Manoel Corinthians
Ambos tem que ser avaliados em seus respectivos contextos, comparar o futebol na época em que o Pelé jogava e o atual seria um massacre, hoje o jogo é mais rápido, estudado, jogadores são mais fortes e ágeis, então seria equivocado trazer o Pelé para os dias atuais, mas você pode falar 'Mas na época do Pelé os gramados eram esburacados, bola pesava 1 tonelada' galera o que vocês acham mais difícil, o Pelé estudar táticas, treinar toda semana pra ficar em forma e correr mais de 90 minutos para marcar ou o Messi treinar com a bola da época e ficar esperto pra não tomar sicda por trás? Kkkk sem falar que um é o produto final do futebol, o outro é de um jogo de 50 anos atrás, as coisas evoluem, seria feio se o maior esporte do planeta não evoluísse a um certo ponto, estilos de jogo como o Brasil se 70 já ficaram ultrapassados em um recorte de 4 anos com a Laranja Mecânica de Johan Cruyff, imagina em um recorte de mais de 50 anos com Tiki-Taka, Gegepressing e mais estilos de jogo...












