x
Fórum do Corinthians

Análise Tática - o que precisamos mudar?

Foto do perfil de rafael

Ranking: 1.859º

Rafael 2.036 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/08/2013 às 18:48
Por rafael (@rpereira)

Amigos, vou tecer alguns comentários sobre os problemas que vejo em nosso time hoje.

Bom... Pra mim, a escalação e o posicionamento do ataque estão errados pelos seguintes motivos:

O Danilo não tem velocidade pra fazer sua função... Antes o JH corria pra ele, agora ele está sozinho e não rende.
o Sheik está em má fase desde o meio de 2012.
o Romarinho, pra mim, é jogador de 2o. Tempo e não deveria ser titular.

Com isso, Pato ou Guerrero ficam isolados e não conseguem concluir.

Além desses problemas técnicos, o time perde densidade na transição da defesa para o ataque. Os atacantes estão posicionados muito longe uns dos outros e não conseguem triangular. Além disso, nossos dois laterais estão deixando a desejar no apoio. Assim, normalmente, o Sheik e o Romarinho partem para o drible por falta de opção de passe.

Como nosso esquema já está manjado, qualquer time que arme duas linhas defensivas neutraliza nosso ataque. Quem fazia essa função de encostar nos atacantes pra dar opção pra triangulação era o Paulinho (e o JH quando jogava). Como não temos outro jogador com essas características - e nem culpo quem está jogando, pq não há outro Paulinho no mercado - o modo de jogo do time precisa mudar.

Talvez a solução seria abrir mão do apoio na marcação que Sheik e Romarinho dão, trocando esse último pelo Pato e aceitando perder parte do poder defensivo em troca de mais força de ataque? Ou então montar um 4-4-2 tradicional, com RA e Douglas, Guerrero e Pato (ou Sheik), prendendo o Guilherme (ou o Ibson) na cobertura dos laterais? O 442 antigo é um esquema ultrapassado, que não serve pra jogos internacionais, mas que para o brasileirão dá e sobra.

Como não conseguimos manter a bola presa na frente, somos mais atacados do que no ano passado.

O posicionamento da defesa segue perfeito - talvez até melhor do que em 2012 - mas isso não implica em grandes vantagens, senão o fato de que, com uma defesa que praticamente não leva gols, ganhamos vários jogos em uma ou outra jogada isolada que termina em gol.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcelo Antonio De Moura

Ranking: 3.712º

Marcelo 951 posts

@marcelo.antonio.de.m em 22/08/2013 às 19:32

O esquema tático deveria se basear no Carrossel Holandês de 74...

Foto do perfil de Anisio Molim

Ranking: 172º

Anisio 11.755 posts

@amoamolim em 22/08/2013 às 19:29

Na minha análise tática eu entraria com o Silvinho no lugar do Tite, buscaria no mercado um meia armador e batedor de faltas do estilo Alex, buscaria dois atacantes pelas beiradas do estilo Bernard, um lateral direito do estilo Fagner, um lateral esquerdo do estilo kleber, um zagueio esquerdo do estilo Castan, e um meio campista do estilo Cristian (ou Elias) para jogar à frente do Ralf.

O Silvinho pegaria a plancheta dele e escreveria o seguinte: peguem as camisas e vão jogar as camisas, e o restante ficaria no comando desses jogadores.

Pronto, está remontado o Corinthians.

Foto do perfil de Myro Fiel

Ranking: 226º

Myro 10.389 posts

@psiquiatra em 22/08/2013 às 19:20

Espero que passe logo o tempo e que venha novas eleições porque essa diretoria já se entregou. Não trabalham mais e estão sentados em cima do famoso 'Fim de Ciclo'.

Espero também que o Tite receba uma proposta irrecusável do exterior e eu não tenha que suportar mais essas goleadas de 1x0!

Espero que o Tite faça esse time jogar bola no jogo da volta com o Luverdense.

Espero que o Sheik volte a jogar bola e esqueça as fanfarrocines que anda fazendo.

Mas enquanto o tempo não passa, VAI CORINTHIANS... Raça, vontade, porque o salário tá caindo todo mês na conta.

Foto do perfil de Maicon Petrônio

Maicon 88 posts

@maicon.petronio em 22/08/2013 às 19:14

Temos um buraco no meio de campo, as linhas estão muito separadas, não se compactam mais. O Danilo sozinho não consegue fazer as jogadas, precisamos de um meia que leve essa bola até os atacantes. O Douglas está acomodado! Não é o meia que precisamos. O ibson é horrível. A solução para isso seria: colocar o Renato Augusto como segundo volante, e colocar o Matheuzinho (joga muito) na meia junto com o Danilo, visto que o Danilo não aguenta jogar quarta e domingo. Outra forma seria promover a estréia do Jocinei, que é um ótimo segundo volante, passa bem, chuta de média e longa distância e ainda chega na área igual o Paulinho fazia. Vi alguns jogos dele pode ser a nossa solução. Precisamos de reforços! O Fábio Santos já não é o mesmo, a maioria dos gols saem na suas costas. A pergunta que fica é: O que falta a esses jogadores? Recebem em dia, tem um dos melhores CTs do mundo, melhor Fisioterapia, tem nutricionista, tem as maiores mordomias que um jogador pode ter! Então falta o que? Não podemos sentar no nosso orgulho, precisamos continuar ganhando...Vai Corinthians!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 17 segundos por ROSANA RSN

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    60 mil assinaturas SAFiel é um número pífio

    Última resposta há 17 segundos por Alexandro de Jesus

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Odegaard

    Última resposta há 4 minutos por ROSANA RSN

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 4 minutos por Ryan Andreoli Marcandal

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sidnei Jorge

    Hoje foi Prime Day, 4 jogadores...

    Última resposta há 7 minutos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de CLAUDIO L

    Copa do Mundo

    Última resposta há 8 minutos por ROSANA RSN

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Nunca vi tanto goleiro mão de alface em um campeonato só..

    Última resposta há 9 minutos por Luidger Gomes Gonzaga

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 10 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou ricardinho 2001 kkkkk!

    Última resposta há 10 minutos por Luciano Gomes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Se pensar em quartas de final, esses serão os adversários :

    Última resposta há 12 minutos por ROSANA RSN

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 14 minutos por Wulises Pires

    44respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    🙂🙃

    Última resposta há 17 minutos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 18 minutos por Thiago Sccp

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Vinicius

    Mbappe tem 16 jogos na copa do mundo e 16 gols

    Última resposta há 19 minutos por Rodrigo de Souza Gonçalves

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    O Pessoal está descobrindo agora que os jogadores do Pep Guardiola são apenas Robôs

    Última resposta há 21 minutos por ROSANA RSN

    16respostas

    acessar o tópico