x

Post de Gustavo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Torcedor corintiano leva pela primeira vez bandeira lgbt+ à Neo Química Arena

No dia 26 de junho de 2024, um gesto simples, mas histórico, rompeu décadas de silêncio e exclusão dentro de um dos templos do futebol brasileiro. Pela primeira vez, uma bandeira lgbt+ foi levantada na arquibancada da Neo Química Arena, em Itaquera, durante uma partida do Corinthians. O autor do ato é o ativista Gustavo Don, que fez da ocasião não apenas um marco político, mas também um tributo emocional à memória de seu pai.

A ação foi realizada em razão do Dia Internacional do Orgulho lgbt+, celebrado em 28 de junho, e teve como objetivo demonstrar que o futebol também pode — e deve — ser um espaço de acolhimento e diversidade. “A arquibancada é lugar de amor, de memória, de luta. E hoje, eu carrego tudo isso comigo”, afirmou Gustavo.

Ativista lgbt+ há 20 anos, Gustavo é morador de Mogi das Cruzes (SP), fundador do Fórum Mogiano lgbt+ e da Parada do Orgulho lgbt+ da cidade, além de ter sido Conselheiro Estadual lgbt de São Paulo. Mas antes de tudo isso, ele é corintiano desde criança — uma paixão que nasceu pela influência de seu pai.

Durante anos, no entanto, o preconceito impediu que essa paixão fosse vivida plenamente. “Meu pai sempre me chamava para assistir aos jogos com ele, mas eu fugia. O ambiente não era seguro para mim. A homofobia me fez perder muitos momentos com ele, que faleceu em 2014. Nunca chegamos a ir juntos à Arena”, relembra.

A presença de Gustavo com a bandeira lgbt+ foi registrada por torcedores e coincidiu com a publicação de uma reportagem da TNT Sports sobre torcidas lgbt+ no futebol brasileiro naquele mesmo mês. Ainda que seu depoimento pessoal não tenha sido incluído na matéria, o simbolismo do seu ato ultrapassou qualquer fala: era a diversidade ocupando, com orgulho, um espaço que historicamente a excluiu.

&Ldquo;Me reafirmar como corintiano hoje é também uma forma de me reconciliar com essa parte da minha história, e de honrar meu pai. Cada vez que estou na arquibancada, penso nele. Essa bandeira é por mim, por ele, e por todas as pessoas lgbt+ que amam o futebol, mas ainda têm medo de estar ali.”

Mais do que um ato de coragem individual, a presença de Gustavo com a bandeira lgbt+ na Neo Química Arena é um símbolo de resistência e de mudança. Um lembrete de que o futebol, como paixão nacional, só é verdadeiramente grande quando é de todos.

em Bate-Papo da Torcida > Torcedor corintiano leva pela primeira vez bandeira LGBT+ à Neo...

Responder ao post do Gustavo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    Brasil absolutamente garfado

    Última resposta há 1 segundo por Rafael Márcio

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Aos Argentinos do fórum

    Última resposta há 16 segundos por Azazel Zel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Vini

    Última resposta há 32 segundos por Luiz Fernando Camargo

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 47 segundos por Kauê Zambelli

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João Carlos Correia

    Em clima de Copa do Mundo, vamos rir um pouco

    Última resposta há 47 segundos por Rafael Márcio

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 1 minuto por Malles_Tagno

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 3 minutos por Patric Breda

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Victor P.

    Setor defensivo da seleção ainda é preocupante

    Última resposta há 3 minutos por Pedro Márcio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    Bora Japão

    Última resposta há 3 minutos por Malles_Tagno

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Samurai, Vikings e Piratas...

    Última resposta há 6 minutos por Marcos Business

    2respostas

    acessar o tópico