x

Post de Kim no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Cara acompanho um pouco alguns campeonatos de fora do país, Geralmente, a 'Retranca europeia' como dita ela é um pouco diferente daqui, la o time entra já com essa pre definição e eles não recuam totalmente o time! Geralmente lotam o meio de campo, pra tentar travar o meio campo! As jogadas de contra-ataque são mais rápidas! E isso ocorre em quase todo os 90 minutos! Foi o que o Chelsea fez com o Barça! Já aqui não! O time começa jogando muito bem! Atacando faz um a zero e a grande maioria dos treinadores recuam o time! Acho que essa é a principal diferença! Fora eles pensam em estrategia antes do jogo! Evitam sofrer gol e fazer um no contra-ataque! Aqui não a regra e fazer um e recuar!

em Bate-Papo da Torcida > Me tirem uma dúvida

Em resposta ao tópico:

Por que técnico europeu quando faz alteração defensiva é por que pratica o futebol moderno e técnico brasileiro (não estou falando especificamente do Tite, estou generalizando) quando faz alteração defensiva é porque é retranqueiro?

Exemplo: atlético de Madrid jogando em uma retranca monstra contra o poderoso Levante, ai o comentarista fala: 'que baita técnico esse Simenone, veja como o time dele é compacto, sufoca o adversário no meio campo, o time briga em cada dividida, se desloca pelo campo em bloco, isso é o futebol moderno, é por isso que o Brasil tomou de 7 a 1.'

Exemplo 2: chelsea em retranca monstra contra qualquer outro grande europeu para segurar um resultado: comentarista fala: 'Olha lá, o Mourinho agora vai tirar o Hazard para colocar o Ivanovic, substituição inteligente para segurar o resultado. Não vale e pena arriscar nesse momento do jogo, então ele está tentando travar o lado mais forte do adversário, por isso a opção do Ivanovic. Excelente visão tática do Português, não é a toa que ele é um dos melhores do mundo, ao lado do Guardiola.

Ai chega o fim de semana, vou assistir jogos do brasileirão, obviamente o nível técnico é muito mais baixo por conta da qualidade dos jogadores, mas a forma de jogar dos times é bem parecida, substituições também são pragmáticas, ai vem os mesmos comentaristas que elogiam a retranca europeia: 'Jogo feio, muito truncado no meio campo, ambos os time se abdicam do ataque, não tentam explorar as laterais por que ninguém passa, dá desgosto ver jogos da champions e depois assistir o brasileirão, aqui não tem tática, os times parece um bando.

Enfim, é difícil entender. Não estou falando que o campeonato brasileiro é melhor do que qualquer campeonato europeu, visto que lá a qualidade técnica dos jogadores é muito superior, mas que rola muito complexo de vira lata aqui, isso rola sim. Lá, um time defensivo é 'compacto', aqui é 'time pequeno'. Lá um time que marque bem e com raça é 'aplicado taticamente', aqui é 'esforçado' e por ai vai. Qual a opinião de vocês?

Responder ao post do Kim

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de CLAUDIO L

    Copa do Mundo

    Última resposta há 8 segundos por Ricardo Wessner

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Girão

    Corinthians quebrou

    Última resposta há 16 segundos por Paulo K

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Corinthians anuncia casas Bahia como patrocinador

    Última resposta há 32 segundos por Joao Bobao

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 37 segundos por Newton Thisted de Andrade e Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adilson Amaral

    Primeira fase fraca

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Flávio meu timão

    Diretor informou aos jogadores que salários de maio serão divididos em 6 parcelas

    Última resposta há 3 minutos por Evandro

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 3 minutos por LEANDRO DE ANDRADE ARRUDA

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Algum professor de geografia no fórum?

    Última resposta há 3 minutos por Danilo Nogueira

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 3 minutos por QD+ Corinthians

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 4 minutos por Silva Aparecido

    15respostas

    acessar o tópico