x

Post de Joao Vitor no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Curti demais

em Bate-Papo da Torcida > Revirando as coisas antigas do meu avô, encontrei um acervo sobre o...

Em resposta ao tópico:

Fala aí rapaziada? Tudo suave?

Sou um cara que quase não acessa esse site e nem me lembrava que tinha conta, mas me senti na obrigação de postar aqui o que encontrei revirando as coisas do meu avô.

Meu vô era um corintiano fanático e é o motivo de eu ser também. Nasceu nos anos 30 e viu uma época sensacional do time quando jovem, mas também sofreu muito no jejum que se seguiu. Ele mesmo dizia que a paixão só aumentou à medida que o tempo foi passando. 1977 foi libertador pra ele que quase morreu do coração, viveu todas as glórias que vieram depois e quis o destino que não estivesse aqui em 2007, no pior momento. Enfim, um puta corintiano.

Nesse fim de ano passei na casa dele e revirando a bagunça encontrei várias coisas interessantes sobre o Corinthians. Lá vai...

Revista do Corinthians edição especial (Comemoração dos 30 anos do clube)

Essa aqui é a mais antiga e interessante. No primeiro texto uma parte me chamou atenção:

“Sem dúvida, a estrada a ser percorrida é muito mais longa do que a que já ficou para trás. Por isso os corintianos devem ter em mira somente um objetivo: o progresso contínuo do clube de seu coração, para orgulho completo dos corintianos de ontem, hoje e amanhã”.

Esse texto é de autoria de um historiador chamado Antonio de Almeida que também escreveu os versos de uma valsa chamada “Corinthiana” que tá mais pra frente na mesma revista:

Um poema meio meloso sobre o Corinthians, tri-tri-tri em referência aos paulistas de 22-23-24; 28-29-30 e o de 37-38-39. Embaixo a foto do provável mais jovem sócio do clube:

Autoexplicativo:

A revista fala de tudo e obviamente direcionada aos sócios que na época, como a própria destaca, tinham participação ativa do gerenciamento e futuro do clube. Tem matéria sobre atletismo, basquete, natação, polo, remo, vôlei...

Tem uma parte dedicada ao Neco, primeiro ídolo absoluto do Corinthians:

“Dezoito anos de devotamento ao seu clube, a que dedicou o máximo de suas energias, o melhor de sua mocidade e toda sua existência. “diz a revista sobre Neco, “O Infatigável”.

Enfim muita coisa interessante para quem curte a história do clube, daria até pra falar em outros tópicos.

A revista encerra lembrando que o Corinthians tem 11, o Palestra apenas 7...

Pôster Campeão Paulista de 1951:

O tempo não fez bem a este aqui. Pesquisei um pouco (bem pouco) e não encontrei nenhuma imagem igual, então talvez seja única? Não tenho certeza mas não se enganem, não estão usando faixas de campeão, como era comum na época, apesar de parecer.

Em pé: Cabeção, Touguinha, Lorena, Idário, Julião, Murilo

Ajoelhado: Claudio, Luizinho, Baltazar, Jackson, Colombo

Eu chuto que é no PSJ, mas não tenho certeza. Por conta da escalação e o local, acredito que esse jogo foi Corinthians 1 x 1 Portuguesa Santista (30/12/1951) Gol de Baltazar.

Revista Stadium Corinthians Campeão de 1951 (Edição Número 1):

Novamente digo que pesquisei bem pouco sobre tudo que estou mostrando, portanto, não achei quase nada sobre essa aqui. A ideia era ser uma revista quinzenal e o nome acredito que faça referência a uma famosa revista portuguesa dos anos 40. Sei que teve uma revista oficial do Corinthians nos anos 50, mas acredito que não tenha relação. Enfim, não sei nem se ao menos existiu a edição número 2...

Falando um pouco sobre a campanha do título:

Enfim, tenho bem mais pra mostrar mas esse tópico já tá gigante então faço em outras oportunidades.

Para quem ficou até o final, que duvido que sejam muitos, e é amante do futebol brasileiro, achei isso também:

Álbum de figurinhas Brasil Campeão Mundial de 1958(!) Completo(!)

Esse deve valer uma grana federal

Corintianos do elenco: Gilmar (ou Gylmar?) e Oréco.

Pelé é citado como “Uma das mais risonhas promessas de nosso futebol”.

Interessante que o massagista e o preparador físico estão aqui também.

Bom, é isso que tenho pra hoje.

Abraço, vai Corinthians!

Responder ao post do Joao Vitor

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 2 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    60 mil assinaturas SAFiel é um número pífio

    Última resposta há 2 minutos por Lucas ¨

    37respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    Quem é o atual presidente do Corinthians?

    Última resposta há 2 minutos por Kimbo Badd

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 2 minutos por Kaua

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Wildem Oliveira

    Porque o assunto Neymar deixa o brasileiro tão sic?

    Última resposta há 3 minutos por Futebol E Paixão

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Oliveira

    Senegal: lindo ver time tomando gol em saída de bola na área

    Última resposta há 3 minutos por Lucas Cren

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 4 minutos por Joseph Schwalk Dias

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 4 minutos por Ariovaldo Pinto De Souza

    168votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Só raiz assistindo Jordânia x argelia

    Última resposta há 4 minutos por Joseph Schwalk Dias

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 4 minutos por Ryan Andreoli Marcandal

    13respostas

    acessar o tópico