x

Post de Lucas no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Pq não levou a bandeira do Corinthians?

em Bate-Papo da Torcida > Torcedor corintiano leva pela primeira vez bandeira LGBT+ à Neo...

Em resposta ao tópico:

Torcedor corintiano leva pela primeira vez bandeira lgbt+ à Neo Química Arena

No dia 26 de junho de 2024, um gesto simples, mas histórico, rompeu décadas de silêncio e exclusão dentro de um dos templos do futebol brasileiro. Pela primeira vez, uma bandeira lgbt+ foi levantada na arquibancada da Neo Química Arena, em Itaquera, durante uma partida do Corinthians. O autor do ato é o ativista Gustavo Don, que fez da ocasião não apenas um marco político, mas também um tributo emocional à memória de seu pai.

A ação foi realizada em razão do Dia Internacional do Orgulho lgbt+, celebrado em 28 de junho, e teve como objetivo demonstrar que o futebol também pode — e deve — ser um espaço de acolhimento e diversidade. “A arquibancada é lugar de amor, de memória, de luta. E hoje, eu carrego tudo isso comigo”, afirmou Gustavo.

Ativista lgbt+ há 20 anos, Gustavo é morador de Mogi das Cruzes (SP), fundador do Fórum Mogiano lgbt+ e da Parada do Orgulho lgbt+ da cidade, além de ter sido Conselheiro Estadual lgbt de São Paulo. Mas antes de tudo isso, ele é corintiano desde criança — uma paixão que nasceu pela influência de seu pai.

Durante anos, no entanto, o preconceito impediu que essa paixão fosse vivida plenamente. “Meu pai sempre me chamava para assistir aos jogos com ele, mas eu fugia. O ambiente não era seguro para mim. A homofobia me fez perder muitos momentos com ele, que faleceu em 2014. Nunca chegamos a ir juntos à Arena”, relembra.

A presença de Gustavo com a bandeira lgbt+ foi registrada por torcedores e coincidiu com a publicação de uma reportagem da TNT Sports sobre torcidas lgbt+ no futebol brasileiro naquele mesmo mês. Ainda que seu depoimento pessoal não tenha sido incluído na matéria, o simbolismo do seu ato ultrapassou qualquer fala: era a diversidade ocupando, com orgulho, um espaço que historicamente a excluiu.

&Ldquo;Me reafirmar como corintiano hoje é também uma forma de me reconciliar com essa parte da minha história, e de honrar meu pai. Cada vez que estou na arquibancada, penso nele. Essa bandeira é por mim, por ele, e por todas as pessoas lgbt+ que amam o futebol, mas ainda têm medo de estar ali.”

Mais do que um ato de coragem individual, a presença de Gustavo com a bandeira lgbt+ na Neo Química Arena é um símbolo de resistência e de mudança. Um lembrete de que o futebol, como paixão nacional, só é verdadeiramente grande quando é de todos.

Responder ao post do Lucas

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Renan barbosa

    Maringá x Corinthians

    Última resposta há 4 minutos por Mosqueteiro

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    Petição pra sacrificarem o Roblox neto

    Última resposta há 8 minutos por ROSANA RSN

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 9 minutos por José Carlos Silva

    53respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    A polícia mandou arquivar e o Stabile disse que não tinha causado danos ao Corinthians

    Última resposta há 10 minutos por GUSTAVO

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Matemática é fácil?

    Última resposta há 10 minutos por Rafael Márcio

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jordan Marques

    CR7 e Messi

    Última resposta há 11 minutos por ROSANA RSN

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Dia 326 suplicando por misericórdia para o Corinthians

    Última resposta há 11 minutos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Octávio Oliveira

    Seleção Brasileira - Escalação - OFF

    Última resposta há 11 minutos por ROSANA RSN

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    Anthony gordon e uma farsa

    Última resposta há 11 minutos por José Osvaldo Rodrigues

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Marcelo paz falou uma bobagem gigantesca que mostra porque a gente não vai sair do buraco financeiro

    Última resposta há 11 minutos por Mosqueteiro

    2respostas

    acessar o tópico