x

Post de Claudio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

DENÚNCIA ANÔNIMA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE São Paulo
Notícia de Fato – Sport Club Corinthians Paulista

AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE São Paulo
Promotoria de Justiça com atribuição na defesa do patrimônio social e da ordem econômica

NOTÍCIA DE FATO (DENÚNCIA ANÔNIMA)

I – DOS FATOS
O Sport Club Corinthians Paulista, entidade de elevada relevância social e econômica, vem sendo alvo, ao longo do último ano, de diversas reportagens jornalísticas que apontam grave instabilidade financeira, administrativa e de governança.

Veículos de imprensa de ampla circulação noticiaram, de forma reiterada:

Endividamento elevado e crescente, com dívida bilionária;
Déficits financeiros expressivos e sucessivos;
Fragilidade na gestão administrativa e na prestação de contas;
Crises internas de governança, com impacto direto na administração do clube.
Os fatos relatados baseiam-se exclusivamente em informações públicas e reportagens jornalísticas, não constituindo conjecturas.

II – DO INTERESSE PÚBLICO
Apesar de entidade privada, o clube:

Movimenta valores financeiros expressivos;
Possui milhares de associados e milhões de torcedores;
Impacta diretamente o mercado, consumidores, patrocinadores e credores.
Eventuais irregularidades administrativas ou financeiras ultrapassam o âmbito interno, atingindo o patrimônio social, a ordem econômica e o interesse coletivo, legitimando a atuação do Ministério Público (art. 127 da CF).

III – FATOS NOTICIADOS PELA IMPRENSA (ÚLTIMO 1 ANO)
Reportagens publicadas por GE (Globo Esporte), UOL Esporte, Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo apontam, entre outros aspectos:

Divulgação de balanços com déficits elevados e dívida superior a R$ 2 bilhões;
Crescimento contínuo do passivo financeiro, inclusive relacionado à Neo Química Arena;
Questionamentos quanto à governança, transparência e gestão administrativa;
Existência de dívidas protestadas e passivos relevantes.
As matérias, analisadas em conjunto, indicam risco à sustentabilidade financeira e ao patrimônio do clube.

IV – DA NECESSIDADE DE APURAÇÃO
O conjunto de informações noticiadas revela indícios suficientes para a instauração de procedimento investigatório, visando apurar:

Regularidade da gestão administrativa e financeira;
Legalidade de contratos e obrigações assumidas;
Adequação da prestação de contas.
Caso constatadas irregularidades graves, mostra-se juridicamente cabível a adoção de medidas judiciais excepcionais, inclusive intervenção judicial temporária, com caráter preventivo e saneador, voltado à preservação do patrimônio social.

V – DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer-se:

O recebimento da presente denúncia anônima;
A instauração de procedimento investigatório;
A requisição de documentos e demonstrações financeiras;
A realização de auditoria independente, se necessário;
A adoção das medidas judiciais cabíveis, inclusive eventual intervenção judicial, se confirmadas irregularidades.

VI – DAS PROVAS
Serão anexadas ou indicadas reportagens jornalísticas do último ano, bem como documentos públicos relacionados aos fatos narrados.

Denúncia apresentada de forma anônima

Cabe a nos trocedores continuar pressionando para conseguiirmos esta vitória.

em Bate-Papo da Torcida > Denuncia ao MP criada via IA

Responder ao post do Claudio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Girão

    Corinthians quebrou

    Última resposta há 2 segundos por Paulo K

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adilson Amaral

    Primeira fase fraca

    Última resposta há 16 segundos por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CLAUDIO L

    Copa do Mundo

    Última resposta há 41 segundos por Ricardo Wessner

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Flávio meu timão

    Diretor informou aos jogadores que salários de maio serão divididos em 6 parcelas

    Última resposta há 1 minuto por Evandro

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 1 minuto por LEANDRO DE ANDRADE ARRUDA

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Algum professor de geografia no fórum?

    Última resposta há 1 minuto por Danilo Nogueira

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 2 minutos por QD+ Corinthians

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 2 minutos por Newton Thisted de Andrade e Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 2 minutos por Silva Aparecido

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Hoje tem gol do papai Cris 😜😜

    Última resposta há 3 minutos por Filipe Silva

    4respostas

    acessar o tópico