x

Post de Mauricio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Não concordo...

Dá um tempo para o cara trabalhar, o cara entende de futebol e está muito bem assessorado, mais é o torcedor que printa a tela do celular que sabe das coisas.

em Bate-Papo da Torcida > O Corinthians evoluiu? Decida após ver essas imagens

Em resposta ao tópico:

Sim, pois o treinador ouviu a torcida e tirou dois pesos-mortos do time. Não tinha como piorar sem Jô e Gabriel.

A questão é se o time evoluiu TATICAMENTE. E a resposta é não.

Os pontas ajudam os laterais o jogo todo, mas os laterais não ajudam os pontas. Não havendo jogada de ultrapassagem você anula os próprios pontas pois sempre vão ter dois adversários ou mais na sua frente.

Pela qualidade dos jogadores ainda conseguem driblar um as vezes e progredir um pouco, mas isso é devido ao lance individual e não superioridade tática de movimentar a equipe para fazer tabela envolvendo a marcação.

Veja na foto abaixo que o Corinthians tem quatro jogadores no meio de oito defensores e mesmo assim pela qualidade individual encontram uma maneira de finalizar.

Tente lembrar do Corinthians trocando passe na frente da área do Bragantino, invertendo a jogada buscando espaço, não encontrando e inverte de novo buscando um espaço, um deslocamento. Não existe. Pra fazer isso você precisa ter número no ataque e compactação e não temos nem um, nem o outro.

Estou pegando só os melhores momentos na ordem que aconteceram. Vamos ver defensivamente o posicionamento da equipe.

Isso não foi uma falta lateral. Não lembro o que antecedeu esse cruzamento.
Veja o posicionamento defensivo do time nessas duas fotos abaixo.

1. Tá marcando um jogador atrás dele que não aparece na imagem.
2. Marcando ninguém. Posicionado entre dois corintianos.
3. Só participa se o cara errar o cruzamento ou em situação de rebote.
4. Tá marcando o João Victor e quase entrega a paçoca. Outro entre dois corintianos.



Agora veja abaixo o batalhão de jogadores que estavam livres na frente do Cássio.
Os jogadores posicionados entre dois defensores fizeram falta, ficou só o Gil basicamente para parar três adversários embolados. Evidentemente vencido no lance.



Aqui outro ângulo dessa jogada você vê nitidamente a falha. Cantillo quase entrega ao tirar a bola do João Victor e os três sozinhos na frente do Cássio.

Novo ataque quatro contra oito. Individualidade do Róger Guedes que deu uma pisada e um corte e do William que deixou o cara no chão e chutou cruzado.


Jogada de escanteio. Quatro vs oito defensores. William devolve o rebote e bandeira marca impedimento.

Novo ataque do Bragantino. Você tem três jogadores na área de maior perigo contra basicamente um defensor. O cara escorregou na hora de cruzar e foi tiro de meta.



Mais um ataque onde o Corinthians esta completamente encaixotado na marcação; só o baixinho Giuliano no meio de três defensores e o goleiro ainda saiu pra afastar.

Segundo tempo

Novamente os jogadores em gigante inferioridade numérica encontrando espaço. Roger Guedes dribla um e chuta na trave.

Abaixo o gol do Bragantino. Repare a diferença. Temos cinco na área para marcar quatro ao contrário dos nossos ataques quatro vs oito. O atacante sozinho mas houve atraso no domínio e o passe veio fraco facilitando o corte parcial onde o cara pega o rebote (5v5 então?) e faz o gol.


E a bola passa pelo meio das pernas do Gabriel Pereira e pelo meio das mãos do Cássio.


Agora atrás do placar o Corinthians soltou mais o time. Note que agora invés de quatro vs oito, temos cinco vs oito. Renato no domínio já arruma espaço e dá um belo chute que o goleiro defende.

Novo escanteio e mesmo esquema. Quatro jogadores na área mesmo com o time atrás no marcador. No rebote o zagueiro falha bisonhamente e o Cantillo chuta na rede pelo lado de fora.

E agora o segundo gol do Bragantino. Linha torta é culpa do jogador mas é culpa também do treinador. Isso precisa ser corrigido no treino.

Tudo ou nada! Repare que faltando um minuto para o tempo regulamentar acabar o Corinthians vai com mais jogadores para o ataque, força a defesa a ter mais alvo para marcar, no meio tem situação de 2v2 se viesse um cruzamento invés de 4 v 8 e o Renato faz uma pintura de gol na individualidade pura.

E no gol de empate apesar de não ter mais nada a perder temos de novo os jogadores encontrando solução numa situação completamente desfavorável ao ataque e a bola sobra para o Mosquito empatar aproveitando a defesa toda torta do Bragantino.

E a furada MONSTRO desse becão que ainda fez pênalti.

Tá aí com imagem cada lance importante do jogo de ontem exceto o primeiro chute do R8 no canto que foi acho que a única jogada que o Corinthians chegou bem no ataque.

Agora eu te pergunto : isso é evolução tática ou jogadores resolvendo a partida?

Responder ao post do Mauricio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Chato do Forum

    Vocês viram isso?

    Última resposta há 1 minuto por Leandro Silva

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 3 minutos por Regis Algusto

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Maradona, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 4 minutos por Carlos Luis

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas ¨

    Primeira intervenção judicial saiu. é para glorificar de pé

    Última resposta há 4 minutos por Carbone Artilheiro

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Flávio meu timão

    Diretor informou aos jogadores que salários de maio serão divididos em 6 parcelas

    Última resposta há 12 minutos por Rodolfo Ribeiro

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Reis

    Vasco e Corinthians no mesmo caminho

    Última resposta há 12 minutos por Cleder Rogerio Maximo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 13 minutos por Nelson 77

    48respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Roblox Neto

    Parabéns ao gordao TV 👍

    Última resposta há 13 minutos por Rafael Oliveira Alves

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 14 minutos por Chato do Forum

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lcs

    A criançada tá ativa nesse fórum hein..

    Última resposta há 15 minutos por Marco Antônio

    12respostas

    acessar o tópico