x

Post de José no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Acho que essa formação daria certo se tivéssemos o Renato Augusto para ser esse cara da esquerda, que não necessariamente deve ser um volante,.mas um meio campista que faça o box to box. E claro, um ala esquerdo decente. Pois o Avelar não dá, no ataque só serve para fazer gol de cabeça, mas cruzamentos sem chance.

em Bate-Papo da Torcida > Nova Formação - Italia e Holanda (para quem gosta de tática)

Em resposta ao tópico:

Boa tarde Galera,

Como sabem o 4-1-4-1 e o 4-2-3-1 já estão manjados no futebol brasileiro. Acho que uma formação alternativa a essas poderia surpreender adversários e potencializar as características dos nossos principais jogadores.

Assim sugeriria utilizar o 3-5-2 do Antonio Conte, campeão inglês com o Chelsea recentemente e da Holanda que ganhou do Brasil pelo terceiro lugar da copa de 2014.

Como temos zagueiros lentos, a formação com 3 zagueiros iria dar uma consistência muito maior, diminuindo espaços para enfiada de bola e cruzamentos. Além disso, poderíamos colocar um Meia Esquerda com funções de recomposição, assim, o Avelar sairia do time titular (o Moses fazia essa função no Chelsea por exemplo).

Outro ponto positivo é a oportunidade de deixar o meio campo mais dinâmico, pois não existe a necessidade de utilizar um primeiro volante fixo, pois os zagueiros ganham mais liberdade para dar o primeiro bote. Jogar com 2 volantes de boa saída de bola poderia melhorar os escapes, aumento as alternativas de transição defensiva -> ofensiva (hoje essa transição acontece apenas com o Fagner).

Já na parte ofensiva, teríamos finalmente uma formação com 2 atacantes e um meia tradicional centralizado (sem tantas atribuições defensivas). Assim, Pedrinho/Jadson que não rendem quando cumprem funções defensivas, teriam mais liberdade criativa. Nossos atacantes teriam alas mais soltos para muní-los de cruzamentos, potencializando as características de Gustagol (com os cruzamentos) e de facão do Love (pela proximidade do meia).

Proposta de time:

------------------Cássio-------------------

-----Manoel----Mendez--------Gil/Henrique--------

-----------Urso---------Jesus/Sornoza? --------------

Fágner--------------------------Régis/Ramiro/Sornoza?

--------------Pedrinho/Jadson--------------

------------Love------------------------------

------------------------Gustagol/Boseli-------

Maior Incógnita seria quem se encaixaria na posição de Ala e Volante Esquerdos.

Vejam como nosso meio campo ficaria povoado, sempre superando em números os adversário, e como nossa zaga ficaria mais consistente. Nesse formato, Ralf poderia se tornar o zagueiro do primeiro bote (onde está o mendez no diagrama).

Enfim, queria apenas trocar ideia. Gosto muito da parte táctica e imagino que vocês também tem as suas preferências. Exponham suas ideias!

Responder ao post do José

Réplicas desse post

Foto do perfil de Ferreiro

Ferreiro 212 posts

@zikaboleiro em 27/06/2019 às 11:34

Concordo! Não precisa ser volante ali naquela posição, Renato Augusto cairia como uma luva

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    Valência mata o time do Equador

    Última resposta há 5 segundos por Vinicius ortiz

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 10 segundos por Vai Corinthians!

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lcs

    "Pedrinho é melhor que esse Vinícius Junior"

    Última resposta há 49 segundos por Gustavo Soares

    56respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ronaldo Junior

    Bateu desespero nos nossos nobres conselheiro!

    Última resposta há 52 segundos por Jefferson nunes

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    E o Senador Romário segue papocando o nosso dinheiro

    Última resposta há 1 minuto por QD+ Corinthians

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 1 minuto por Luis Roberto de Vasconcellos

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Venezuela

    Última resposta há 1 minuto por Zyon Domingos

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gus Ortiz

    Informação urgente!

    Última resposta há 2 minutos por RC Timão

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Bruno Vinicius

    Off Topic - Isso é uma vergonha

    Última resposta há 3 minutos por Luis Roberto de Vasconcellos

    51respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marco Antônio Barros

    Naming Rights CEF

    Última resposta há 3 minutos por Nightmare

    5respostas

    acessar o tópico