- Goleiros: Cássio, Carlos Miguel, Donelli
Pelo visto, o Carlos começa a se firmar como possível sucessor do Cássio, e, diferente do Donelli, não parece ter pressa pra assumir a titularidade, o que é excelente, uma vez que nosso Gigante continua executando milagres e pelo jeito ainda consegue jogar em alto nível pelo menos mais umas duas temporadas. Provavelmente o melhor caminho para o Donelli seja mesmo emprestá-lo para que ele se valorize e possamos fazer uma boa venda enquanto ele ainda é novo, pois qualidade sabemos que ele tem.
- Zagueiros: Gil, Balbuena, Mendez, Caetano (Murilo)
Aqui, a princípio, tranquilo. Dois zagueiros experientes e outros dois que buscam se firmar, todos com boa qualidade. Se a comissão quiser prezar por experiência, velocidade ou uma mistura das duas, tem peças pra isso. Com a subida iminente do Murilo. Chegamos a 5 zagueiros, o que é um número interessante. Além disso, se necessário, seria possível subir também o Alemão (que ninguém entendeu direito pq começou a Copinha na reserva), um vez que, se tem uma posição que nossa base sabe revelar com qualidade, certamente é a de zagueiros
O problema aqui é se não conseguirmos renovar com o Mendez e/ou se o Balbuena não for ficar: nesse cenário se faz necessária uma contratação. Em todo caso, sem saber como está o clima para estas negociações, qualquer afirmação é somente especulação.
- Lateral direita: Fagner, Ramos
Sossegado, né? Fagner melhor lateral direito do Brasil, esperamos que possa retomar a melhor fase esse ano. Acho o Ramos um reserva competente, o duro é ter que gastar uma vaga de estrangeiro com um lateral reserva.
-Lateral esquerdo: Fábio, Bidu
Aqui a coisa começa a ficar um pouco preocupante. Embora, na minha opinião, o tio Chico tenha feito um ano excelente (dentro do que podemos esperar dele), temos que ver quanto ele aguentará jogar essa temporada. Bidu ainda é uma incógnita, não sabemos muito bem o que esperar dele, mas já me parece um avanço em relação ao Piton (que já sabíamos o que esperar: não muita coisa). O Victor Meer, lateral esquerdo da base, não parece muito promissor também, e o Reginaldo que gerava grandes expectativas não conseguiu se firmar na fortíssima Tombense.
-Primeiro volante: Fausto, Cantillo
Fausto é essencial e tem qualidade demais, titular absoluto da meiuca alvinegra. Cantillo, que eu vejo como o substituto direto, já não inspira confiança, pois apesar da reconhecida qualidade com a bola no pé, nunca teve uma boa sequência. Ele, porém, não deixa de ser uma boa moeda de troca no mercado nacional e sulamericano, e talvez um jogador brasileiro escolhido com cuidado seria uma reposição mais útil (mesmo caso do Ramos)
El Tranquilo pode quebrar o galho aqui em caso de necessidade, e até Maycon pode fazer essa função, mas seria subaproveitar suas melhores qualidades. Du Queiroz fica até o meio do ano, e, por isso, até lá a posição está bem suprida. Daí pra frente, o que acontece com uma (bate na madeira!) lesão do Fausto?
Na base, Zé Vitor e Riquelme estouram a idade do sub 20 esse ano, e o primeiro parece melhor e mais preparado que o segundo. O Paulistão pode ser importante pra fazer estes testes, e se ver se há a necessidade de trazer alguém.
- Segundo Volante: Maycon, Roni, Matheus Araújo.
Sim, deixei o Paulinho como meia. Devido à idade e condição física, provavelmente ele no máximo vai quebrar um galho de segundo volante.
Maycon é titular absoluto, e é importante ver como o Matheus vai chegar depois da Copinha. Sendo que há a opção de Paulinho, e no primeiro semestre o Du, também dá pra esperar pra ver como o moleque se porta. Um reforço aqui não seria nenhum absurdo, mas como não chegaria pra ser titular, dar chances ao menino, que já mostrou ter talento, parece mesmo a melhor opção.
- Meia: Renato Augusto, Giuliano, Paulinho, Adson (Biro)
Aqui vai depender muita da formação adotada pra temporada.
Se jogarmos em um 4-3-3 com dois pontas, como vinha sendo no último ano, a posição parece bem suprida. Me parece difícil que encontremos alguém viável pra reserva do Renato que seja melhor que o Giuliano
Se for de fato um 4-4-2 com Renato e Giuliano na meia, o Paulinho, se voltar bem, pode fazer um terceiro homem de meio campo com muita qualidade na ausência de um dos dois.
Se o esquema adotado for uma espécie de 4-1-4-1 com o Giuliano, a la Jadson, fazendo um 'falso ponta-direita', o Adson pode ser um substituto competente, ainda mais pela sua tendência de trazer sempre por dentro. O Biro parece jogar de forma parecida, e nesse ano seria interessante que ele fosse ganhando mais espaço pra amadurecer. Nesse caso, como o segunda meia, a depender da situação de jogo, pode ser trocado por um ponta, o elenco parece suprir adequadamente, mas um reforço de qualidade, a depender das oportunidades que o mercado oferecer, também não seria de se ignorar.
- Atacantes: Guedes, Yuri, Romero, Giovane, Moraes, Mosquito (quando voltar), (Arthur Souza)
Aqui também vai depender muito do esquema: Yuri e Guedes titulares absolutos, em qualquer um deles
Em um 4-4-2, formam a dupla de ataque. No 4-3-3 mais tradicional, Romero deve assumir a ponta direita (a gosto do freguês). No 4-1-4-1, com o falso-ponta, ele deve ir pra reserva como opção de abrir mais o campo.
Quanto aos reservas, as peças não parecem tão confiáveis em um primeiro momento. Pra substituir Yuri, Moraes é, no mínimo, duvidoso. Giovane, pra mim, deveria treinar nessa posição também, mas apesar de promissor. é uma incógnita. Arthur, do sub-20, parece ter muita qualidade, além de ter faro de gol, e deveria ser promovido logo após a Copinha
Nas pontas, caso o esquema seja mesmo com dois deles, Adson e Biro também se juntam aos já citados. Do lado direito, com eles, Romero, Giovane, a recuperação do Mosquito e a possível volta do Mantuan, o problema parece resolvido. Já na esquerda, substituir Guedes parece mais difícil. Adson dá uma opção interessante de fundo do campo, e há de se ver como Romero desempenha por ali, embora certamente vá haver uma queda de qualidade (e olha que eu gosto do paraguaio). Wesley e Pedro 06, do sub-20, são extremamente promissores, mas não dá pra jogar moleques de, respectivamente, 17 e 16 anos na fogueira em caso de necessidade. Uma possível volta do Mantuan, no segundo semestre, resolveria bem o problema, já que ele desempenha bem dos dois lados. Senão, uma contratação de um jogador com características parecidas se faz necessária
Em suma, o elenco, embora mais enxuto, é mais qualificado que em 2022. As opções que vêm da base são as melhores em muito tempo, mas é difícil afirmar se suprirão bem o banco ou não. Embora eu sei que vá causar polêmica, concordo com a diretoria quando dizem que, para o Paulistão, tá de bom tamanho. Até a janela do meio do ano, saberemos se poderemos contar com Mendez, Balbuena e Mantuan para; se incógnitas como Bidu e Moraes poderão cumprir, cada um a sua maneira, o seu papel; se jovens como Giovane, Biro, Araújo e outros vindo da base podem ser úteis agora ou se ainda se preparam para o futuro.
Concordam? Discordam?
Um abraço e vai Corinthians!