x

Post de Paulo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Realmente. Praticamente não houve nenhuma ação. As tais iniciativas de facenois e chefeboy são uma palhaçada.

em Bate-Papo da Torcida > Marketing? Marketing!

Em resposta ao tópico:

Eventualmente resolvo usar esse espaço pra dizer algo que me engasga. Não pra conseguir pageviews ou mesmo as famosas curtidas, mas porque gosto muito do MeuTimão nos permitir essa ferramenta que trato como um blog pessoal.

Hoje estava pensando sobre o Marketing. Capitaneado pelo Rosemberg.

Não sou eu que vou ser o diferentão dizendo que o marketing tá uma bosta. Todo mundo já percebeu. O desafio é tentar entender o porque isso está acontecendo.

Na primeira passagem do Rosemberg, muitos acertos (Ronaldo sendo o principal), mas já se notava ali uma certa soberba, acobertada pelos títulos seguidos entre 2009 e 2012. As alfinetadas no Palmeiras e outros times estavam ali, mas passaram despercebidas pelo Corinthiano que a época se divertia e realmente queria zoar, esquecer a draga da segundona dando uma volta por cima épica.

Penso que essa época vitoriosa foi o que também permitiu algumas ações de marketing que realmente só funcionariam numa boa. Exemplificando: O que você, Corinthiano, diria se hoje a diretoria anunciasse um projeto de trazer um 'promissor' jogador da China? O que você colocaria no seu Facebook hoje (enquanto o famigerado 'facenois' não chega) se a diretoria anunciasse uma nova 'Republica Popular do Corinthians' ou a 'Locospirose'? Iria aderir ou xingar?

As plataformas oficiais do clube também parecem a deriva. Somente este ano, erros inaceitaveis, desde aviso de contratação frustrada (caso Zeca), fogo amigo (o tweet 'respeita as minas' irônico para Leila Pereira) e até mesmo exposição desnecessária a um fato isolado (repudiar o assédio a jornalista Fabiola Andrade antes da confirmação do mesmo). São muitos erros! Fosse uma empresa, um líder de determinado setor cometendo tantos erros deveria ser afastado da posição, trocado por outro e na mais triste das hipóteses, demitido.

Vemos um potencial gigantesco sendo desperdiçado a cada dia que passa sem que nos sejam passadas informações minimamente confiáveis, como patrocínio principal e naming rights. Tamanha irresponsabilidade hoje faz com que o próprio Corinthiano zoe livremente com esses assuntos. Imaginem o que pensam então as empresas que poderiam se dispor ao patrocínio? E quanto as empresas que investem hoje no Corinthians, quais ações (que eles gostam de chamar 'ativar a marca') conseguimos lembrar hoje? Me lembro apenas da enquete Estrella Galicia para o melhor jogador do time no jogo (o que convenhamos, ultimamente...é quase uma anti-ação de marketing). Essa mesma Estrella Galicia patrocinou recentemente uma das mais aclamadas séries atuais, lá Casa de Papel... Não precisa ser gênio no campo da propaganda pra saber que uma coisa poderia se ligar a outra naturalmente. Além claro de FoxLux, Minds... Etc. Empresas que me parecem de um 'segundo escalão' em seus segmentos. Enfim, ao menos estão depositando a grana (esperamos).

Com tudo isso cheguei a uma conclusão...Rosemberg é sim um grande nome, mas o seu tempo no marketing se esgotou. Talvez como diretor financeiro (sua formação e carreira), poderia propor por exemplo a solução para o rombo que temos no clube social e esportes terrenos. Sei lá...Poderia tentar ao menos. E abrir espaço para uma nova cabeça no Marketing (ou mesmo uma consultoria - na minha opinião, de leigo, de quem ve de longe, essa seria a melhor opção).

Gostaria de saber de vocês também (aos que acompanharam o textão rs)...se concorda ou discorda - com respeito!

Responder ao post do Paulo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 1 segundo por Michel Silva

    311votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Mais uma vez o sistema beneficiando o anão argentino

    Última resposta há 23 segundos por ROSANA RSN

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Davi santana

    Cadê o negócio com a caixa nos naninha right? Mais uma vez balela

    Última resposta há 34 segundos por Mosqueteiro

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Neves Neto

    Repararam isso na Argentina?

    Última resposta há 44 segundos por Neves Neto

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 1 minuto por Carlos Arruda

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de joao manoel do nascimento

    Dr. Osmar de oliveira iria fazer barulho!

    Última resposta há 1 minuto por ROSANA RSN

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Torcida raiz não aceita que um argentino e maior da história

    Última resposta há 1 minuto por San George

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 1 minuto por Herbert G.

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jesus Araújo

    Você tem que ser persistente e ter valência mesmo. O que enzo e depol errou de passe só o Messi salva

    Última resposta há 1 minuto por Zebedeus .

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno C.

    Esse time da Argentina vai longe

    Última resposta há 1 minuto por Zebedeus .

    2respostas

    acessar o tópico