x

Post de Marcelo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Tópico muito bem elaborado e fundamentado. Bem transparente mas ainda assim bem complexo para o completo entendimento de muitos.

Por ser uma iniciativa ainda embrionária requer mais debate e ajustes para que o projeto possa amadurecer.

Problema atual mesmo é que o clube está a deriva em seu comando, sangra em suas finanças e mancha sua história e imagem, o que significa que necessita de resultados emergentes.

A iniciativa apresentada é extremamente importante, o grande revés é que carecemos de urgencia, de um antídoto para tirar o clube da UTI em se encontra.

em Bate-Papo da Torcida > Quanto mais eu vejo sobre a SAFiel mais eu percebo que...

Em resposta ao tópico:

É uma proposta estruturada, uma iniciativa para resolver dois problemas centrais do Corinthians:

  1. A dívida absurda;
  2. A estrutura atual de gestão que nos levou a essa dívida enorme e para as páginas policiais.

Estou como Coordenador do GT Corinthians do Coletivo Democracia Corinthiana, e nos últimos meses analisamos a fundo os documentos do projeto (Memorando de entendimento, book e cláusulas de barreira) e praticamente todas as entrevistas, para entendermos os pontos positivos e os possíveis pontos de melhora.

A partir dessa análise, e de conversas com torcedores, influenciadores, lideranças de organizadas e especialistas, elaboramos um documento com sugestões de melhoria, inspirado em modelos de sucesso, como o do Bayern de Munique e do Green Bay Packers.

Chamamos este projeto de: 'Time do Povo: Um Corinthians Fiel à sua História”

Abaixo está de maneira muito resumida o nosso diagnóstico e nossas propostas de melhoria:

Seguem as nossas conclusões:

1) A estrutura de gestão atual infelizmente fracassou. Todo mundo sabe.

2) A proposta da SAFiel é estruturada, e indica um caminho para profissionalizar o Corinthians, e resolver sérios problemas do modelo atual.

3) No entanto, ela deixa algumas lacunas que podem perpetuar alguns problemas atuais, como a concentração de poder na mão de poucos. Passando de um grupo restrito de cartolas para um restrito grupo de investidores. Visto que na SAFiel, 1 investidor com participação societária máxima (1,8%) podem ter o poder de voto de 180 mil torcedores detentores de apenas uma ação, conforme simulações validadas que fizemos.

4) Diante disso, acreditamos que ela pode ser aprimorada. E é isso que o Coletivo Democracia Corinthiana propõe com o projeto “Time do Povo” . Unindo propostas modernas de profissionalização e respeitando a tradição e raízes populares do Corinthians. Se inspirando em práticas bem-sucedidas de outros clubes do mundo, como o Bayern de Munique e Green Bay Packers.

Deixamos claro que não somos contra a modernização do modelo de gestão do Corinthians. O mercado é bem-vindo, desde que sirva ao Corinthians, e não o contrário.

Conforme os idealizadores da SAFiel deixaram claro no documento deles, o que eles publicaram não é uma versão final, está aberto a sugestões de melhorias e novas propostas. E é isso o que estamos fazendo.

Já tivemos conversas com os próprios idealizadores, que levaram em consideração os nossos pontos, e consideraram nossos questionamentos muito válidos.

Além disso, já conversamos com lideranças de organizadas, e influenciadores, como o Cacá Catalão, que considerou nossas críticas como muito positivas.

Diante disso, elaboramos um documento com os principais pontos debatidos até agora. Nossa ideia é consultar a opinião do torcedor corinthiano para aprimorarmos cada vez mais uma alternativa para resolvermos a situação do nosso time, que está condenado a dar certo.

Aqui explicaremos de maneira muito básica e resumida os principais pilares do projeto. No entanto, a ideia deste post é um convite para que você o conheça e dê a sua visão sobre ele:

1) Propriedade

Problema atual: clube nas mãos de cerca de 300 conselheiros, com baixo nível técnico, e com interesses políticos, em parte considerável.

Limitação da SAFiel: grandes aportadores concentram parte expressiva do poder e das decisões. 0,04% dos investidores podem concentrar 40% do total de poder de voto da SAF. Conforme simulações validadas que fizemos.

Time do Povo: Corinthians sendo 100% dos torcedores, com modelo profissionalizado de governança. A holding sendo apenas um veículo de captação (modelo Bayern).

2) Capitalização

Problema atual: empréstimos caros, antecipação de receitas e venda de jogadores por valor abaixo do mercado.

Limitação SAFiel: Limita a quantidade de investidores do pote popular, mas permite que atuais empresários de jogadores, rivais, e até mesmo dirigentes envolvidos em péssimas gestões, virem acionistas.

Time do Povo: só torcedores podem ser donos de ações. Pote popular sem limitação de CPFs ou investimento. Pote profissional máximo de 30% do total. Qualifica os investidores.

3) Poder de voto

Problema atual: apenas conselheiros/sócios votam, torcedor comum não vota. Colégio eleitoral muito reduzido.

Limitação SAFiel: 1 investidor com 1,8% do total de ações, vota mais que 180 mil torcedores com apenas um voto.

Time do Povo: um corinthiano, um voto. Resolve a concentração de poder na mão dos grandes investidores e dá poder verdadeiro ao torcedor.

O que promete:

O que entrega:

4) Governança

Problema atual: conselho aparelhado e pouco técnico, indicações políticas (em parte considerável)

SAFiel: só participa do comitê de governança quem tem mais de R$ 2 milhões investidos.

Time do Povo: comitê com participação proporcional à quantidade de investidores de cada pote, respeitando critérios técnicos e éticos.

5) Destino do lucro

Problema atual: com a má gestão, juros e casos reportados de desvios, o lucro não existe.

Limitação SAFiel: é pouco detalhado como o lucro seria reinvestido (futebol, estrutura, dívida, etc.). Além disso, reinvestimento integral garantido só nos primeiros 5 anos, depois o lucro pode ser distribuído aos acionistas.

Time do Povo: todo lucro retorna para ser reinvestido no Corinthians (modelo Packers). O objetivo é o fortalecimento do Corinthians. O fiel investidor tem o seu retorno por meio da valorização da ação e da glória esportiva.

6) Arrecadação

Problema atual: não se aplica, pois não há meta de captação no modelo atual.

Limitação SAFiel: meta de até R$ 2,5 bi. Modelo disposto a criar uma estrutura mais atrativa ao mercado, mas que diminui a participação da torcida no controle, para ter maior arrecadação.

Time do Povo: R$ 1 bi permite a renegociação e reestruturação da dívida, especialmente a de curto prazo que estrangula o fluxo de caixa. Tendo um modelo mais equilibrado e alinhado com a identidade do Corinthians, maximiza o retorno no longo prazo, por tornar o torcedor ainda mais fidelizado, aumentando a receita, e mantendo a identidade popular que é o maior ativo. Com um modelo de gestão profissional e transparente, o clube terá condições de honrar com as dívidas de longo prazo.

7) identidade

Problema atual: já está sendo corroída (ingressos caros, setorização), imagem prejudicada por escândalos, torcedor não se sente representado pelos dirigentes que comandam o clube.

Limitação SAFiel: não blinda, foco em lucro pode elitizar ainda mais, podendo aumentar preço de ingressos e produtos, distanciando o Corinthians da sua história popular.

Time do Povo: identidade protegida no estatuto. A identidade popular é o maior ativo do clube. É a torcida que tem um time, e não o contrário. Times com forte identidade e senso de comunidade como Bayern e Packers valem 2-3× mais por isso.

Resumo: o Time do Povo acaba com a estrutura atual dos velhos políticos, profissionaliza o Corinthians e, ao mesmo tempo, torna o torcedor de fato o verdadeiro dono do clube.

Reforçamos que a ideia deste tópico é te apresentar o projeto e te convidar a dar sua visão sobre ele.

E caso tenha interesse em participar do projeto, entre em contato conosco através do email: [email protected]

E se tiverem qualquer dúvida, crítica ou sugestão, fiquem à vontade para mandar aqui nos comentários do fórum. Faremos o possível para responder cada um dos comentários.

Agradecemos imensamente a sua atenção que leu todo o texto até aqui.

Time do Povo: Um Corinthians Fiel à sua História (documento completo):

https://linktr.ee/projeto_timedopovo#525806268 projeto_timedopovo | Instagram | Linktree Projeto Time do Povo: Um Corinthians Fiel à Sua História ? Gestão Profissional e Democrática - Inspirado em Bayern e Packers linktr.ee

Formulário para sugestões, críticas e participação:

https://cutt.ly/QuestionarioTimeDoPovo_0412 Projeto Time do Povo: Um Corinthians Fiel à Sua História cutt.ly

O objetivo de todos nós aqui é o mesmo, o bem maior do Sport Club Corinthians Paulista!

Responder ao post do Marcelo

Réplicas desse post

Foto do perfil de Nerba

Nerba 3.599 posts

@simon em 05/12/2025 às 23:45

Tal como o Joseph, também não traz nada de interessante.

Foto do perfil de Maick Wille

Maick 9 posts

@maick-wille em 05/12/2025 às 14:34

Cara, essa coluna do Rodrigo capelo, não trás nenhuma informação relevante.

Primeiro ele começa dizendo que a Safiel não consultou os sócios, primeiro em todas as pesquisas mais de 90% dos torcedores foram a favor da Safiel, segunda ele fala sobre a questão da venda, e que venda? Nenhuma empresa analisou o valor do Corinthians ou precificou, o objetivo é apenas aprimorar o modelo de governança, o dinheiro arrecadado é apenas pra pagar as dividas.

Toda a receita que o Corinthians obtiver não vai para o bolso de nenhum dono, por que não tem um dono específico, o dono vai ser o Corintiano que comprar as ações. Mano esse Rodrigo não trouxe NADA de relevante

Foto do perfil de Joseph

Joseph 38.141 posts

@joseph-dias-schwalk em 05/12/2025 às 10:47

Elaborado kkkk pra iludir a New fiel mesmo

https://www.estadao.com.br/esportes/rodrigo-capelo/por-que-nao-endosso-a-safiel-do-corinthians/ Por que não endosso a SAFiel do Corinthians - Estadão Projeto é sucesso de propaganda, mas chance de execução é mínima estadao.com.br estadao.com.br

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Igor Alves

    Falta pouco

    Criado há 2 horas por Igor Alves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    Dr Cássio Conserino vai por gente na cadeia. Já estão se borrando por lá

    Última resposta há 17 segundos por Testomaster da Fiel

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Engraçado, o olise falou a mesma coisa que o rayan e todo mundo tacou pedra nele

    Última resposta há 20 segundos por Gustavo Adriano

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas Horns

    Torcida do Corinthians citada pela diretora da fifa

    Criado há 1 hora por Lucas Horns

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Zé Fiel da Quebrada

    Qual seleção da Copa do Mundo vocês gostariam de ver enfrentando o Corinthians?

    Última resposta há 36 segundos por Cássio Ramos

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    O camisa 9 quê o Corinthians necessita!

    Última resposta há 1 minuto por Jack Luiz

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Nogueira

    Gigante guerreiro promotor Cássio trabalhando

    Última resposta há 2 minutos por Igor Gonçalves

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 2 minutos por José Carlos Marques

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de dennys eduardo rodrigues

    Uruguai virou fim de feira

    Última resposta há 2 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    A Argentina pode pegar o Brasil na semifinal

    Última resposta há 4 minutos por Silva Aparecido

    2respostas

    acessar o tópico