x

Post de Marcos Fábio Maximiano de Paul no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Vai ler o projeto antes se endossar texto no blog do Paulixo

em Bate-Papo da Torcida > Por que não endosso a SAFiel do Corinthians - Rodrigo Capelo...

Em resposta ao tópico:

Li hoje o texto do Rodrigo Capelo sobre a SAFiel, publicado no Blog do Paulinho — e que texto, senhores.
Críticas bem estruturadas, sem paixões, sempre ajudam. Não importa se concordamos integralmente ou não: bons argumentos nos fazem refletir, questionar e amadurecer qualquer projeto.

Que o Corinthians precisa caminhar para uma SAF, para mim é indiscutível. Quem ainda não enxerga isso talvez precise estudar melhor o tema e entender o cenário financeiro e político do clube. Agora, acreditar que a SAFiel é a solução mágica para todos os problemas… aí já é outra história.

1) A crítica que menos concordo
Capelo diz que a SAFiel optou por ganhar a torcida primeiro, pressionar de fora para dentro, criando uma narrativa de “nós contra eles” em relação aos sócios e conselheiros. Segundo ele, isso seria um erro estratégico.

Eu discordo, embora entenda o ponto.
A SAFiel simplesmente não tinha portas abertas lá dentro. Se não houvesse pressão popular, dificilmente seria ouvida. Fica claro que o Parque São Jorge prefere manter o controle sobre um Corinthians quebrado do que abrir mão de poder em troca de um Corinthians profissional e forte.

2) Comitê de Governança, só os milionários votam.
Aqui eu concordo com Capelo.

Hoje, só quem investir mais de R$ 2 milhões pode participar do Comitê de Governança. Ou seja: poucas pessoas com muito dinheiro terão poder de decidir quem pode ou não concorrer aos cargos — e nós, torcedores comuns, só poderemos votar no que esse grupo pré-aprovar.

O discurso de “futebol do povo” fica pela metade.

Na minha visão, um modelo mais equilibrado incluiria:

✔ cadeiras para grandes investidores
✔ cadeiras para investidores médios
✔ cadeiras para torcedores comuns
✔ e pelo menos uma cadeira para o clube social, que ainda teria 49% da SAF

Senão, corremos risco de trocar um grupo fechado por outro grupo fechado, apenas com CPF diferente. Seria melhor do que hoje? Sem dúvidas, mas não acho que devemos trocar um modelo ruim, por um menos ruim. Se vamos trocar, já vamos do ruim para o ótimo.

3) Risco real de não captar o dinheiro
A captação prevista é inédita no futebol mundial. Capelo questiona, com razão, se esse dinheiro realmente virá. A resposta da SAFiel é que, se não captar, o projeto simplesmente não anda e “ninguém perde”.

Mas perde sim, tempo, engajamento e a oportunidade de discutir SAFs realmente viáveis.

Eles dizem ter estudos que comprovam a viabilidade, mas… alguém viu?
Onde estão esses números?
Quantos investidores já sinalizaram compromisso?

Se houvesse uma carta-compromisso de, digamos, 50 investidores garantido R$ 2 milhões cada, eu veria tudo com mais otimismo.

Conclusão
Eu gosto da ideia da SAFiel. Acho ousada, organizada e com intenção positiva. Mas precisa evoluir, precisa ouvir críticas, precisa depurar conceitos e, principalmente, precisa se aproximar dos sócios, que hoje são os únicos com poder real de decisão.

Se tratarmos o projeto como perfeito e intocável, ele morre. Se tratarmos como algo que pode e deve amadurecer, aí sim tem chance.

Para quem quiser ler o texto do Capelo, deixo o link:
🔗 https://blogdopaulinho.com.br/2025/12/05/por-que-nao-endosso-a-safiel-do-corinthians/ Por que não endosso a SAFiel do Corinthians - Do ESTADÃO Por RODRIGO CAPELO Projeto é sucesso se propaganda, mas chance de execução é mínima Apresentada ao público como alternativa à reestruturação... blogdopaulinho.com.br blogdopaulinho.com.br

Responder ao post do Marcos Fábio Maximiano de Paul

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 34 segundos por Ryan Andreoli Marcandal

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 1 minuto por Thiago Sccp

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Algum professor de geografia no fórum?

    Última resposta há 1 minuto por ROSANA RSN

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Só raiz assistindo Jordânia x argelia

    Última resposta há 9 minutos por ROSANA RSN

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 10 minutos por Thiago Sccp

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    60 mil assinaturas SAFiel é um número pífio

    Última resposta há 16 minutos por Edórgenes Da Silva Aragão

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Wildem Oliveira

    Porque o assunto Neymar deixa o brasileiro tão sic?

    Última resposta há 19 minutos por Fábio Franco

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cesar Neves

    CORINTHIANS: Confronto histórico com o Internacional acende alerta para a torcida

    Última resposta há 20 minutos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 26 minutos por Marcello K.

    43respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    ENQUETE: Quem foi melhor no Corinthians?

    Última resposta há 26 minutos por +1 no Bando

    120votos

    acessar o tópico