x

Post de Hércules no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Se o Corinthians for vendido eu paro de acompanhar o futebol

Eu sou corinthiano desde quando nasci mas não vou torcer por um time de empresário que só avisará lucro

em Bate-Papo da Torcida > 'Virar SAF ou manter o estatuto? Nenhuma das duas salva o...

Em resposta ao tópico:

Modernizar o Corinthians sem vender a sua essência.
O Corinthians nasceu do povo. Foi fundado por operários. É mais que um clube — é uma religião, uma identidade, um movimento social.

A verdade é: nem manter o que está garante o futuro, nem virar SAF garante o sucesso.

Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Red Bull Bragantino viraram SAF — e ainda vivem dificuldades, pressões e frustrações.

Enquanto isso, clubes como Flamengo e Palmeiras, que modernizaram sua gestão sem abrir mão da alma, estão no topo.
E o Corinthians? Tem previsão de R$ 1,2 bilhão de receita em 2025. É o terceiro maior clube do país em faturamento. Tem potencial para muito mais.

O que precisa mudar — com a Fiel no controle
Queremos um Corinthians moderno, forte, mas sem perder a essência popular. Para isso, defendemos reformas estruturais:

1. Atualização do Estatuto
O atual estatuto é ultrapassado (2009).

Deve ser reformado com base em governança moderna, compliance e controle de contratos.

2. Voto do Torcedor Associado
Como no Barcelona e Real Madrid, o torcedor deve votar para presidente.

Chega de decisões nas mãos de poucos conselheiros.

3. Fim dos Conselheiros Vitalícios
Devem ser substituídos por mandatos com avaliação ética e técnica.

O clube precisa de renovação e transparência.

4. Impeachment só após auditoria independente
Nenhum impeachment deve ser votado antes de duas consultorias de compliance e jurídica analisarem os fatos e entregarem um relatório técnico.

5. Todos os contratos devem passar pelo Jurídico e Compliance
Nenhum presidente pode assinar sozinho.

Isso protege o clube de contratos lesivos.
Baseado em boas práticas internacionais:
Real Madrid: gestão técnica, contratos revisados por comitês e sócios votando.

Barcelona: transparência total nas finanças.

Athletico-PR: planejamento de longo prazo com metas e indicadores.

Orlando City: integração da base com metas técnicas e financeiras.

SAF? Só com debate real e sem pressa!
Virar SAF pode ser o caminho para alguns clubes, mas não é atalho para título nem solução mágica.

No Corinthians, tudo é diferente. Aqui é pressão, cobrança, mídia, torcedores e antis. Se errar na escolha do investidor, podemos virar uma empresa falida — e aí, não volta mais.

Responder ao post do Hércules

Réplicas desse post

Foto do perfil de Jose Carlos Pedrosa

Jose 94 posts

@jose.carlos.pedrosa1 em 01/06/2025 às 12:41

Não é isso esqueça todas as SAF que existe hoje o clube não será vendido, a SAFIEL tem um projeto de que a torcida é que vai comandar o clube e não esse conselho de picaretas que não pensam no clube, procure saber sobre esse projeto

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Renato Arbusto

    Jogo barato pra Portugal nesse 1o tempo

    Última resposta há 3 segundos por kontratudo

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    Argentina e Colômbia a frente do Brasil

    Última resposta há 39 segundos por Maltkvski Pietrovski

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 2 minutos por Sidnei Falaschi

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João V.

    Essa Espanha e a Inglaterra..

    Última resposta há 2 minutos por Marco Antônio

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Portugal x Colômbia

    Última resposta há 3 minutos por Marco Antônio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cr7 Corinthiano

    Única seleção que venceu e convenceu na copa até o momento

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    53respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Decisão difícil entre Portugal e Colômbia

    Última resposta há 3 minutos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Arthur Kurai

    Brasil vence o Japão, digo isso sem medo

    Última resposta há 3 minutos por Kimbo Badd

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Diniz

    CBF kkkkkkkkk

    Última resposta há 4 minutos por Jefferson nunes

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Márcio

    Seria esse o fundo do poço?

    Última resposta há 4 minutos por Julian Fernando

    2respostas

    acessar o tópico