x

Post de Robson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Agora tem que ver o seguinte. Vou dar um exemplo bem simples : digamos que você descubra uma mina de diamantes no quintal de sua casa no interior da Bahia, mas você não sabe fazer prospecção e muito menos a captação desses diamantes. Também não sabe para quem vender e como vender por um valor lucrativo.

Aí aparece uma empresa e lhe oferece uma casa no litoral, 3 carros na garagem, e 500 mil na conta. Seria um negócio das arábias, para quem morava até pouco tempo numa casa mal construída. Mas aí, essa mineradora lucra 100 vezes mais o que ela lhe pagou.

Apliquemos este exemplo no Corinthians. Temos uma mina de diamantes mas não sabemos prospectar e captar recursos. Alguém nos pagará para fazer o que nós deveríamos estar fazendo, e com isso, recuperarão o aporte feito ao Corinthians e a Mais-valia, ou seja, a diferença de quanto nós recebemos de receita e o quanto nós produzimos e que ficará para a 'gestora' dos recursos.

A questão é essa. Em um contrato de 10 anos, provavelmente esse valor de 1bi já estará defasado, e restará a nós, observar os caras ganharem dinheiro explorando a marca Corinthians, tudo porque eles farão o que nós deveríamos fazer.

em Bate-Papo da Torcida > A verdade oculta da GSP Holding

Em resposta ao tópico:

Muitos tópicos comentando sobre este possível parceiro, mas talvez não tenham se atentado ao principal.

Se denomina Holding por gerir várias outras empresas do grupo, da qual a GSP Bank of Assets é uma delas. Este não é um banco de operação comum, é uma empresa que troca créditos à prazo por dinheiro imediato para outras empresas. Não tem clientes com CPF, somente CNPJ. Então, o interesse dela não é captar clientes corinthianos ou fazer marketing, isto é, ela não fará investimentos no clube.

Ontem, o André não quis explicar (não quis porque ele sabe o que seria esse tipo de aporte), mas a empresa funciona com factoring, que é o fomento mercantil a empresas, que oferece dinheiro imediato para fluxo de caixa em troca de créditos no prazo. É como um adiantamento, ' um empréstimo consignado' sem juros, mas com desconto à vista.

Isso ficou claro quando André Castro falou que em seus contatos tentou buscar empréstimos a juros baixo, mas essa empresa surgiu como financiadora deste projeto bilionário.

Um provável exemplo é que, no novo contrato da Nike, ela pode antecipar uma grande parcela em troca dos créditos futuros: o Corinthians tem direito a R$ 53mi por ano, em um contrato de 10 anos. Ela pode oferecer ao clube um repasse imediato de R$ 400mi, em troca da total garantia deste contrato com a Nike (R$ 53mi), além de possíveis outras exigências.

E com certeza, a cifra inflacionada de US$ 1 bi se deve à toda estrutura Corinthians que ela pode 'atravessar' para captar recursos com mais patrocinadores, como arena, ingressos, uniforme, CT, Parque São Jorge, etc.

O Corinthians pode até receber essa ajuda, mas não imagino que chegue a essas cifras colocadas na carta de intenção, pois seria um contrato de restrição de receitas futuras para além de um mandato presidencial, e isso é algo que os Conselhos podem argumentar contra.

Preocupa o fato de que a figura que trouxe isso a tona, André Castro, não querer explicar isso em uma coletiva que tinha o puro objetivo de apresentar a carta de intenção. Tudo já está muito obscuro no clube, e ele não quis esclarecer muita coisa ontem quando poderia.

Responder ao post do Robson

Réplicas desse post

Foto do perfil de Thi Dantas

Thi 3.515 posts

@thi-dantas em 24/08/2025 às 01:00

A ideia pode ser essa cara, mas estar defasado é o menor do problema, até pq as dívidas correntes também têm juros. Depende dos pormenores.

O problema mesmo é o modelo. Na analogia dos diamantes, você tem dois modelos de negócio: um é a empresa chegar com uma puta grana e 'antecipar' seu faturamento pela extração, outro é a empresa chegar com o know-how e te tornar parceiro.

O problema é que a GSP não tem nenhum dos dois haha não vão oferecer essa bolada toda de primeira nem tem essa credibilidade toda no mercado, para dar segurança de que vão saber explorar a marca.

Foto do perfil de Nerba

Nerba 3.605 posts

@simon em 23/08/2025 às 19:02

Eu diria que é muito menos sofisticado que isso, mas o exemplo é bom.

O problema é apresentação de tudo isso de forma tão grotesca, tão simplória e primária.

As 2 notas oficiais dessa factoring poderiam tranquilamente ser substituídas pelo famoso: ' é verdade esse bilete'.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 1 segundo por Fabio Jun Sakamoto

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gilberto Junior

    Safiel

    Última resposta há 8 segundos por Gilberto Junior

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Soares

    Qual foi o maior absurdo que vocês já viram aqui no fórum?

    Última resposta há 57 segundos por Manoel Corinthians

    63respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 2 minutos por Fabio Jun Sakamoto

    84respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Kkkk Que goleiro

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de VIÚVA VP

    Nota repúdio Fatal Fans

    Última resposta há 3 minutos por Testomaster da Fiel

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Quer falar sobre nível da Copa 2026? Olha isso..

    Última resposta há 7 minutos por Eduardo Sarri

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 8 minutos por Leonardo Elisei de Faria

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de thiago g

    Não sou s favor de nenhum patrocínio que denigre a imagem do clube mass...

    Última resposta há 9 minutos por Zebedeus .

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    👽

    Última resposta há 9 minutos por Manoel Corinthians

    1resposta

    acessar o tópico