x

Post de Ferreiro no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Boa tarde Galera,

Como sabem o 4-1-4-1 e o 4-2-3-1 já estão manjados no futebol brasileiro. Acho que uma formação alternativa a essas poderia surpreender adversários e potencializar as características dos nossos principais jogadores.

Assim sugeriria utilizar o 3-5-2 do Antonio Conte, campeão inglês com o Chelsea recentemente e da Holanda que ganhou do Brasil pelo terceiro lugar da copa de 2014.

Como temos zagueiros lentos, a formação com 3 zagueiros iria dar uma consistência muito maior, diminuindo espaços para enfiada de bola e cruzamentos. Além disso, poderíamos colocar um Meia Esquerda com funções de recomposição, assim, o Avelar sairia do time titular (o Moses fazia essa função no Chelsea por exemplo).

Outro ponto positivo é a oportunidade de deixar o meio campo mais dinâmico, pois não existe a necessidade de utilizar um primeiro volante fixo, pois os zagueiros ganham mais liberdade para dar o primeiro bote. Jogar com 2 volantes de boa saída de bola poderia melhorar os escapes, aumento as alternativas de transição defensiva -> ofensiva (hoje essa transição acontece apenas com o Fagner).

Já na parte ofensiva, teríamos finalmente uma formação com 2 atacantes e um meia tradicional centralizado (sem tantas atribuições defensivas). Assim, Pedrinho/Jadson que não rendem quando cumprem funções defensivas, teriam mais liberdade criativa. Nossos atacantes teriam alas mais soltos para muní-los de cruzamentos, potencializando as características de Gustagol (com os cruzamentos) e de facão do Love (pela proximidade do meia).

Proposta de time:

------------------Cássio-------------------

-----Manoel----Mendez--------Gil/Henrique--------

-----------Urso---------Jesus/Sornoza? --------------

Fágner--------------------------Régis/Ramiro/Sornoza?

--------------Pedrinho/Jadson--------------

------------Love------------------------------

------------------------Gustagol/Boseli-------

Maior Incógnita seria quem se encaixaria na posição de Ala e Volante Esquerdos.

Vejam como nosso meio campo ficaria povoado, sempre superando em números os adversário, e como nossa zaga ficaria mais consistente. Nesse formato, Ralf poderia se tornar o zagueiro do primeiro bote (onde está o mendez no diagrama).

Enfim, queria apenas trocar ideia. Gosto muito da parte táctica e imagino que vocês também tem as suas preferências. Exponham suas ideias!

em Bate-Papo da Torcida > Nova Formação - Italia e Holanda (para quem gosta de tática)

Responder ao post do Ferreiro

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Nosso chaveamento no mata-mata provavelmente vai terminar sendo assim:

    Última resposta há 6 segundos por Danilo Boer de Souza

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Garófalo

    Salvem o SCCP!

    Última resposta há 36 segundos por Ricardo da Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    E o Senador Romário segue papocando o nosso dinheiro

    Última resposta há 2 minutos por O Príncipe da burguesia

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Apoiei e apoio a SAFiel, mas me decepcionei legal

    Última resposta há 2 minutos por Corinthiano feliz da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Informação interessante

    Última resposta há 3 minutos por GEOVANE SN

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gus Ortiz

    Informação urgente!

    Última resposta há 4 minutos por Zyon Domingos

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CLAUDIO L

    Mtst

    Criado há 4 minutos por CLAUDIO L

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mago da fiel

    E a Globo em? Tomando um pau pra Cazé!

    Última resposta há 6 minutos por Eri Do Carmo

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ANTONIO G MATOS

    Imagens Desoladoras do Caos Na Venezuela

    Última resposta há 8 minutos por Filipe Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    Valência mata o time do Equador

    Última resposta há 9 minutos por Vinicius ortiz

    9respostas

    acessar o tópico