x
Fórum do Corinthians

O Corinthiano tem mesmo que se calar e ficar sendo zoado?

Foto do perfil de Alessandro

Alessandro 16 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/10/2016 às 03:30
Por Alessandro Gabriel de Oliveira (@kenshin)

Há algum tempo já me incomoda essa coisa de dizerem que o Corinthians é beneficiado, que compra os árbitros, que suasboas campanhas são resultado direto da influência da TV Globo, e etc. Hoje em dia, de tanto se ouvir falar sobre essas coisas e de se ler sobre elas na internet, esses tipos de argumento se tornaram tão repetidos que é possível ver gente, mesmo sem assistir a um certo jogo, dizer que o árbitro influenciou no resultado da partida a favor do Timão, e com isso ganhar muitos 'likes'. Entendo a postura do Corinthians de se abster de entrar nessa onda de reclamações, mas como há algum tempo se espalham esses boatos nas redes sociais como se fossem verdades, e raramente alguém do staff corinthiano se manifesta, pode-se passar a impressão de que tais acusações são verdadeiras, pois o senso comum não diz que quem cala consente?

Não está na hora do clube cobrar lisura de quem regula nosso futebol?

Respondi nos comentários da matéria da ESPN sobre o jogo desta noite o seguinte:

Curioso como nos últimos sete jogos, em seis existiram lances capitais erroneamente marcados contra o Corinthians. Não posso falar do jogo contra o América, porque esse não assisti.
Ano passado, o time teve erros a favor e erros contra, fiquei triste com os erros a favor, porque sabia que iriam tentar usá-los para desvalorizar a conquista de um time que sobrou no campeonato e venceu com categoria, inclusive o rival direto no turno e returno, batendo vários recordes no processo. Aí vieram com o papo de Corinthians beneficiado. Olhem os números, e comparem com o campeonato desse ano! O time que for campeão não terá nem sombra do aproveitamento que o Corinthians teve ano passado. Mas na cabeça de uns e outros, é preciso encontar deméritos no sucesso alheio. Esse ano, o time começou a incomodar, e começou tudo de novo, a arbitragem 'a favor' do Corinthians voltou à tona. Aí o time caiu de produção, outros estão disputando o título, e quem está lá em cima agora é o alvo, 'campeonato manchado' e a mesma coisa do ano passado, mas com protagonistas diferentes.
Hoje, claramente, o time paulista foi prejudicado, ou alguém em são consciência pode afirmar que o jogador do Cruzeiro não se jogou para cavar o pênalti, aproveitando-se de toda essa instabilidade na arbitragem que existe hoje?
Como justificar o comportamento antiesportivo dos jogadores do Cruzeiro se jogando e simulando lesões para o tempo passar, a bola sumindo nas cobranças de lateral para o time adversário, e o goleiro levando uma eternidade para bater um tiro de meta, por exemplo? Dizendo que o time adversário foi 'beneficiado' em outra oportunidade? Que quem foi prejudicado não tem direito de protestar? O Corinthians não é um time carioca que vive fazendo pressão para condicionar o juiz e a federação no próximo jogo, nem seu treinador, que reclama quando é 'prejudicado', mas no jogo seguinte não quer falar sobre a arbitragem, num jogo em que foi, como dizem, 'beneficiado'. Como o presidente do mesmo time que manda recado à CBF para 'abrir o olho', e outros que gravam dvds para fazer barulho na mídia. Mas como toda essa palhaçada de fazer pressão funciona, os jogadores do time do Parque São Jorge agora começam a reclamar também, porque se os outros podem, por que não o Corinthians?

Bando de hipócritas!

O futebol é mesmo um reflexo de nossa sociedade, e convido os jogadores do Cruzeiro a falarem sobre suas ações no jogo desta noite, como o cai-cai depois da construção do resultado que lhes interessava, o Rafael Sóbis, a falar se não merecia um cartão na jogada que antecedeu o último lance, os gandulas a explicarem porque retinham a bola quando era lateral para o adversári;, seu técnico, que no jogo da ida fez protesto contra a arbitragem dizendo que sempre que se joga em Itaquera os visitantes são prejudicados, que comprove suas afirmações, com fatos de quando treinava o próprio Corinthians, por exemplo, e que dê sua firme opinião sobre o que aconteceu na partida desta noite.

Alguém aqui duivida que ano vem se reiniciará esse ciclo de mediocridade, contra seja quem for que estiver na parte de cima, digamos, do campeonato Brasileiro?

A corrupção que assola nosso futebol, e não falo dos homens do apito, se estende para além das quatro linhas, e ganha força naqueles que alimentam esse espetáculo sem honra que é nossa 'cultura', potencializando-se com o que acontece dentro dos gramados.

O ciclo.

Possivelmente vão dizer que é choradeira, porque em oito de dez comentários o nível de discussão se resume a isso hoje, e a chamar o time do Corinthians de ladrão, o juiz de décimo-segundo jogador e asneiras do tipo, que são graves ofensas à honra do Timão. Por isso, creio que é preciso um incômodo por parte do torcedor Corinthiano, uma vez que o extra-campo de fato tem causado problemas ao Corinthians nos jogos. Os árbitros tem entrado com medo de errar a favor do Corinthians, e o que se tem visto ultimamente são erros claros contra nosso time.

O Corinthians é um gigante, sua torcida não ganhou a alcunha de Fiel à toa, e isso incomoda mesmo muita gente. Considerando-se a célebre frase, 'com grandes poderes, vem grandes responsabilidades', penso que devemos mostrar ao país o que de fato é nossa torcida. Como fazer isso? Com pequenos, mas importantes passos: Incentivar o time, protestar, sim, mas saber a hora certa de fazer isso, e a quem dirigir o protesto. Não sou partidário do presidente Roberto de Andrade, e entendo muitas das críticas que lhe são dirigidas, mas vejo que muitas vezes falta discernimento entre o que é fato e ilusão para alguns torcedores, e tem gente que parece não entender a realidade do clube, além de ter ficado mal-acostumado com as conquistas dos últimos tempos. Ei, o time acabou de ser campeão Brasileiro, tem time que não ganha esse campeonato desde...sempre? ! Há quanto tempo o Palmeiras não está na fila? Novamente, não estou dizendo que não se deve cobrar da diretoria, mas é preciso sermos realistas, práticos, e não imediatistas. Tem gente que é tão fanática, mas tão fanática que encara a derrota do time como uma coisa tão pessoal que ao ter seu orgulho ferido, tem que despejar sua ira por seu 'fracasso pessoal' em alguém, e sobra pra todo mundo no clube. O Corinthians pode ser sim, nossa vida, nosso amor, mas a vida é mesmo repleta de altos e baixos. Não dá pra estar em cima o tempo inteiro. Vamos cobrar de quem comanda o clube, sim, mas entender também o lado humando dessas pessoas que se doam ao Corinthians administrando nosso clube, sem, é claro, deixar de exigir transparência e responsabilidade. Respeitar nossos adversários nos jogos, promovendo o ambiente para a disputa limpa no campo de jogo, e evitando ações temerárias, como invasões e até mesmo cantos e gritos homofóbicos, que às vezes parecem inofensivos, mas não o são. O torcedor corinthiano que começou isso nas cobranças de tiro de meta hoje vê essa prática espalhada por todo o país. Está certo? O respeito deve fazer parte de nossos valores, podemos assim como espalhamos esses gritos pelo Brasil, promover outros tipos de atitudes. Valores que devem se estender aos jogadores, sendo leais, e porque não, acusar seus próprios erros, não aceitando pênaltis irregulares, por exemplo, marcados a nosso favor, assumindo seus erros até mesmo durante as partidas, que é algo incomum em muitas partes do mundo. Atitudes como essas seriam a melhor resposta que penso que o time poderia dar, porque contra fatos, dizem, não há argumentos. Se o Corinthians fizer da lisura no campo de jogo sua briga, essa realidade poderá mudar. Cobrar da CBF que brigue pelo árbitro de vídeo, ensinar desde a base a ser honesto no gramado pode parecer ideia de maluco, pois muitos jogos são ganhos na 'esperteza' dentro do futebol mundial, e algo assim poderia nos custar um campeonato, mas de que vale uma classificação como a do Cruzeiro esta noite? Se fosse o Timão o classificado nas mesmas condições, você ficaria orgulhoso, torcedor Corinthiano?

Caso sim, talvez corroboraria com a tese de que para se acabar com uma mentira, talvez seja conveniente transformá-la em verdade. Pense sobre isso.

É essa a verdade que queremos para o nosso clube?

Com uma organização minimamente eficiente, o Corinthians há de ocupar seu lugar como possivelmente o maior das Américas. Mas o que virá junto com essa grandeza depende do legado que construirmos hoje.

Vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 19 segundos por Vai corinthians

    44respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ALBERTO YURI

    Me digam qual o sentimento de vocês?

    Última resposta há 2 minutos por Lucas Cren

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cr7 Corinthiano

    Única seleção que venceu e convenceu na copa até o momento

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gumercindo Aguiar

    Noruega correr da França mostra o quão pequeno uma seleção chega a ser

    Última resposta há 3 minutos por Renato Arbusto

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de TONINHO .

    Por que Stábile não assina a proposta vinculante?

    Última resposta há 4 minutos por Lucas Cren

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    A Argentina pode pegar o Brasil na semifinal

    Última resposta há 4 minutos por Zebedeus .

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Nogueira

    Gigante guerreiro promotor Cássio trabalhando

    Última resposta há 6 minutos por Daniel Santos Fernandes

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Conde de Montecristo

    "Alteração da Comissão de futebol do Corinthians terá efeito prático ZERO"

    Criado há 1 hora por Conde de Montecristo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    Acorda, Marcelo Paz!

    Última resposta há 6 minutos por Daniel Soares

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Igor Alves

    Falta pouco

    Última resposta há 7 minutos por Lucas Cren

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Notícia Urgente 🚨

    Última resposta há 7 minutos por Joao Bobao

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    O camisa 9 quê o Corinthians necessita!

    Última resposta há 7 minutos por Daniel Soares

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Engraçado, o olise falou a mesma coisa que o rayan e todo mundo tacou pedra nele

    Última resposta há 8 minutos por Sandro

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ROSANA RSN

    Que França é essa?

    Última resposta há 9 minutos por Ricardo Calheiros da Silva

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ailton Maschio Gomes

    Off: 6x0!

    Última resposta há 9 minutos por Daniel Soares

    5respostas

    acessar o tópico