x

Post de Anderson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O pior foi o comentarista da arbitragem falar na hora do pênalti 'pra o juiz marcar tem que ser um lance claro, se você ficar em duvida no lance, tiver que olhar na TV duas, três vezes, o juiz não deve marcar', daí no lance do Jô, se você não olha na TV por vários ângulos, não tem como dizer que foi de mão, e inclusive eu ainda não sei se a bola já estava dentro do gol ou não, porque em nenhum canal isso ficou claro. Ou seja são dois pesos e duas medidas como sempre.

em Bate-Papo da Torcida > Jô, Tadeu Schmdit e a instituição SCCP!

Em resposta ao tópico:

Fala, Fiel! O relógio marca 02:58 da matina, mas não consigo dormir. O trabalho amanhã começa cedo, mas preciso manifestar a minha posição sobre o lance polêmico que ocorreu hoje na Arena Corinthians.

Adianto que deixo de lado no tópico a discussão se o gol foi (ou não) irregular. Será um tópico razoavelmente longo, mas é preciso expressar com detalhes o que está em jogo na discussão que grande parte da imprensa, e especialmente a Rede Globo de Televisão ('Globo'), levantou a partir do lance protagonizado pelo Jô.

É preciso falar sobre (1) a maneira como o apresentador Tadeu Schmidt se reportou ao fato e sobre (2) a necessidade de que o Sport Club Corinthians Paulista se manifeste (seja por meio de nota ou através de seu Presidente) em defesa de um dos seus funcionários, o atacante Jô.

Vamos lá!

É fato que grande parte da imprensa observou irregularidade no lance. É fato também que logo após o término da partida, um dos repórteres da 'Globo' realizou duas perguntas ao Jô. A primeira versou sobre se o atacante tinha consciência de que fez o gol de modo irregular e, a segunda, o repórter, lembrando a atitude do Rodrigo Caio no Campeonato Paulista, perguntou ao atacante do Corinthians se comunicaria a irregularidade do gol ao árbitro caso fosse consciente da mesma.

O Jô respondeu as duas perguntas. Disse que não sabia se a bola havia tocado em seu braço e, quanto a segunda pergunta, afirmou que comunicaria ao árbitro caso fosse consciente de que a bola tivesse sido empurrada para o gol com seu braço.

Além dos comentários ácidos de narradores que cobriam o jogo (como é o caso de Milton Leite), esses fatos levaram o apresentador Tadeu Schimidt, na apresentação do bem conhecido quadro do Programa Fantástico 'Os gols do Fantástico', levantasse uma série de críticas à atitude do atacante do Corinthians.

Em síntese, o apresentador, juntamente à equipe de seu programa, mostrou aos telespectadores o lance que envolveu o atacante Jô e o defensor do São Paulo no início desse ano, onde o zagueiro do time tricolor manifestou ao árbitro da partida que não fora o jogador do time do Corinthians que pisou no pé do goleiro do spfc e, sim, o próprio zagueiro. Naquela oportunidade, a atitude do jogador Rodrigo Caio levou o árbitro a desconsiderar o cartão amarelo já imposto ao atacante Jô. Como consequência, o atacante do Corinthians não fora suspenso de jogar o segundo jogo decisivo na Arena Corinthians.

Mas o programa (e apresentador) não pararam por aí. Mostraram também a fala do jogador do Corinthians no Programa Bem Amigos do canal SPORTV ao comentar o lance envolvendo o zagueiro Rodrigo Caio. Nessa fala o atacante Jô manifesta que o índice de erros dos árbitros diminuiria se os jogadores fossem mais sinceros.

Após isso, o programa retoma o lance da partida contra o Vasco. O apresentador, durante a exibição, expõe a sua fala diretamente ao número nove do Corinthians: -'E aí Jô, quando chegou a sua vez (...).' Sim, no juízo do apresentador, quando 'chegou a vez' do Jô, este preferiu a desonestidade.

Após a exibição completa do lance, o apresentador então adverte veementemente o atacante do Timão com um 'Deus está vendo!'. Ainda, mais vez reportando-se diretamente ao jogador do Corinthians, brada: -'Jô, olha aqui para mim... Um gol a mais ou um gol a menos não vai mudar nada a sua vida, mas já pensou se você se acusa (...) que gesto lindo...seria notícia no mundo inteiro (...)'.

Ao meu ver, o que o apresentador (e o programa) da Rede Globo fizeram foi uma exposição parcial e descontextualizada do lance, sem considerar o que já havia acontecido na partida. Exigiram 'fair play' e honestidade em uma partida marcada especialmente por um lance onde não houve esse 'fair play' por parte do time adversário. Me refiro ao pênalti não marcado no próprio atacante Jô do Corinthians ainda no primeiro tempo, onde foi derrubado pelo zagueiro vascaíno ao ser 'calçado' dentro da área.

Seria mentiroso de minha parte dizer que o Programa da Rede Globo não mostrou o lance. Mostrou, é verdade. Mas mostrou com a voz do comentarista de arbitragem Renato Marsiglia, dizendo que no lance 'houve o toque, mas o jogador (do Corinthians) mergulha.' Ora, se houve um toque, um toque que não é disputa legítima de corpo-a-corpo, - o jogador do Corinthians foi 'calçado' no pé -, esse toque é pênalti.

Destaco também que foi quase unanimidade em toda a imprensa que foi pênalti, sim, diferentemente do pensa o comentarista de arbitragem da Rede Globo. Assumo que estou supondo que o fato de que, para esse comentarista, haver uma 'valorização' por parte do jogador do Corinthians no lance, seria o caso de não marcar o pênalti.

Ou seja, podemos compreender que (1) houve o toque e, portanto, pênalti, sendo que (2) o jogador do Vasco não usa de honestidade ao ocultar isso do árbitro.

Ou seja, estamos diante de um jogo onde uma das equipes inicialmente não praticou o chamado 'jogo limpo'. A pergunta correta a ser feita então é a seguinte: 'teria razões o jogador do Corinthians para praticar tal 'jogo' mesmo que a equipe adversária não o tivesse praticado? '.

Você, eu, todos nós, podemos elaborar diversas respostas a essa pergunta. É uma questão moral que envolve o que é justo (ou injusto) dentro de um jogo esportivo. Mas de uma coisa não podemos discordar: a situação é extremamente diferente da que foi (e está sendo) posta pela imprensa e pelo Programa Fantástico.

Talvez a melhor resposta do atacante do Corinthians seria afirmar que tocou a bola com a mão, mas não comunicou ao árbitro porque a outra equipe não tinha usado da mesma honestidade em um lance que foi praticada irregularidade, inclusive beneficiando-se diretamente na partida.

É nesse motivo que acredito que o Sport Club Corinthians Paulista deva se manifestar. Deve expor o quanto a imprensa, e destacadamente o apresentador Tadeu Schimidt, manejou os fatos de maneira tendenciosa e equivocada (contra o jogador do Corinthians).

Por último, sou defensor da liberdade de imprensa. Mas sou defensor da liberdade de expressão também, o que inclui a liberdade daquele que é objeto da notícia a poder expressar e ter voz diante de uma apresentação midiática e tendenciosa e distorcida dos fatos.

E Vai Corinthians!

Responder ao post do Anderson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Informação interessante

    Última resposta há 4 segundos por GEOVANE SN

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    E o Senador Romário segue papocando o nosso dinheiro

    Última resposta há 8 segundos por O Príncipe da burguesia

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Nosso chaveamento no mata-mata provavelmente vai terminar sendo assim:

    Última resposta há 31 segundos por Danilo Boer de Souza

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Garófalo

    Salvem o SCCP!

    Última resposta há 1 minuto por Ricardo da Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Apoiei e apoio a SAFiel, mas me decepcionei legal

    Última resposta há 2 minutos por Corinthiano feliz da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gus Ortiz

    Informação urgente!

    Última resposta há 4 minutos por Zyon Domingos

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CLAUDIO L

    Mtst

    Criado há 4 minutos por CLAUDIO L

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mago da fiel

    E a Globo em? Tomando um pau pra Cazé!

    Última resposta há 7 minutos por Eri Do Carmo

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ANTONIO G MATOS

    Imagens Desoladoras do Caos Na Venezuela

    Última resposta há 9 minutos por Filipe Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    Valência mata o time do Equador

    Última resposta há 9 minutos por Vinicius ortiz

    9respostas

    acessar o tópico