x

Post de Luiz no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Eu gostaria que fizessem e o quanto antes fizer, melhor. Não vai ter jeito, daqui uns 10 anos todos os times da série A e a própria liga serão administrado por empresa, é a evolução natural do nosso futebol.

Agora o que eu acho,... O Corinthians, como você mencionou, já tem dono, faz tempo. Olha o que o Andrés e sua turma fez, desfez, acertou e errou e sempre lucraram...se isso não é ser dono, não sei o que é.

E outros também, Dualib, Vicente Matheus (esse pelo menos não roubava), mas de qualquer maneira a turma que entra assumem mesmo e se tornam donos.

Agora se entrar uma empresa, ou um empresário que saiba fazer a administração e lucrar com o Corinthians, mas criar um time campeão eu continuo sendo corintiano e feliz pois pelo menos sei que não vai roubar o próprio 'produto'.

em Bate-Papo da Torcida > SAF Corinthians

Em resposta ao tópico:

Li essa matéria na Uol do Juca Kfouri, e estou repassando.

O que acham disso?

O Corinthians, enfim, admite a SAF... - Veja mais em https://blogdojuca.uol.com.br/2022/03/o-corinthians-enfim-admite-a-saf O Corinthians, enfim, admite a SAF - Blog do Juca Kfouri - UOL O Corinthians, enfim, admite a SAF - Blog do Juca Kfouri - UOL blogdojuca.uol.com.br blogdojuca.uol.com.br

Embora tradicionalmente refratário à ideia, o clube começa a pensar diferente O discurso da direção alvinegra, há tempos, nos da Democracia Corinthiana inclusive, jamais admitiu a ideia do futebol empresa. Traduzia-se na ideia simplória de que o Corinthians, tão popular, não poderia ter dono. Fazia sentido, demagogicamente era fácil de vender e, de Vicente Matheus em diante, fins dos anos 1950, ironicamente, o que o Corinthians teve de 'donos' foi uma grandeza. Pois eis que novos ares parecem refrescar as cabeças em Parque São Jorge e já se admite, ao menos, estudar o assunto diante da aprovação da lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Há uma premissa inegociável para levar o assunto adiante: ninguém pode ser dono do Corinthians, razão pela qual, diferentemente dos modelos adotados por quem está aderindo à nova legislação, pensa-se em partir diretamente para um IPO, na direção de criar, de fato, 'o time do povo' Significa dizer que por esse meio serão estabelecidas regras de governança pelas quais ninguém poderá ter participação maior do que seja razoável — e se possa captar recursos proporcionais ao tamanho da Fiel.

Há, também, uma situação de fato, facilmente constatável: a atual dívida é impagável se o clube seguir com o modelo de gestão em curso. Clube mais popular no maior mercado do país, especialistas sérios estimam que o Corinthians valha alguma coisa entre quatro e cinco bilhões de reais e que a captação via Bolsa de Valores de tais quantias seja muito menos complicado do que se possa supor. Aqui um parênteses para explicar o que é o IPO. Recorra-se ao velho Google para simplificar a resposta: 'IPO é o processo por meio do qual uma empresa oferece ações para o mercado pela primeira vez. Em outras palavras, é a distribuição inicial de ações em uma bolsa de valores que permite aos investidores adquirirem partes de uma companhia'.

Não é preciso ter muita imaginação para supor sobre o que acontecerá, entre corintianos ricos e investidores em geral, diante da possibilidade da oferta de ações que alavanquem uma das maiores paixões nacionais. Ou como mesmo aqueles alvinegros menos afortunados poderão participar do esforço para recolocar o time em posição privilegiada, além do mais com rendimento de dividendos caso a administração do Corinthians SA seja feita com competência e responsabilidade — e não faltam profissionais capazes para tanto.

Fácil não é e nem será convencer quem está há mais de um século acostumado a gerir da mão para a boca e, muitas vezes, para os próprios bolsos. O simples fato de que já se admita discutir o tema, como ora acontece nos bastidores de Parque São Jorge, significa avanço ponderável, por mais que, provavelmente, desmintam as conversas.

Caso os torcedores pressionem na direção de novos tempos o processo tenderá a ser mais rápido, como a preocupante situação do clube exige. Dado o tamanho de sua torcida e o potencial do mercado paulista, se houver inteligência, desprendimento e o real interesse em entrar para a história corintiana como marco de novos tempos, o grupo que hoje dirige o clube tem a oportunidade de se notabilizar como aqueles que até hoje são lembrados por tê-lo fundado em 1910.

Lá se vão mais de 110 anos e a hora de dar o passo em direção ao futuro está posta. Há quem saiba fazer, recursos existem, falta só coragem... -

Qual a opinião de vocês?

Responder ao post do Luiz

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Se pensar em quartas de final, esses serão os adversários :

    Última resposta há 7 minutos por Luan Rodrigues

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Um jogador com 39 anos, que já conquistou tudo na vida, e ainda tem essa vontade de vencer...

    Última resposta há 8 minutos por Kimbo Badd

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nicolas

    Messi ainda tem a seleção da Jordânia no 3 jogo kkkk

    Última resposta há 9 minutos por Ricardo Martins

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 20 minutos por Jorge Perna

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Corinthians negocia NR da Arena e do CT com a mesma empresa

    Última resposta há 20 minutos por Nelson 77

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 29 minutos por Nelson 77

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    E essa dos Enzos apagando a história kkkkkkkkk

    Última resposta há 33 minutos por Lucas ¨

    59respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 36 minutos por Lucas ¨

    42respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 45 minutos por Ariovaldo Pinto De Souza

    176votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Algum professor de geografia no fórum?

    Última resposta há 49 minutos por Kimbo Badd

    9respostas

    acessar o tópico