legislativo e nem do Judiciário, mudar o regime, afinal eles não querem perder a bucha de canhão. O prego que se destaca e que será o primeiro a levar a martelada.
E permita elogiar sua postura de saber em quem votou, coisa muita rara hoje em dia.
