x

Post de Daniel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Uma reflexão de torcedor sobre como podemos sair desta situação.

É frustrante acompanhar o Corinthians nos últimos anos. A gente percebe que o clube vive com dificuldades financeiras, faz contratações que raramente dão o retorno esperado e, pior, parece não ter um padrão de jogo definido há muito tempo.

Pensando nisso, organizei algumas ideias de forma simples. Um plano que, na minha visão, poderia mudar esse cenário.

1. Ter um estilo de jogo do Corinthians O primeiro passo é básico: decidir como o time vai jogar. Qual será a nossa identidade em campo? Mais posse de bola? Um time de transição rápida? É preciso definir uma filosofia e segui-la, para que a torcida e os jogadores saibam o que esperar.

2. Unificar a formação na base Com um estilo definido, todos os times da base — do mais novo ao sub-20 — deveriam jogar da mesma forma. Assim, quando um garoto fosse promovido, ele já estaria completamente adaptado ao modelo de jogo do profissional, encurtando o caminho para render em campo. Para isso, seria fundamental investir na formação complementar dos nossos treinadores, buscando referências em escolas de sucesso, como a argentina, e promover uma integração constante entre a base e o profissional.

3. Preparar os garotos para o time de cima É preciso um investimento sério na preparação física dos jovens do sub-17 e sub-20. Eles precisam chegar ao elenco principal já com um físico que aguente o ritmo profissional, prontos para competir por uma vaga sem precisar de um longo período de adaptação.

4. Montar o elenco com mais estratégia A lógica seria priorizar os nossos talentos. Seguramos os melhores garotos formados em casa e negociamos aqueles jogadores medianos para gerar receita. Esse dinheiro seria usado de forma cirúrgica, para trazer apenas 2 ou 3 jogadores de qualidade comprovada por ano, que realmente elevem o nível do time.

Por que eu acredito nisso?

Grandes clubes, como o Barcelona, se fortaleceram assim. Com o tempo, o Corinthians pararia de gastar fortunas com jogadores que não resolvem e passaria a ter um time com uma identidade clara, formado em casa e com um custo menor. Os próprios jovens se tornam um grande ativo, tanto esportiva quanto financeiramente. Se o Augusto Melo tivesse iniciado um projeto assim no ano passado, quando assumiu, talvez no ano que vem já estivéssemos colhendo os primeiros frutos.

Para fechar, a mesma lógica vale para o comando técnico. Pagar mais de um milhão por mês para treinadores como Dorival ou Ramón Díaz é algo que também drena os recursos do clube. Em vez disso, o Corinthians deveria procurar treinadores promissores em início de carreira, oferecendo um projeto de longo prazo. Assim, o clube economizaria no salário e teria um profissional engajado na construção dessa nova identidade por mais tempo.

Essa é a minha visão. O que vocês acham? É um caminho viável? A discussão de ideias como essa é o primeiro passo para construirmos um futuro melhor para o nosso clube. Deixe sua opinião. Se gostou, compartilhe para essa ideia ser mais debatida por pessoas mais influentes.

em Bate-Papo da Torcida > Um Plano para o Corinthians: Um Caminho Simples e Possível

Responder ao post do Daniel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 11 segundos por FERNANDO CID PENA DE MORAEs

    43respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de QD+ Corinthians

    Alguém explica por favor? Minha ignorância não me deixa entender a entrevista do Paz

    Última resposta há 32 segundos por Wildem Oliveira

    38respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando

    'A BATALHA DE ITAQUERA: a expulsão dos 300 conselheiros virou o 'grito de guerra'

    Última resposta há 57 segundos por Gabriel Almeida Bastos

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Álex

    Assistindo o Sub-17 do Corinthians. Mano, o Moscardo já pode subir!

    Última resposta há 59 segundos por Carlos Alexandre Hirata

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians em gols marcados (03/03)

    Última resposta há 1 minuto por ROSANA RSN

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kimbo Badd

    Para você, qual foi o lance de Copa do Mundo mais marcante, antológico?

    Última resposta há 3 minutos por Jefferson Baptista

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Boa noite a todos 🙏🙌

    Última resposta há 5 minutos por Canoa furada

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 5 minutos por Felippe Rangel Rodrigues

    48respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Roblox Neto

    Parabéns ao gordao TV 👍

    Última resposta há 6 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 6 minutos por Marco Antônio

    6respostas

    acessar o tópico